quinta-feira, 5 de abril de 2012

Com que Roupa Eu Vou?


Você sabe que tipo de roupa usar na hora de praticar exercícios?

Calça jeans você sabe que não combina com academia... sabia que qualquer short, bermuda ou camiseta também não serve?

Você precisa de roupas que, além de confortáveis, permitam a transpiração e o controle da temperatura. Roupas leves e frescas ajudam a eliminhar o suor, além de colaborar com o bom desempenho dos atletas e esportistas em geral.

Atualmente encontramos no mercado uma quantidade enorme de tecidos com tecnologias das mais variadas para a prática de exercícios.

Ao contrário do que muita gente acredita, cobrir o corpo com filme plástico nas regiões que possuem mais gordura não ajuda a eliminá-la mais rapidamente. Essa é uma ideia falsa, que prejudica a respiração natural do corpo, eleva a temperatura corporal além do normal e prejudica a saúde. Este é um tipo de mito que surge de tempos em tempos. Lembra que antigamente acreditava-se que quanto mais suor, mais se emagrecia? Sim, com calor a gente sua muito, mas no caso de treinar usando camadas de moletons  só ocasionava a perda de líquido do organismo, que depois era reposto com alguns copos de água.

Recentemente foi realizado, pela indústria têxtil, um estudo sobre tecidos ideais para a malhação e prática de esportes, e constatou-se que determinados tecidos podem acelerar a recuperação dos praticantes de esportes e ainda melhorar o desempenho.

O grande desafio da indústria é fazer com que o seu corpo atinja o microclima ideal através do vestuário. O microclima é a temperatura que fica entre a pele e a roupa, que deve ser sempre 32ºC. Assim, as roupas de calor devem ser feitas para amenizar a temperatura do corpo. Já as de frio devem aumentar o microclima.

Para o vestuário do frio, a indústria têxtil usa a estrutura de tecelagem, porque a trama dos fios é fechada. Já no calor, a preocupação do atleta será em liberar mais rápido o suor e manter a temperatura do corpo mais baixa. Por isso, a roupa deve ser leve e com estrutura de malha de maior porosidade.

Tecidos tecnológicos


Veja algumas tecnologias específicas:

Compressão para evitar dores - Tecidos justos e colados ao corpo são capazes de melhorar a aerodinâmica e o equilíbrio térmico, minimizar a vibração muscular, retardar a fadiga, prevenir distensões e câimbras e atenuar os microtraumas.
Ultrapassando a água e o vento - Quem pratica exercício que desafiam a água e o ar, como ciclismo, corrida, caiaque, natação e windsurf, precisa de tecidos que se moldam ao corpo sem comprimir demais.
Prática de corrida - Há tempos os praticantes desse esporte vêm trocando as camisetas de algodão e de poliéster pelas de poliamida, ao buscar uma troca térmica equilibrada e rápida. A dica é deixar as camisas mais soltas para treinos mais longos, pois dissipam mais fácil o calor.
Para uma simples caminhada - Camisetas de algodão não são adequadas para as atividades físicas, pois aumentam a frequência cardíaca, causando sensação de desconforto. E as de poliéster esquentam muito o corpo durante a caminhada.

Baseados nestas tecnologias, veja, agora os tipos de tecidos utilizados na linha fitness atualmente:

Poliéster Dry: Feito de microfibras, com 100% de poliéster, favorece o transporte do suor deixando o corpo sempre seco.
Poliamida Dry: É parecido com o poliester, possui a mesma função de favorecer a secagem do suor do corpo enquanto se pratica o exercício.
Supplex: É uma fibra de algodão sintética. Proporciona conforto, maior resistência, seca rapidamente e é bastante flexível, deixando as peças com um ótimo caimento.
Sanflex: Tipo de tecido que forma uma camada de ar sobre o corpo na hora do exercício, evitando que a roupa cole no corpo quando úmida pelo suor.
Lycra: Este tipo de tecido já é bastante conhecido no segmento de roupas de ginástica. É formado por poliamida e elastano, é um tecido que adere ao corpo e facilita os movimentos.
Air Plus: Feito de microfibra e elastano, é similar à Poliamida Dry, proporciona mais conforto e liberdade de movimentos, por causa do elastano.
Ponge: Confere proteção contra raios ultravioleta, é ideal para quem pratica esporte debaixo do sol.
Cloro resistance: Ideal para quem pratica natação, o tecido é mais resistente ao cloro de piscina e dura duas vezes mais do que os outros do gênero.
Tecido feito de Bambu: Batizado de “Tecno Bambu”, é confeccionado com fibras do bambu, seu diferencial está em suas funções antibacterianas e desodorantes. Absorve bem o suor e é de alta durabilidade.
Tecido feito de PET Reciclado: Uma opção ecológica, feita de materiais reciclados de garrafas PET, camisetas feitas com este material possuem 50% de algodão e 50% de PET. São duráveis, tem textura macia e ainda ajuda o meio ambiente.

 Os tecidos atuais permitem a evaporação do suor e dá melhor desempenho na atividade. Algumas marcas como Nike, Adidas e Reebok têm seus fios com tecnologia como, por exemplo, Dry fit, Clean Cool e Play Dry, cada uma desenvolvendo o seu fio para melhor atender aos atletas e o consumidor em geral

Veja alguns nomes de tecidos que as marcas vêm divulgando no mercado:

Climacool - ventilação no local e o controle da temperatura
Climalite - tecido leve, com ótima respirabilidade, que se molda à pele e manten o suor eo calor longe corpo
Dryfit - troca rápida e eficiente de temperatura, alta absorção do suor do corpo e secagem quase que instantânea.
ClimaWarm - tecido leve e respirável, que mantem o calor do corpo ao mesmo tempo que permite que a transpiração se mova para longe do corpo, mantendo-o quente e confortável.

Você conhece mais alguma denominação? Sabe o que quer dizer e qual o benefício?


Sites-referência:
1 - http://vilamulher.terra.com.br/o-tecido-certo-para-malhar-14-1-32-728.html?origem=materias_relacionadas
2 - http://blog.sunspecial.net.br/2012/04/03/tecidos-especiais-para-quem-pratica-esporte/
3 - http://www.fashionbubbles.com/moda/tecidos-tecnologicos-ajudam-a-melhorar-desempenho-dos-atletas/
4 - http://www.unisanta.br/revistavirtual/materias.asp?cd=402
5 - http://www.botoli.com.br/produto_detalhes.jsp?cdProduto=2471&cdModulo=132&cdSubModulo=2&cdDivisao=0&TAGS=&cdMarca=0&cdTamanho=0&cdCor=0&cdGenero=0

Nenhum comentário:

Postar um comentário