sábado, 7 de abril de 2012

R.A. e Páscoa. E agora?


A gente mal se recompôs da comilança do fim de ano e já temos um novo desafio: a Páscoa!

Podemos encarar de várias formas, se a intenção é comer bastante chocolate, o ideal seria ter se preparado para o domingo, comendo parcimoniamente na semana anterior para que o estrago não seja tão grande...

Esse ano a Páscoa será um desafio pra mim: pretendo passar longe dos ovos de chocolate. Se eu conseguir, será uma grande vitória!

Decidi por não comer chocolate esse ano, essa é uma meta, uma forma de manter meu foco e determinação na reeducação alimentar.

Eu até adotei um mantra pra mim: "coelho come cenoura, coelho come cenoura, coelho come cenoura"...
Eu não quero, e não vou desacelerar a minha curva de emagrecimento por causa do hábito estimulado pelo comércio que não tá nem aí pra circunferência da minha barriga. Eu não gosto de academia (apesar de estar me enamorando pela serotonina) e não estou a fim de correr atrás do prejuízo nas próximas semanas. Em 10 dias eu terei nova pesagem oficial no endócrino e não quero me decepcionar comigo mesma nem me arrepender pelo escorregão.

Então... qual o plano?

O plano é "programar" a mente e a forma de encarar a comilança:


Lembre-se dos seus objetivos antes de cair em tentação e pergunte-se: "Prefiro comer isso ou atingir o peso dos meus sonhos?"
Não se deixe envolver pelo que os outros estão comendo. Avalie se o sentimento de culpa vai valer a pena. Se precisar, afaste-se das crianças lambuzadas de chocolate, elas podem, estão com o metabolismo a mil e você não.
Resistir só depende de você. É você quem leva a comida à boca. E os quilos para o organismo.
Identifique seu sentimento. Quer comer por carência? Compensação? Gula? Procure identificar e exteriorizar seus sentimentos em vez de comer. Isso acalma. O fato de identificar e expressar os sentimentos que estão dando origem à sua fome permite que você compreenda que, na verdade, está querendo atenção e não comida, e comendo a sensação de vazio que você pode estar sentindo não vai embora, portanto não se engane. Mais tarde, além do vazio você também vai sentir culpa por não ter se controlado.

Não consigo me controlar!

Ok, ok.

Um chocolatinho vez ou outra faz bem à saúde!


O chocolate:
  • diminui o stress por servir de calmante,
  • pode servir como anti-inflamatório, porque chocolate meio-amargo é rico em flavonoides, que destroem os radicais livres que causam a inflamação,
  • melhora o mau-humor por liberar serotonina,
  • aumenta o tempo de vida por ter anti-oxidantes,
  • previne derrames por deixar o sangue fino e
  • turbina os músculos por aumentar o fluxo-sanguíneo a a consequente oxigenação dos músculos.

Mas não vamos abusar, né gente! Encontrei na net algumas

Dicas para não engordar durante o almoço e a Páscoa em si

1. Comece a refeição com um prato de saladas, bem enfeitado e colorido. Coloque legumes cozidos, pois eles tem baixa caloria e possuem bastante fibra, o que ajudam a te dar mais saciedade e não comer além do normal.
2. Para temperar a salada, use azeite ou limão. Esqueça os temperos prontos, porque são muito calóricos.
3. Deixe sua salada mais colorida e saborosa: coloque frutas picadas, como por exemplo: morango, manga, maçã, laranja, uva…
4. Use ervas frescas nos pratos. Boas opções: cheiro verde, majericão, alecrim, orégano.
5. Para as carnes, opte pelas mais magras, como os peixes, aves (tire a pele), filé mignon. Quanto menos gordura na carne, mais saudável será sua refeição.
6. O bacalhau é calórico, portanto, não abuse. Coma o suficiente pra te deixar satisfeita.
7. Se no seu cardápio tiver massas, prefira os molhos a base de tomate, pois são menos calóricos que os de queijo, por exemplo.
8. Se a intenção for fazer uma sobremesa, opte por alguma à base de frutas. São mais leves e não tão calóricas. Mas esqueça o creme de leite em cima, ok?
9. Coma apenas uma vez.
10. Sirva-se de pequenas porções.
11. Escolha pratos pouco calóricos, mas sem abrir mão do sabor.
12. Não sirva-se de tudo que estiver na mesa. Dê prioridade ao alimentos mais saudáveis.
13. Na hora de escolher pela sobremesa, fique atento às menos calóricas.
14. Se estiver de dieta, avise que prefere presentes alternativos no lugar dos famosos ovos de Páscoa. Ou então, que te dê um ovo pequeno.
15. Se ganhou um ovo de páscoa ou uma caixa de bombom, não devore tudo no mesmo dia. Divida em pequenas quantidades, parcele as mordidas. Com pequenas quantidades, o risco de mandar sua dieta pra cucuia é menor.
16. Não se engane, os chocolates diet são tão calóricos quanto os normais.
17. Se a sua Páscoa foi farta de bombons e ovos de chocolate, divida-os com as pessoas. Presenteie quem ficou sem chocolate ou ovos. Assim, você não coloca sua dieta em risco e mais kg na balança.
18. Se acha que está comendo a mais, pare imediatamente. Não é porque você comeu um pouco a mais agora, que você tem que comer desesperadamente o dia todo.

Mas se mesmo assim você enfiar o pé na jaca, segunda-feira tá aí! Segunda é o dia oficial de começar - ou recomeçar - a dieta. Não desanime!

Veja aqui 2 matérias que ajudam no pós-Páscoa:



Sites-referência:

2 comentários:

  1. A-D-O-R-E-I!!!!!! Precisava ter lido isto antes...rs. Brincadeiras a parte, me controlei no chocolate esta semana, mas comi alguns. Passei pra frente outros e corri muitoooooo. E emagreci 1 kg. Então estou no lucro. O problema não é comer, mas não saber quando parar. Acontece que quem precisa de perder peso não pode escorregar, pra não atrapalhar a curva de emagrecimento. Então vc está certíssima. Beijos

    Neila - feliznamedidacerta.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Afff... e eu que ganhei 1 ovo de Amandita e outro pequeno da Nestlé! Jisuis... vai virar decoração por enquanto, pq eu acho que não sei quando parar. Quando conseguir emagrecer tudo que quero e preciso, vou me presentar com algumas beliscadas nos chocos.
      Que beleza q vc emagreceu 1kg! Adorei.
      Beijos!

      Excluir