terça-feira, 17 de abril de 2012

Especial - Suplementos Alimentares - Pré-treino

O que você sabe sobre suplementos alimentares?

Quando fazemos uma dieta balanceada, teoricamente nosso organismo tem tudo que precisa para funcionar corretamente. Isso em todos os tipos de pessoas, tanto para aquelas que querem ter um estilo de vida saudável, quanto para aquelas que querem perder peso ou para as que querem ganhar massa muscular, certo? Mas nem todo mundo pensa assim.

Partindo do pressuposto de que seu organismo utiliza aquilo que você come, se você souber quais alimentos e quantidades corretas que você tem que ingerir para ter um rendimento satisfatório de acordo com seu objetivo, você não precisa de suplemento alimentar.

Entendo que, se você tem uma dieta deficiente ou algum problema de saúde, precisa complementar sua alimentação com os suplementos alimentares, desde que orientado por um médico ou nutricionista.

Também entendo que se você precisar tomar suplementos, não só sua alimentação deve ser levada em conta, mas também seu metabolismo, idade, sexo, peso, biotipo e genética. Portanto, não é qualquer pessoa que pode sugerir suplementos, porque pode ser arriscado para sua saúde.

Existe uma infinidade de suplementos no mercado, cada para um ou mais objetivos, e você vai alcançar o resultado que deseja se utilizar o suplemento correto e de forma correta, desde que com orientação médica. Entretanto, com a banalização da participação de um médico por muitos, os suplementos vêm sido utilizados de forma desenfreada e irresponsável por muitas pessoas.

Irresponsável sim, porque tem gente que toma suplementos que não são aprovados pela ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), o órgão que verifica e fiscaliza a qualidade de vários produtos que consumimos, e a ANVISA não aconselha o uso de suplementos alimentares por quem não é atleta (ou seja: nós, pobres mortais).

Uma das razões primordiais da proibição por parte da ANVISA diz respeito à segurança de uso dos suplementos. Embora não comprovado cientificamente, é possível que alguns suplementos possam lesionar os rins, gerar excesso de peso, diabete e problemas hepáticos. Nada em excesso na vida faz bem, gente!

Outra razão é que ainda há contaminação de suplementos, principalmente de marcas desconhecidas ou compradas sem garantia de procedência, e que podem conter substâncias nocivas à saúde.

Logicamente existem alguns produtos que não têm restrição, como barras de cereal. Mas se você olhar em volta numa academia, não vai encontrar ninguém satisfeito apenas com uma barrinha para ter mais energia.

Segundo especialistas, quem treina de 03 a 06 vezes por semana, por até 02 horas, não precisa de suplementação, porque uma alimentação balanceada é suficiente para repor o que se perdeu durante o treino e alcançar os objetivos desejados, à excessão de vegetarianos.

 

Como funcionam os suplementos?


(clique na imagem para visualiza-la em tamanho maior)

A partir de agora, e nos próximos posts, vamos ver quais são alguns dos suplementos da moda, pra que servem e possíveis substitutos:

Pré-treino


Suplementos pré-treino servem para ajudar àqueles que frequentam academias no tocante à disposição para realizar os exercícios. Geralmente são ingeridos de 15 a 30 minutos antes do treino (por isso o nome).

Nutricionistas não recomendam tomar suplementos pré-treino por um tempo muito longo. Normalmente recomenda-se tomar 1 pote e dar uma pausa de 1 a 2 meses para usar outro, porque são estimulantes e precisamos cuidar dos efeitos adversos que podem causar.

Veja algumas das reações que podem surgir, devido à composição química:
  • Dependência psicológica (ninguém depende de um suplemento para treinar! Os efeitos do treino bem feito aparecem com ou sem suplementos.)
  • Resistência à estimulantes (o corpo se adapta ao estímulo (suplemento) e, depois de um tempo, não reage mais, e você deixa de sentir os efeitos desejados.)
  • Ansiedade
  • Aumento dos batimentos cardíacos
  • Alterações na pressão arterial
  • Nervosismo
  • Tremores
  • Sonolência (após o efeito passar)
  • Desânimo (após o efeito passar)
Vale lembrar que os efeitos adversos podem ser imediatos ou podem demorar muito tempo para aparecerem. Preste atenção em qualquer efeito que possa estar relacionado ao suplemento: taquicardia, irritabilidade, sudorese, indisposição, mal-estar, etc...

Os suplementos pré-treinos mais utilizados por aí se encontram em 06 grupos:
Multivitamínicos: ajudam na digestão dos alimentos, fornecem energia para os músculos trabalhados durante as atividades físicas e auxiliam na recuperação muscular.
Guaraná: ajuda na redução da gordura corporal, suprimindo o apetite e convertendo gordura em energia. Contém cafeína, que tem o poder de estimular o sistema nervoso central e o metabolismo.
BCAA: seu uso antes e durante os treinos melhora as respostas fisiológicas e psicológicas aos exercícios.
Ácidos Graxos Essenciais: necessários para manter os níveis de testosterona e de energia em alta. São fundamentais para absorção de vitaminas lipossolúveis e dão saciedade durante o treino.
NO2: faz com que os vasos sangüíneos se dilatem e levem mais oxigênio e nutrientes para o músculo. Também faz com que o inchaço muscular permaneça mesmo após o término do exercício, dando um aspecto permanente de dureza nos músculos.
Termogênicos: estimulam o corpo, aumentam os níveis de energia, além de queimar gordura. São excelentes antes dos treinos aeróbios.

Vamos aos suplementos:

Jack3D -  basicamente um estimulante, é considerado um otimizador metabólico que deve ser usado antes do treino para maior disposição, energia, vasodilatação (para melhorar o transporte de nutrientes nos vasos sanguíneos), força e recuperação muscular.

Dentre os seus ingredientes, são encontradas duas substâncias proibidas tanto aqui quanto nos Estados Unidos, por causar dependência química e que constam da lista de substâncias proibidas pela Agência Mundial Antidoping (WADA). Também tem outras substâncias que ainda não foram estudadas quanto à sua segurança de uso.

Se a sua intenção ao utilizar ao Jack3D é aumentar seu gás, é mais seguro utilizar um produto que tenha cafeína como base, como o Thermo Fire, Kwik Energy, Endurush, Yellow Hornet, Therma Hardcore Pro, cafeína pura, entre outros. Sobre estes produtos, observe que eles também têm contra-indicações como problemas de pressão, problemas cardiovasculares, ansiedade, depressão, gastrite, esofagite, refluxo.

Se sua intenção for aumentar a massa muscular, saiba que o produto não apresenta as quantidades individuais das substâncias específicas para estes fins, portanto não há como comprovar sua eficácia.

Segundo este blog, uma boa alternativa pode ser a creatina. Ela faz com que o corpo responda com maior velocidade a um menor esforço e período de tempo para atingir o resultado final. Funciona como importante reserva de energia e aumento da massa muscular. Entretanto, sabe-se que o consumo desregrado de creatina pode causar a retenção de líquidos, levar à desidratação e até interferir na ação renal.

Não se conhece muito bem a segurança de uso do Jack3D, portanto não se pode afirmar que tenha efeitos negativos sobre a saúde, além do fato de cada organismo ter uma reação específica quando exposto ao suplemento.

Existem alguns produtos que também são um pré-treino como o Jack3D mas que são permitidos e não oferecem risco direto à saúde, desde que sob orientação de um médico ou nutricionista: Super Charge, Super N.O. Expander, Blade N.O. Explode.

Superpump - Um produto com ação semelhante ao Jack3D, mas que não é acusado no antidoping e portanto não tem nenhuma substância proibida pela WADA. O Superpump também tem sua venda proibida no Brasil, possivelmente porque que tem na sua formulação um ingrediente que, segundo a ANVISA, deve ser indicado como medicamento e não como suplemento.

Assault e Shotgun - Outras alternativas ao Jack3D que não contêm substâncias estimulantes e têm  sua venda aprovada pela ANVISA. Tanto um quanto o outro proporcionam maior aumento de massa muscular do que o Jack3D, além de fornecer mais energia, força e recuperação muscular.

1-MR - Pré-treino bem parecido com o Jack3D. A diferença é que ele tem a discriminação da concentração de alguns ingredientes, então dá pra um nutricionista avaliar melhor se ele pode ser indicado para você. Da mesma forma que o Jack3D, parece ser um produto muito mais voltado para o ganho de energia do que de massa muscular e força.

Hemorage - Outro produto com a mesma intenção do Jack3D, porém muito mais cheio de ingredientes, e que também possui substâncias que acusam no antidoping. Vetado, portanto.

Whey Protein -  É a proteína do soro do leite, portanto não é contra-indicado. Serve para aumentar a massa muscular (e não a energia). Pode-se ingeri-lo antes ou após o treino, por ajudar na recuperação muscular.

Ele possui uma composição de aminoácidos bem completa, e é de rápida absorção. Pesquisas demonstram efeitos sobre a redução da gordura corporal, assim como a melhora do desempenho físico. 

Vale lembrar que é uma fonte rica de BCAA.

A pergunta que não quer calar: Whey Protein engorda ou emagrece?
A resposta: "Na verdade faz ambas as coisas. Ou seja, tudo depende da forma como você a vai tomar. Se tomar quantidades de proteína excessivas em relação às necessidades do seu organismo, vai causar um valor excedente de proteína no plasma sanguíneo. Uma parte será removida pelas fezes mas o restante será convertido em triglicéridos e armazenado no organismo sob a forma de gorduras. Portanto, o ideal será tomar as quantidades aconselhadas para o seu peso e altura. Se o objetivo é ganhar massa muscular, não deverá ultrapassar os 2,5g diários de proteína por kg de peso corporal." O cálculo mais usado atualmente é de 100mg/Kg de peso.

BCAA - Aminoácido de cadeia ramificada (ácido graxo essencial) que ajuda o organismo a manter reservas de outro tipo de aminoácido que é necessário para o crescimento muscular. Também serve como combustível para os músculos durante o treino e, após o treino, ajuda a evitar lesão e perda dos músculos, que se desgastam durante exercícios intensos.

Não suficiente, também serve para evitar a fadiga durante o treino: você não se cansa tão facilmente.
Aqui entra uma reflexão: até que ponto vale a pena exigir tanto da musculatura?

Em síntese, o principal papel do BCAA é na recuperação das lesões musculares que ocorrem durante um treino intenso de musculação.

Lipo 6 Black - Termogênico que mexe com a glândula tireóide, e portanto não indicado para aqueles que, como eu, têm problemas com ela.

OxyElite - Termogênico bastante forte, que possui entre seus ingredientes um potente estimulante cujos efeitos ainda não estão totalmente esclarecidos. Parece que ele consegue fazer com que as células de gordura liberem mais gordura que o normal para que sejam tranformadas em energia. Ele também possui um fitoterápico que estimula a glândula tireoide, portanto cuidado!

Monster Extreme Pack -  Multivitamínico com um pouco de cafeína e alguns aminoácidos, mas também muito pouco.

Lipoblock - Bloqueador de gorduras, que deve ser ingerido junto com a alimentação. Ele engloba a gordura do alimento, impede que ela seja absorvida pelo intestino e faz com que a gordura seja expelida pelas fezes.

Não deve ser utilizado com frequência porque pode causar uma deficiência vitamínica. Utilize no dia da gordice!
 
 
Nitrix e NOX12 - Otimizam a vascularização, fazendo com que o sangue chegue mais rapidamente às células e, portanto, contra-indicado para quem tem problema de pressão. 
 
 
 
Veja abaixo matéria sobre a regulamentação do comércio de suplementos pela ANVISA:




Sites-referência:
1 - http://vilamulher.terra.com.br/suplementos-alimentares-11-1-68-128.html
2 - http://www.nutricaoemfoco.com.br/pt-br/site.php?secao=duvidas&pub=2706
3 - http://efbr.com.br/28/05/2011/ultimas/suplementos-anvisa-regulamenta-aliementacao-de-atletas/
4 - http://www.fiqueinforma.com/nutricao-suplementacao/quem-deve-prescrever-suplementos-alimentares/
5 - http://www.supermusculo.com.br/2011/11/suplementos-pre-treino-o-que-sao.html
6 -

3 comentários:

  1. Alexandra - Eu não uso nenhum suplemento, a não ser barrinha de cereal com whey protein, depois de uma corrida intensa de 1 hora. Prefiro usar os alimentos naturais para dar a energia que preciso. Mas de qualquer forma, usaria se um médico ou nutricionista me indicassem, principalmente quando a intensidade do exercício aumentar. Gostei da matéria. Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Neila, eu tb não uso suplemento, mais pra frente, quem sabe a tríade Whey + BCAA + termogênico, que pelo visto são seguros.
      Beijo!

      Excluir
    2. Parabéns pela matéria. Nesta semana comecei uma dieta passada pela nutricionista.Estou super animado e disciplinado. Acho que em 45 dias já devo notar alguma diferença no corpitio...bjus pra ti e um salve pro Maurão.

      Excluir