segunda-feira, 16 de abril de 2012

Como Encontrar a Academia Ideal


Semana começando, atividades físicas recomeçando...
Mas e pra quem tomou coragem hoje? Você sabe como escolher a academia ideal?

Eu camelei até encontrar uma academia que combinasse comigo... primeiro porque não gosto de academia, então não estava disposta a pagar muito. Por outro lado, não queria frequentar qualquer lugar, com qualquer equipamento e qualquer instrutorzinho.

Em São Paulo existem várias academias de grife, que oferecem toda a infraestrutura, aulas de tudo quanto é tipo, equipamentos e profissionais de primeira. E preço exorbitante também. Pra quem gosta de academia, estas academias são o céu na terra, e o custo-benefício é enorme, mas pra mim... não.

Mas também existem as academias pequenas de bairro. Essas podem ser uma loteria, dependendo de onde você more. Portanto, pesquise bastante, veja a qualidade dos instrumentos e a proficiência dos profissionais.

O que levar em consideração antes de se matricular em uma academia


Infraestrutura - veja se os equipamentos estão em bom estado, e preste atenção especial para roldanas, cabos e estofados. Com que frequência os equipamentos são vistoriados e sofrem manutenção? A ventilação e a luz também devem ser levadas em conta, pois interferem no desempenho do treino.

Espaço - veja se os ambientes são adequados para a prática de exercícios, se há um bom espaço entre os equipamentos, se as pessoas não ficam se esbarrando. Quanto menor o espaço, maior o risco de acidentes!

Higiene - cheque os banheiros, se são limpos, sem odores, se há armários disponíveis e em quantidade suficiente para os frequentadores. Veja se há funcionários que limpem as salas de aula e área de musculação. Verifique se os equipamentos são limpinhos.

Segurança - a academia possui infra no caso de acidentes? Quais são as providências que tomam? Existem socorristas ou aparelhos de primeiros-socorros?

Distância - a academia não deve ficar muito longe de sua casa ou trabalho, senão a qualquer sinal de dificuldade como trânsito, cansaço, preguiça, chuva, você desiste de ir mais fácil do que se fosse pertinho.

Valores - veja se os preços praticados estão dentro da média de mercado, políticas de matrícula, políticas de desligamento, pacotes, planos de fidelidade, e se a mensalidade cabe no seu bolso.

Horários - quais são os horários de funcionamento praticados pela academia? Sua rotina maluca tem um espacinho pra academia, na frequência que você gostaria? Como é a movimentação e frequência nos horários de pico? Tem instrutores em quantidade suficiente para atender a todos?

Atividades e suas Grades - a academia, além da musculação, oferece outras atividades, como aulas diversas? Te interessam? Existe variedade de horários ou você teria que se sacrificar um pouquinho?

Profissionais - os professores são graduados, capacitados, passam por reciclagens periódicas, estão por dentro do mundo mundo da ginástica? São simpáticos, alegres e prestativos? Eles estão disponíveis para orientar sobre o uso correto dos equipamentos?

Outros pontos para prestar atenção:
  • Você foi convidado para entrar e conhecer a academia? Pôde ir a todos os lados?
  • Verifique se você pode frequentar a academia por 1 ou 2 dias, para sentir o clima, participar das aulas, ver se gosta e se sente bem lá.
  • Existe um departamento de avaliação física? Se não, eles pedem atestado médico que comprove que você está apto a fazer atividade física?
  • Peça referências! Você conhece alguém que frequenta ou frequentou a academia que você está avaliando? Qual é a opinião dessa pessoa sobre a academia?

Estando tudo em ordem e de acordo com as suas expectativas, não há razão para não se matricular.

Bons treinos e Feliz Vida Saudável!


Sites-referência:
1 - http://vilamulher.terra.com.br/dicas-para-escolher-a-academia-ideal-11-1-68-360.html
2 - http://www.copacabanarunners.net/academia-ginastica.html
3 - http://www.hipertrofia.org/blog/2008/10/17/dicas-de-como-escolher-uma-academia/
4 - http://www2.uol.com.br/vyaestelar/academia_ginastica.htm
5 - http://vilamulher.terra.com.br/como-escolher-a-academia-ideal-11-1-68-100.html
6 - http://www.corpoperfeito.com.br/artigo/VisualizacaoArtigo.aspx?IdArtigo=116
7 - http://definicaototal.com.br/treinos/como-escolher-uma-boa-academia-de-musculacao/
8 - http://www.homensquesecuidam.com/2011/03/como-escolher-uma-academia.html
9 - http://www.melhoramiga.com.br/2010/01/como-escolher-a-academia-ideal-para-voce/
10 - http://suadieta.com.br/Materias/210/fitness/como-escolher-uma-academia-que-combine-com-voce
11 - http://fitnessemuscle.blogspot.com.br/2011/10/como-escolher-academia.html

2 comentários:

  1. Eu preciso de uma academia... snif, snif... Detesto academia tb, a única aula que gosto é jump, e ninguém oferece essa aula na hora que posso...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pôxa, siga buscando, um dia vc encontra a academia com o horário ideal pra você e com um preço que cabe no seu bolso!
      Eu tb gosto de algumas aulas de academia, mas não gosto (e não quero) pagar muito, então optei por uma academia com bons equipamentos, preço módico, e sem aulas.
      Beijão e obrigada pela presença!

      Excluir