terça-feira, 3 de abril de 2012

Ginger Tips - Como Comprar Tênis


Ok, já sabemos toda a teoria sobre os pés: tipos de pisada, tipos de pés, tipos de lesões. Mas...

Como escolher os tênis ideais?


Você vai à loja, com tudo anotado sobre seus pés, com planos de como usar os tênis novos e muitos sonhos de largar a sedentariedade, ou se exercitar mais, participar de uma corrida, entrar para um time bacana do seu esporte favorito.


Você olha os tênis, escolhe os mais bonitos, lembra de pedir um número maior do que calça normalmente, verifica se o cadarço não é muito grande.

Calça os tênis, olha no espelho, dá umas voltinhas pela loja (mas não fica pulando porque é muito mico!), sente que está confortável e aí bate aquela dúvida: será que estão de acordo com minha pisada? Será que não vou me machucar?

O vendedor, na maioria das vezes, só que empurrar o par de tênis mais caro da loja pra bater meta. Em quem confiar?

Estar confortável já é um ótimo começo! De nada adianta sapatos de acordo com as "frescurices" dos seus pés se você não se sentir bem.

Antes de mais nada, você não vai olhar para a sola, ok? Você tem que prestar atenção nas laterais das solas. A sola em si vai ser bacana de verificar se tem ranhuras, anti-deslizantes, e se tem marquinhas dos amortecedores. O que importa mesmo, vou repetir: são as laterais.

Bom, respira fundo e vamos olhar os tênis!

Lateral de sola de tênis para Supinador



Quem tem pisada supinada tende a desgastar os tênis no lado externo, por rolar o pé para fora quando anda. Se você pisa assim, seus tênis precisam ter reforço no solado do lado de fora, para ter estabilidade na passada.


Lateral de sola de tênis para Pronador


O pronador pisa pra dentro, então precisa ter reforço no solado no lado de dentro do pé, para compensar e não deixar o pé girar pra dentro. Esse reforço tem que ter a estrutura mais rígida, para não ceder com o tempo. Repare que a sola é mais grossa do lado de fora, e visualmente, tem uma cor diferente, porque são borrachas com densidades diferentes.


Lateral de sola de tênis para Pisada Neutra

Quem tem pisada neutra não precisa se preocupar muito. Veja que o solado é contínuo, sem reforços nas laterais.
Outro benefício pra quem pisa neutro é que pode comprar tênis para supinadores, porque o arco dos pés são semelhantes. Se estiver confortável, não vai fazer mal.




Veja essa reportagem interessante e bastante elucidativa!


(link para a matéria: http://youtu.be/ZVs_JJ_RV9E)

Agora que você já sabe tudo que eu sei, vou incluir aqui novamente uma reportagem que mostrei no post O Calçado Correto para Seu Exercício. Tenho certeza que você vai entendê-lo totalmente!


(link para a matéria: http://youtu.be/iL9O1Ygrcnw)

Sites-referência
1 - http://treinamento-funcional.blogspot.com.br/2011/09/tenis-adequado-para-seu-tipo-de-pe.html
2 - http://www.calcadodesportivo.com/como_comprar.htm
3 - http://corralolacorra.com/tag/tenis/
4 - http://www.bravasport.com.br/noticias.php?id=89
5 - http://www.calcadodesportivo.com/calcado_correr.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário