terça-feira, 3 de abril de 2012

Identifique o Seu Tipo de Pisada



Vamos falar dos seus pezinhos?
Não! Não quero saber das frieiras calosidades!
Hoje vamos conversar sobre o seu tipo de pisada, e o objetivo é te ajudar a comprar um tênis adequado à sua prática de exercícios. Lembra que eu prometi no post O Calçado Correto para Seu Exercício ?
Gostaria de salientar que essa informação é relevante para aqueles que querem ou já caminham ou correm, ok?

Categorias para os tênis de corrida


Os tênis de corrida são agrupados em 05 categorias, de acordo com critérios utilizados pela Runner's World e seguidos por praticamente todos os fabricantes:
  1. Estabilidade: têm a função de controlar os movimentos dos pés de quem super-pronação (abaixo explico o que é isso). Oferece amortecimento, suporte e durabilidade. Os tênis desta categoria têm solado semi-curvo.
  2. Controle de Movimentos: rígidos, têm a função de controlar a pronação excessiva. São mais pesados, com solado plano para oferecer mais estabilidade e suporte aos seus pés. Quem tem pé chato, como eu, se dá super bem com esse tipo de tênis.
  3. Amortecimento: a sola dos tênis desta categoria é mais macia, o calçado oferece maior amortecimento e menor suporte. O solado pode ser curvo ou semi-curvo, para estimular a movimentação dos pés. Quem tem o arco do pé alto e pouca pronação costuma gostar deste tipo de tênis.
  4. Performance: leves, são específicos para competições ou treinos puxados. O solado é curvo ou semi-curvo, não necessariamente oferecem estabilidade.
  5. Trilha: são estáveis, duráveis e possuem maior tração, por ser desenvolvido exclusivamente para utilização em trilhas, terrenos acidentados ou enlameados. Não corra com tênis desta categoria no asfalto ou na esteira da academia porque não vai fazer diferença nenhuma!
Baseado nestas categorias, nos seus objetivos e nas informações a seguir, você consegue escolher seu próximo pisante de corrida numa boa.

Entretanto, nada melhor do que uma consulta ao ortopedista para garantir a sua segurança e integridade física! A melhor forma de se avaliar o tipo de pisada é a avaliação biomecânica em laboratório com câmeras e marcadores específicos.

  
Existem outros fatores que você deve levar em conta:
  • a forma como você pisa e seu grau de pronação
  • o formato dos seus pés
  • seu peso
  • seu nível atlético (condicionamento físico)

 A forma como você pisa

Você pisa primeiramente com o calcanhar, ou com a parte frontal do pé, ou com o meio do pé. De acordo com o seu estilo de corrida (e de pisada) você terá uma pressão maior em determinada área do tênis, que portanto irá precisar de um amortecimento específico para compensar a pressão recebida.

Seu grau de pronação

Pronação é quando você pisa com a parte de fora do pé e depois rola o pé para dentro para absorver o impacto.
Você consegue saber como é sua pisada observando o desgaste na sola de seus tênis surrados.
Equilíbrio Dinâmico
Tipos de Pisadas

Pisada Neutra: começa no lado externo do calcanhar, segue com uma rotação moderada e termina no centro da planta do pé. A sola dos seus sapatos se desgasta de forma uniforme.
Pisada Pronada: começa no lado externo do calcanhar, segue com uma rotação acentuada e termina no dedão. A sola dos seus sapatos se desgasta mais na parte interna.
Pisada Supinada: começa no lado externo do calcanhar, mantém o contato com o solo nessa região e termina no dedinho do pé. A sola dos seus sapatos se desgasta mais na parte externa.

Quem tem pisada supinada precisa de um tênis mais macio, e quem tem pronação precisa de um modelo que dê suporte ao arco interno dos pés.
Vale lembrar que o tipo de pisada varia de pessoa para pessoa e há vários fatores que determinam um tipo ou outro, como a sua constituição óssea e muscular, o formato da planta dos seus pés e como seus pés sustentam o peso do corpo. Para um diagnóstico completo, é necessário analisar todos os fatores em conjunto e não apenas um fator separadamente. A postura também faz diferença e é também um fator a ser considerado.

O formato dos seus pés

A forma mais fácil de saber qual seu tipo de pé é fazer um teste bem simples: pegue uma folha de papel que não seja branca, molhe seu pé e pise na folha como se estivesse caminhando. Eu acho que folha branca não é legal porque fica difícil de visualizar a sua pegada, mas você usa da cor que for mais fácil.
Depois, compare com as imagens a seguir e voilá!


Pé Normal: tem um arco normal e deixa uma pegada que mostra o calcanhar e a parte frontal do pé ligadas por uma faixa larga. Um pé normal tem um grau suave de pronação para absorver o impacto da pisada.

Pé Plano, ou Pé Chato: o meu! Tem um arco bem leve e deixa quase toda a marca do pé na pegada. Tende a ter um grau excessivo de pronação que pode levar a vários tipos de lesões.

Pé Cavo: tem um arco acentuado e deixa uma pegada com uma conexão estreita entre o calcanhar e a parte frontal do pé. Geralmente não tem um grau de pronação suficiente para efetiva absorção de impacto.

Veja abaixo a relação do seu tipo de pé com o grau de pronação! 

Resumão:
(Clique nas imagens para visualizar em tamanho maior)


O seu peso

Tênis de corredores pesados tendem a durar menos. Por isso, se você estiver gordinho, procure os tênis mais duráveis e prefira os com sola de poliuretano (mais pesado e resistente) em vez de EVA.

 O seu nível atlético - o condicionamento físico

Se você está começando, e caminha ou corre devagar, o ideal é um tênis com a base de suporte maior. Se já tiver com um bom condicionamento, tênis com base menor é melhor, por ser leve e você pode focar em desempenho.

Considerações - e dicas - finais

  • Quem tem a pisada supinada deve evitar corridas em superfícies que produzam mais impacto, como asfalto, para minimizar os riscos de lesões.
  • Quem tem pisada pronada (e pé chato) deve buscar tênis específicos para a pisada, porque têm mais facilidade para torções. O tênis para esse tipo gente é mais rígido e produz mais estabilidade. O ideal é evitar correr em terrenos irregulares.
  • Quem tem pisada normal não tem muito problema na escolha dos tênis. Basta procurar um tênis confortável e com tecnologia de corrida.
  • Tênis com um bom amortecimento, pra quem está começando, ajuda bastante porque como as passadas tendem a ser em menos frequência o impacto é maior.
  • Preste atenção para o fato de que muito amortecimento compromete a capacidade do tênis de estabilizar o alinhamento e movimentos das articulações dos pés e pernas. Calcanhares muito macios podem ser a causa de inflamações no tendão de Aquiles.

Ah, procure um especialista sempre quando sentir dores ou desconforto.

Sites-referência:
1 - http://www.copacabanarunners.net/tenis.html
2 - http://vilamulher.terra.com.br/dicas-para-nao-pisar-errado-11-1-60-582.html
3 - http://tenisdecorrida.com.br/tipos-de-pisadas/
4 - http://www.calcadotenis.com.br/2010/08/25/teni-adequado-ao-seu-tipo-de-pisada/
5 - http://vilamulher.terra.com.br/fique-atento-com-seu-tenis-de-corrida-11-1-68-312.html
6 - http://www.mundogump.com.br/qual-tenis-comprar/
7 - http://alepersonal.com.br/pisada.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário