terça-feira, 24 de abril de 2012

Especial - Suplementos Alimentares - Erros Comuns


Quando o objetivo é ganho de massa muscular (hipertrofia), a gente escuta tudo que é "receita" na academia. Várias pessoas resolvem seguir o que seus companheiros de treino sugerem, afinal o corpo é o melhor cartão de visitas, e se funciona com eles, funciona pra mim!

Mas não é bem assim. Cada organismo funciona de uma forma diferente, tem necessidades distintas que devem ser respeitadas se quisermos chegar ao corpo - e peso - perfeito.

Com o fácil acesso aos suplementos por parte de qualquer pessoa, cada vez mais gente está utilizando este artifício para atingir o corpo ideal. O problema é que nem todos sabem exatamente como utilizar os suplementos alimentares, e acabam cometendo erros bárbaros por não ter respaldo de um médico ou nutricionista. As consequências são inúmeras, desde praticamente rasgar dinheiro, engordar, até problemas de saúde.

Euzinha sugiro à você, que está em busca do emagrecimento, que não utilize suplementos para hipertrofia muscular antes de alcançar o peso desejado, salvo se o seu médico indicar, por causa de uma conta simples: para ganhar músculos você deve ingerir mais calorias do que gasta e para emagrecer você deve ingerir menos calorias do que gasta. Entendeu a discrepância?


Erros no uso de suplementos alimentares


Depender de suplementos “pré treinos” para treinar - será que o Schwarzenegger e o Stallone faltavam aos seus treinos porque não tinham um suplemento como esse para tomar?

Queimadores de gordura - antes de comprar um, pesquise bastante porque vários deles possuem substâncias que podem desregular a sua glândula tireoide pra sempre. Eu falei um pouquinho sobre alguns deles no post sobre Suplementos Pré-Treino. Nada melhor do que a tríade 'exercícios regulares + alimentação balanceada + descanso' para emagrecer. Não deposite sua 'fé' para emagrecer nesse tipo de suplemento!

Tomar creatina antes do treino para melhorar a performance - eu disse no post sobre Suplementos Alimentares Pré-Treino que creatina é bom pra aumentar a massa muscular quando ingerido no pós-treino. Para ter mais gás a creatina não ajuda logo de cara. Você precisa de alguns dias de suplementação com creatina para ter esse efeito.

Ingerir dextrose antes do treino para melhorar a performance - eu te contei, no post sobre Suplementos Alimentares Pré-Treino, que não se deve tomar malto e dextrose antes do treino, porque durante esforços intensos ocorre um fenômeno chamado de tampão no fígado que impede a metabolização dos nutrientes e a queda na performance pode ser uma das consequências. É melhor ingerir dextrose após o treino para reposição de energia.

Usar repositores energéticos durante atividade aeróbica quando o objetivo é emagrecer - esse é um erro mais comum do que você pensa! Gatorades da vida servem para poupar gligogênio (energia = açúcar) durante a atividade física intensa durante mais de 01 hora, e para aumentar a performance. Portanto se você poupa o açúcar em atividades que duram menos de 01 hora, adivinha o que pode acontecer? Babau seu tempo na esteira. Serviu pra nada.

Tomar Whey Protein com leite após o treino - o leite, por não ter sido cientificamente modificado para ser rapidamente absorvido pelo organismo, vai retardar a absorção do Whey Protein. Você deve tomar esse suplemento com água, pro Whey ser eficaz.

Misturar o shake pós-treino com frutas - o mesmo problema que tomar Whey com leite! As frutas, apesar de fonte de carbo, açúcares e fibras, têm digestão mais lenta e vão atrasar a absorção da proteína do shake.

Comer alimentos ricos em fibras após o treino - também atrasam a absorção de proteína, além de diminuir o índice glicêmico (IG) do shake.

Misturar proteínas - Whey Protein já é uma fonte suficiente de proteína, além de fonte de carboidrato de alto índice glicêmico. Quando você mistura proteínas o organismo nivela por baixo. Isso quer dizer que a absorção vai ser na velocidade da proteína de absorção mais lenta, e o Whey vai se tornar ineficaz. Com isso, você vai conseguir diminuir a velocidade da recuperação muscular.

Demorar para fazer o shake pós-treino - leve seu shake pronto pro treino, faltando somente adicionar água pra ter certeza que o catabolismo muscular será evitado ou diminuido. O Pós-treino deve ser feito imediatamente após o término do treino!

Quantidades inapropriadas - os suplementos podem colaborar com a saúde, bem estar, desempenho e resultado desejado de um treino bem feito, desde que ingeridos nas dosagens adequadas para as necessidades orgâncias de cada pessoa. Isso é importante para que o corpo utilize os nutrientes necessários e para que possa oprimir o catabolismo muscular. Conforme dito no post sobre Suplementos Alimentares Pós-Treino, caso seja ingerida quantidade inferior de suplementos, não será suficiente para o organismo. Caso seja ingerida uma quantidade superior de suplementos, pode-se ocasionar aumento de pressão arterial, frequência cardíaca, sobrecarga em alguns órgãos como rins e fígado, e o organismo, teoricamente, pode eliminar o excesso ingerido.

Adicionar muita água ao shake - o excesso de água retarda a absorção da proteína após o treino, prejudicando a recuperação muscular. Veja qual a quantidade ideal de água para o suplemento que vai tomar. Nem uma gota a mais, nem uma gota a menos.

Tomar Whey Protein e mais nada depois do treino - você precisa ajudar o organismo na quebra da proteína, e isso acontece com a ingestão de carboidratos + proteína. Lembre-se que eu contei no post sobre Suplementos Alimentares Pós-Treino que que o organismo utiliza proteina para criar massa magra, e precisa de carboidrato para quebrar a proteína para que ela seja utilizada nos locais necessários. Consumir apenas proteína após o treino é um grande desperdício.
  
Tomar Whey Protein antes de dormir - não vai adiantar, porque é uma proteína de absorção muito rápida, e você dorme por cerca de 08 horas por noite, certo? O ideal seria uma fonte proteica de absorção mais lenta, como carne vermelha, peito de frango e claras de ovos.

Acordar no meio da noite para tomar um “shake protéico” - lembre-se da tríade 'exercícios regulares + alimentação balanceada + descanso' para ter uma vida saudável? Então, interromper seu momento de descanso para se suplementar eu não acho razoável. Por outro lado, se bater aquela fome durante a insônia, melhor mesmo o shake de proteinas ao invés de atacar a geladeira e comer alimentos que você sabe que não deve.

Tomar vitaminas e sais minerais descontroladamente - o nutricionista é o profissional que vai te dizer se você precisa suplementar as vitaminas e sais minerais no seu organismo, e as quantidades adequadas para a sua necessidade. A ingestão descomedida pode ocasionar a deficiência de outro nutriente no seu corpo por quebrar o equilíbrio existente.


Sites-referência:
1 - http://www.jlsuplementos.com/news/alguns-erros-frequentes-cometidos-no-pos-treino/
2 - http://www.rodolfoperes.com.br/artigos-ler.php?cod=130&q=ERROS-COMUNS-NO-USO-DE-SUPLEMENTOS-ALIMENTARES
3 - http://www.pharmanostra.com.br/blog/2012/04/dicas-para-nutricao-esportiva/
4 - http://www.waldemarguimaraes.com.br/?p=2434
5 - http://www.medicinaintegrada.med.br/suplementacaoalimentar.asp
6 - http://cristianaarcangeli.com.br/corpo/suplementos-o-uso-deve-ser-recomendado-por-especialistas/

Nenhum comentário:

Postar um comentário