segunda-feira, 2 de abril de 2012

O Calçado Correto Para Seu Exercicio

Você precisa de calçados corretos para cada tipo de exercício que for realizar.

Ok, você resolveu praticar exercícios, aumentar a frequência dos exercícios que pratica ou já vai à academia e dá suas corridinhas e caminhadas por aí. Legal.

Antes de mais nada, você precisa de um médico para avaliar seu estado de saúde, condicionamento físico e seus limites cardiovasculares, Também precisa de roupas adequadas, que te deixem confortável, com liberdade de movimentos, que te permitam transpirar e de calçados corretos.

Calçados Corretos?
Como em qualquer esporte, você precisa de equipamentos específicos: para o tênis, raquete, bolinha, tênis. Natação, maiô/sunga, touca, óculos. Futebol, chuteira, caneleira, bola. E por aí vai. Por isso você precisa de tênis adequados para cada modalidade esportiva que for realizar.

Por que?
Ser confortável é apenas um dos atributos que você deve buscar quando for comprar um par de tênis. Existem alguns outros que você deve levar em conta pra não se machucar e prejudicar seu treino e objetivos. Mais para baixo eu vou enumerar alguns.

Como assim?
Cada pessoa tem a sua forma de pisar. O tipo de tênis que é bom pra mim, não necessariamente é perfeito para você. Você é diferente de mim, mesmo que nossos pesos sejam os mesmos, seu corpo, sua altura, condicionamento físico, sua estrutura óssea e predisposição para lesões são diferentes.
Além disso, existe um tipo de tênis específico para cada esporte. Os tênis pra fazer aulas na academia como step e jump não são os mesmos para a corrida e caminhada. O sistema de amortecimento é diferente, bem como o apoio para seus pés. A prioridade da tecnologia do calçado é diferente para cada esporte.

Hã?
Vou te mostrar as diferenças de tênis por tipo de atividade!

Tênis para Lazer
Veja estes pares de tênis abaixo. Percebe que o solado é um borrachão interiço? Ele não tem amortecimento, serve pra passear por aí. Se você for pra academia com tênis com solado estilo All Stars, você pode - e vai - se machucar.

Tênis para Academia
Veja estes aqui de baixo. Percebe que o amortecimento é no calcanhar (esquerda), ou com molinhas em toda a sola (direita)? Estes tênis servem pra você pular na academia ou segurar peso. Eles não corrigem a sua pisada, apenas amortecem o seu peso, e o peso extra que você for segurar. O impacto é apenas no calcanhar, ou dividido igualmente por todo o solado. Quando você caminha ou corre, o impacto ocorre de forma diferente, e portanto deve ser amortecido de forma condizente.
Entre os 2 tênis, prefira o da direita se for treinar na academia por causa do amortecimento.


Tênis para Corrida e Caminhada
Tênis para estes fins são diferentes, e tem uma série de fatores que você deve levar em conta. Pra isso, vou escrever um post específico.
Mas veja estes tênis abaixo. Percebe que a sola é diferente dos outros aí de cima? Veja os detalhes no solado (esquerda). Pra começar, ele é mais grosso principalmente no calcanhar, onde você começa a pisada ao andar, e tem ranhuras específicas para cada tipo de amortecimento e correção da pisada.
Você precisa ter em mente que ao praticar corrida ou caminhada você precisa de um par de tênis que além de confortável, level e flexível, seja capaz de absorver melhor os impactos nas articulações e te trazer estabilidade.
Veja que os tênis da direita têm diferentes tipos de solas. Cada um serve pra um tipo de pisada, um tipo de pé e frequências diferentes de exercícios.


Independentemente de tudo, não necessariamente o tênis mais caro é o melhor, se bem que eu desconfio dos mais baraténhos e dos da 25 de Março, aqui em São Paulo. Você precisa saber qual o seu objetivo na hora de efetuar a compra e identificar o calçado ideal para seus pés.
No caso dos tênis de marca, os mais caros no mercado, a gente espera e imagina que a qualidade dos materiais utilizados, do tecido e da costura seja condizente com o preço. Um tênis "genérico" pode apresentar problemas na costura, que vai acabar te machucando com o atrito e o tecido pode causar bolhas e até cortes nos pés.

Antes de tudo, você precisa respeitar os seus limites, e controlar a intensidade dos exercícios de acordo com o seu condicionamento físico. Não vai sair por aí feito um(a) doido(a) que você vai se machucar, cansar demais e não vai atingir seus objetivos ficando "de molho" até se recuperar.

Dez características que os tênis devem possuir na prática de atividades físicas:

  1. Amarração: prefira os cadarços finos, que não vão machucar seus pés;
  2. Ponta: reforçada e levemente para cima, para evitar topadas;
  3. Cabedal ou corpo do tênis: deve ser flexível, leve e de tecido aerado (com furinhos), que permita a ventilação;
  4. Solado: depende do tipo de atividade física, mas em comum a todas, busque sempre os que oferecem mais aderência, para que você não escorregue;
  5. Amortecimento: olho no sistema de amortecimento, que não deve ser só no calcanhar. O sistema anti-impacto deve estar na sola inteira, porque ele auxilia na redução de impacto entre 30 e 38% sobre as articulações, evitando possíveis lesões articulares principalmente sobre tornozelos e joelhos.
  6. Estabilidade: a estabilidade do calçado está relacionada à neutralização do tipo de pisada de acordo com a atividade exercida e é responsável por manter o pé firme ao solo durante o deslocamento nas mais diversas situações nos mais diversos tipos de terreno.
  7. Durabilidade: o tempo que o material resiste com a ação do tempo, bem como a depreciação durante a execução da prática esportiva.
  8. Leveza: o peso do calçado, e de que forma esse peso pode influenciar no desempenho final.
  9. Flexibilidade: relacionado ao conforto interno, e é utilizada comumente em atividades que requerem determinada elasticidade para a realização de deslocamentos.
  10. Ajuste: mensura o conforto de acordo com a estabilidade necessária para a prática desportiva.

Que tipos de lesões eu posso ter?
  • Um tênis com sola com pouca flexibilidade ou com muito amortecimento no calcanhar poderá contribuir no desenvolvimento de inflamação no tendão de Aquiles.
  • Um tênis com sola muito flexível pode contribuir para a fascite plantar, que é uma inflamação do tecido na sola do pé.
  • Se os tênis não forem adequados à sua pisada, você também poderá ter dor nas costas  e/ou nos joelhos, entre outros tipos de lesões.

Dicas para encontrar o par de tênis perfeito:

  1. Deixe para ir às comprar à noite, quando seus pés estão cansados e inchados, e todo e qualquer desconforto será detectado mais rapidamente;
  2. Lembre-se de onde e como utilizará os tênis;
  3. Procure uma loja especializada em esportes, de preferência, corrida ou atletismo (os vendedores devem estar mais aptos a te ajudar na escolha);
  4. Busque calçados com um bom amortecimento;
  5. Compre um número maior que seu pé, afinal você vai calçar com meias, seus pés podem inchar, etc;
  6. Leve em conta a espessura das suas meias (e leve um par com você);
  7. Experimente antes de comprar, pule, dê voltas, trote pela loja (esqueça a vergonha e o mico!);
  8. Mantenha os tênis nos pés por cerca de 10 minutos para ter certeza de que continuam confortáveis,
  9. Se você quer correr ou caminhar, precisa saber seu tipo de pisada. Para te ajudar nisso, vou escrever outro post. Os tênis devem ser leves e com sistema de amortecimento reforçado. Veja se há reforço nos dedos, assim o tênis vai durar mais e seus dedos vão agradecer!

Para finalizar, assista estas matérias sobre como escolher o tênis ideal:


(link: http://youtu.be/iL9O1Ygrcnw)


(link: http://youtu.be/AWrZbnQxI48)
 
 
Sites-referência:
1 - http://www.educacional.com.br/educacao_fisica/alunos/alunos22.asp
2 - http://saude.hsw.uol.com.br/como-cuidar-dos-seus-pes7.htm
3 - http://vilamulher.terra.com.br/fique-atento-com-seu-tenis-de-corrida-11-1-68-312.html
4 - http://robinsonpersonal.blogspot.com.br/2010/10/importancia-na-escolha-de-um-tenis.html
5 - http://www.whala.com.br/como-comprar-um-tenis-de-corrida/

5 comentários:

  1. Boa iniciativa Alê!
    E parabéns pelo blog :)

    ResponderExcluir
  2. Obrigada, Fá! Tô te seguindo tb, tenho muito a aprender ainda, mestre!
    Beijos e saudades!

    ResponderExcluir
  3. Mestre..hehehe... só você mesmo...rsrs
    Saudade também Alê!
    Na próxima vez que eu for para SP quero tentar encontrar com o casal 20 aí :)
    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Alê adorei a matéria sobre tênis. Quando comecei a correr vi muita diferença quando comprei um tênis adequado. E não foi caro, mas ele é de uma boa marca.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Neiloca, eu tb sofri muito até conseguir comprar um bom par de tênis novo. Sabia meu tipo de pé, pisada, curvatura, se era pronado, supinado, etc, mas do que vale toda essa teoria se não consegue escolher o tênis correto? Minha sorte é que num outlet da Adidas eu encontrei uma santa q me explicou como ver se a sola do sapato é adequada pra toda essa teoria. E isso vai render outro post depois. Não agora, pq eu já falei muito sobre os pés! srsrsr... Beijos!

      Excluir