sexta-feira, 13 de abril de 2012

Manual do Óleo de Côco


Eu fiz uma votação, pelo Facebook, sobre qual tema vocês gostariam de ler primeiro aqui no blog, e os temas foram:
  1. Suplementos alimentares com exercícios - pra que servem, benefícios, malefícios e possíveis substitutos;
  2. Óleo de côco - emagrece mesmo? Mesmo sendo um óleo?
O tema que mais ganhou foi o segundo!

Antes de começar a discorrer sobre o assunto, gostaria de lembrá-los, mais uma vez, que eu não sou profissional da área de saúde, sou apenas uma ex-sedentária buscando ter um estilo de vida mais saudável. Sou muito curiosa, realizo na internet as pesquisas sobre os assuntos abordados no blog e deixo os sites consultados como referência no final de cada post. Busco ser o mais clara e esclarecedora possível, mas tirem suas conclusões com base não apenas no que lêem aqui, mas nas suas experiências e de pessoas próximas a vocês. Eu estou longe de ser a rainha da verdade! #prontofalei

Óleo de Côco

Eis um tema que eu estava procrastinando para escrever devido à sua polêmica. A gente lê em todo lugar que devemos evitar ingerir alimentos oleosos, gordurosos, que só engordam, que fazem mal à saúde, e agora aparece esse tal de óleo de côco para emagrecer! Como assim, gente?

De onde vem o Óleo de Côco


Ele é  extraído da polpa do côco fresco e maduro e suas propriedades ditas benéficas são atribuídas à sua composição química:
  • rico em ácidos graxos de cadeia média (AGCM),uma gordura de fácil absorção pelo intestino que produz energia rapidamente
  • possui ácidos graxos de cadeia longa (AGCL), presentes no leite materno e importantes no desenvolvimento dos fetos, como o ácido láurico, um tipo de gordura que fortalece o sistema imunológico
  • vitamina E, antioxidante importante por sua ação regenerativa de todos os tecidos do corpo, incluindo sangue, pele, ossos, músculos e nervos, e por combater o envelhecimento precoce
  • ômega 6, combate a hipertensão, o excesso de colesterol ruim e de glicose 
  • ômega 9, ajuda na redução do colesterol, a aterosclerose, melhora as funções imunológicas e ajuda a proteger contra certos tipos de câncer
  • sua gordura é considerada termogênica (acelera a queima de gordura) 
  • rico em ácido fenólico, antioxidante que protege o sistema cardiovascular


Por que dizem que Óleo de Côco emagrece?


Uma pesquisa foi realizada na Universidade de Columbia nos Estados Unidos, e o óleo de côco foi adicionado às refeições da metade dos participantes.

O estudo mostrou que aqueles que ingeriram alimentos com óleo de côco emagreceram além do esperado. Na cintura, a perda de centímetros foi sete vezes maior quando comparada ao grupo que não consumiu o óleo de côco.

No Brasil, pesquisadores da Universidade de Alagoas publicaram, em 2009, um estudo sobre o óleo de côco. Nesta pesquisa, mulheres obesas fizeram dieta e exercícos diários durante um certo período de tempo, e metade delas ingeriu óleo de côco. Ao final, verificou-se que o óleo de côco reduziu medidas abdominais nas mulheres que o ingeriram, mas também que sua ingestão também pode induzir uma resistência à insulina.

A conclusão dos pesquisadores foi que outros estudos eram necessários para avaliar os efeitos do alimento a longo prazo.

Entretanto, segundo nutricionistas do Centro Brasileiro de Nutrição Funcional, a gordura contida no óleo de côco retarda o esvaziamento gástrico, aumentando a saciedade e diminuindo a fome, bem como é de rápida absorção, produzindo energia rapidamente sem ficar estocada no organismo como gordura, ao contrário dos outros tipos de óleo.

Segundo outras pesquisas, realizadas em conjunto pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e pela Universidade de Brasília (UNB), o óleo de côco extra virgem pode ser benéfico sim para a qualidade de vida e prevenção de doenças cardiovasculares.

Por que dizem que Óleo de Côco NÃO emagrece?


Segundo a Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (SBEM), as evidências científicas são insuficientes sobre os poderes emagrecedores do óleo de côco. A SBEM também alega que ainda não foram publicados estudos que comprovem a eficácia do óleo de côco no emagrecimento em revistas médicas de excelência.

A SBEM ainda diz que o óleo de coco em excesso pode prejudicar pessoas que sofrem com problemas no fígado, como a cirrose, caso tenham uma sobrecarga de ácido graxo.

Por causa de resultados controversos como o do estudo realizado pelos cientistas da Universidade de Alagoas, que indicou benefícios e malefícios do óleo de côco, há médicos que acreditam que incluir óleo de coco na dieta como um suplemento alimentar não é seguro.

Inclusive nutricionistas do Hospital das Clínicas da USP dizem que o "óleo de coco é gordura saturada, e em tese é uma gordura ruim. O que ele difere de outras gorduras é porque ele um ácido graxo composto de cadeia média [ou seja, sua metabolização pelo organismo pode ser mais rápida que vários outros tipos de gordura].

Além de não ajudar a diminuir a silhueta, o óleo de coco como, qualquer outra gordura em excesso, pode aumentar o peso e colesterol"

Quais são os benefícios do óleo de côco?


O óleo de côco tem inúmeros benefícios, como:
  • auxilia no emagrecimento saudável
  • queima calorias ao aumentar o metabolismo
  • transforma gordura em energia
  • reduz medidas
  • inibe o apetite e melhora a ansiedade
  • melhora a digestão e absorção de nutrientes
  • regulariza o intestino
  • pode ser utilizado como creme hidratante, por prevenir o envelhecimento precoce (diminui a oxidação da pele, prevenindo o aparecimento de rugas e manchas na pele)
  • controla o colesterol, ao agir na redução do colesterol ruim e de triglicerídios e aumento do colesterol bom
  • reduz o risco de doença cardíaca e coronariana
  • reduz o risco de câncer
  • ajuda a controlar o diabetes
  • ajuda a prevenir a osteoporose

Dez benefícios explicados, você encontra aqui: http://www.oleodecoco.com/oleodecoco10motivos.
Outros benefícios você encontra aqui: http://mundoverde.com.br/blog/2011/10/31/3812/
e aqui: http://saudecompleta.blogspot.com.br/2011/11/os-beneficios-para-saude-do-oleo-de.html

 

Como consumir o óleo de côco?


Você encontra os benefícios do óleo de côco na sua forma virgem. Explico: existem 2 classificações para o óleo de côco, virgem e refinado. A versão refinada é obtida a partir do coco seco (sem umidade), chamado de copra, e não mantém suas propriedades benéficas. O óleo de coco virgem é obtido a partir de cocos frescos (de casca marrom) e úmidos.

Como complemento alimentar, o uso do óleo de côco deve ser diário para que seus benefícios sejam notados. Nutricionistas recomendam que deve-se iniciar seu consumo com uma pequena quantidade (meia colher de sopa) e ir aumentando aos poucos, à medida que seu organismo se adapta ao complemento.

Como é gostoso, a forma mais simples de consumí-lo é em colheres, antes ou após as refeições, respeitando-se o limite de até 3 colheres de sopa por dia, mesmo porque é um produto calórico (cada colher de sopa tem cerca de 110 calorias). Portanto, consuma com moderação.

Ele pode ser utilizado para finalizar pratos quentes, como arroz e peixes e como tempero para saladas.

Versátil, pode ser adicionado a iogurtes, sucos e vitaminas, deixando um leve gosto de côco e também pode substituir a manteiga e margarina no preparo de pratos, por fazer parte do grupo de gorduras vegetais, mais saudável do que as animais. No entanto, é rico em gorduras saturadas. O azeite de oliva, por exemplo, tem gorduras insaturadas.

Em cápsulas, sua posologia são até 5 por dia, mas você deve ler o rótulo, pois depedendo da marca a quantidade de óleo pode ser diferente. Vale informar que as cápsulas de côco precisam de estudos clínicos para comprovar sua ação benéfica.

Tome de 20 a 30 minutos antes das refeições, para maximizar a absorção, e para melho efeito, na parte da manhã ou antes da atividade física.

Atenção!
  • Não se deve aquecer o óleo de côco porque ele pode perder suas propriedades nutricionais, como as substâncias antioxidantes. Entretanto, quando aquecido, ao contrário dos outros tipos de óleo ele não libera substâncias tóxicas, como gorduras trans.
  • O consumo excessivo pode levar a diarreia e sem o acompanhamento nutricional e exercícios físicos pode levar a ganho de peso.

Opções do óleo de coco no mercado


  • Sachês de 15ml (equivalente a 1 colher de sopa)
  • Potes de vidro de 200 e 500 ml
  • Cápsulas gelatinosas

Importante!
O óleo de côco é um complemento alimentar, que não exclui a necessidade de uma alimentação equilibrada e a prática de exercícios quando se tem o objetivo de emagrecer!


Veja abaixo um vídeo interessante sobre como fazer o óleo de côco em casa!


(link: http://youtu.be/icnhtKOQPcw)


Pra terminar, minha opinião:
Independente das pesquisas realizadas no Brasil serem inconclusivas, um ponto comum entre todas as pesquisas feitas, tanto aqui quanto nos Estados Unidos, é que o óleo de côco ajuda a emagrecer sim, desde que acompanhado de uma dieta ou reeducação alimentar e exercícios físicos.

Percebi que temos que tomar o óleo de côco com parcimônia, sem exageros porque senão pode ser maléfico à saúde.

Mesmo que não servisse para emagrecer, é um complemento alimentar saudável, com várias formas de utilização.

Semana que vem vou perguntar ao meu endócrino qual a sua opinião, e se for positiva eu vou me jogar nessa!

Ah, gostaria de falar, novamente, que eu não sou profissional da saúde, ok? Pesquisei bastante para escrever esse post, sei de pessoas que usam e gostam do óleo de côco, mas também sei de gente que não sentiu os efeitos. Pesquisem vocês também e depois me digam o que acharam!

Sites-referência
1 - http://www.nutritotal.com.br/notas_noticias/?acao=bu&id=119
2 - http://www.ibfan.org.br/documentos/mes/doc2_99.pdf
3 - http://www.corpoperfeito.com.br/ce/vitamina_e
4 - http://www.todabiologia.com/saude/omega6.htm
5 - http://www.alimentacao-saudavel.com/veja-como-os-3-omegas-podem-mudar-a-sua-vida-2/#more-10
6 - http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S1415-52732002000100008&script=sci_arttext
7 - http://corpoacorpo.uol.com.br/dieta/dieta-de-emergencia/oleo-de-coco-ajuda-a-emagrecer-e-a-perder-a-gordura-da-barriga/1530
8 - http://waniamonteiro.com.br/oleo-de-coco/
9 - http://veja.abril.com.br/noticia/saude/oleo-de-coco-para-emagrecer-nao-passa-de-uma-bobagem
10 - http://mdemulher.abril.com.br/dieta/reportagem/dietas/oleo-coco-faz-perder-barriga-544328.shtml
11 - http://noticias.r7.com/saude/noticias/oleo-de-coco-e-pura-ilusao-para-perder-peso-e-pode-aumentar-o-colesterol-20120330.html?question=0
12 - http://amandicaindica.blogspot.com.br/2012/01/as-magnificas-vantagens-do-oleo-de-coco.html
13 - http://www.bonde.com.br/?id_bonde=1-27--168-20120225
14 - http://gnt.globo.com/saude/alimentacao/Oleo-de-coco-emagrece--Especialistas-respondem.shtml

Um comentário:

  1. To amando seu blog, Lexia!!!!! Você sempre foi linda por dentro e por fora e agora que ficou esse mulherão ainda mais linda...por dentro e, por fora, sem comentários! Você tá de parabéns! to muito orgulhosa de você, tanto por determinação (determinada você sempre foi) quanto por dividir esse seu sucesso com todos. Você tá me saindo melhor que muitos nutricionistas e endocrinologistas que vemos por aí. A dica dos alimentos termogênicos (e outras coisas que ajudam a acelerar o metabolismo) foi ótima. Realmente desde que comecei a minha reeducação alimentar eu como gengibre, canela e tomo agua gelada e a diferença e bem grande. Uma dica que vale a pena escrever também (não sei se você escreveu sobre isso, mas pelo que eu li você ainda não escreveu) é tomar uma colher de sopa de colágeno todos os dias. Depois dos trinta a pele começa a não ter a mesma elasticidade como antes e, quando temos que perder muito peso, o colágeno se torna um alido maravilhoso. Eu tomo todos os dias pela manhã e senti uma baita diferenã na minha pele. Mais uma vez, parabéns pelo blog, flor. Ta lindo, gostoso de ler e bem informativo. Gostei muito da sua ideia do blog. Um grande beijo e sucesso, querida!!!!!!!!

    ResponderExcluir