quinta-feira, 21 de junho de 2012
Alimentos que Aumentam a Imunidade
Quando eu lembro, pego na loja de alimentos saudáveis Mundo Verde a revista que eles publicam. Na edição de maio saíram várias matérias interessantes, que eventualmente eu gostaria de compartilhar com vocês.
A primeira é sobre alimentos que aumentam a imunidade, tema que vai de encontro com o início do inverno. Para complementar o post, fiz uma pesquisa e encontrei outros alimentos, veja no final:
"O bom funcionamento do sistema imunológico pode ser prejudicado por uma série de fatores. Poluição, estresse e deficiência de nutrientes são alguns deles. Quando a imunidades está baixa, aumenta a incidência de doenças, que vão desde simples resfriados a infecções respiratórias graves e herpes. Manter uma dieta adequada ajuda a minimizar esses tipos de problemas .Conheça uma seleção de alimentos capazes de fortalecer a defesa do organismo:
Alho: fonte de alicina, possui ação antioxidante. Promove o aumento da proliferação dos linfócitos T, que destroem organismos estranhos e células infectadas, além de aumentar a ativação das células natural killer, importantes na ação contra infecções e tumores.
Acerola: rica em vitamina C, protege o organismo de gripes e resfriados por atuar diretamente na reconstituição dos leucócitos. Aumenta a resistência a infecções e possui ação antioxidante, importante no combate aos radicais livres.
Chá verde e branco: ricos em catequinas e epicatequinas, fortalecem o sistema imunológico.
Cogumelo shitake: possui lentinan, que aumenta a produção e a atividade dos glóbulos brancos (importantes células de defesa).
Geleia real: estimula a imunidade e combate as infecções causadas por vírus e bactérias.
Gengibre: rico em vitaminas C e B6, que ajudam na defesa do organismo, é imunoestimulante. Reduz inflamações e dores.
Oleaginosas: fontes de vitamina E, estimula a produção de linfócitos B, que são responsáveis pelo aumentos dos anticorpos e destroem as bactérias.
Óleo de côco: rico em ácido láurico e caprílico apresenta efeito imunomodulador, antiviral e antibacteriano.
Probióticos: equilibram a flora intestinal evitando o crescimento de micro-organismos patogênicos, que causam doenças e fortalecem o sistema imunológico.
Própolis: possui ação anestésica, anti-inflamatória, cicatrizante e antibiótica, por isso auxilia na prevenção e tratamento de doenças respiratórias."
Complementando:
Batata doce: atua no combate ao mal de Parkinson, males do fígado, problemas cardíacos e câncer.
Brocólis: repletos de fósforo, magnésio, potássio, cácio e vitamina C.
Canela: impede o desenvolvimento de bactérias no organismo, inclusive no combate ao mau hálito e alguns estudos apontam para a sua utilização no combate ao diabetes tipo 2.
Castanha-do-Pará: rica em selênio, mineral antioxidante que diminui a degeneração cutânea e cerebral e ainda conta com o magnésio, que interfere na atividade muscular e cardíaca.
Figo: rico em fibras, que contribuem na regulação dos níveis de insulina, no funcionamento do intestino e na diminuição da velocidade do envelhecimento. Conta ainda com polifenóis, que impedem a degradação celular pela ação da poluição, fumo e estresse.
Linhaça: a semente é fonte de ômega-9 e ácido alfa-linoleico, que ajudam o intestino e coração a funcionar melhor. por equilibrar os níveis de gordura no sangue. O melhor é consumi-la triturada ou na forma de farinha.
Pimenta: fonte de betacaroteno, que se transforma em vitamina A e auxilia o organismo na luta contra todo tipo de infecções.
Romã: diminui os riscos de doenças do coração e câncer, pois é rica em flavonóides, substâncias que controlam o colesterol e regulam o fluxo sanguíneo para o coração.
Salmão: rico em ômega-3 e com ação antioxidante. Do salmão retira-se o DMAE, substância que tem sido utilizada há muito tempo para conservar o aspecto jovem da pele.
Tomate: um dos melhores combatentes contra o câncer de próstata. O licopeno, pigmento responsável pela coloração vermelha da fruta, tem a capacidade de se acumular na glândula prostática e inibir o crescimento de células cancerígenas.
Sites-referência:
1 - http://corpo-saude.wmnett.com.br/imunidade-alimentos-dieta.html
2 - http://corpo-saude.wmnett.com.br/aumentar-imunidade-vitaminas.html
3 - http://www.minhavida.com.br/saude/galerias/10833-nove-alimentos-para-deixar-a-imunidade-nas-alturas
4 - http://zerohora.clicrbs.com.br/rs/vida-e-estilo/bem-estar/noticia/2012/05/nutricionista-da-dicas-de-alimentos-que-aumentam-a-imunidade-3748558.html
5 - http://corpoacorpo.uol.com.br/dieta/nutricao/aposte-nos-alimentos-que-aumentam-a-imunidade/2173
6 - http://www.mundoverde.com.br/Noticia/2012/06/18/Cuide-de-sua-imunidade-no-inverno/
7 - http://bibliotecademedicina.com.br/blognutricao/?p=71
8 - http://www.dicasdemulher.com.br/alimentos-que-fortalecem-o-sistema-imunologico/
Marcadores:
Alimentação,
Alimentação no Inverno,
Dicas,
Dieta,
Dieta no Inverno,
Doença,
Frutas,
Imunidade,
Informação Nutricional,
Oleo de Coco,
R.A.,
Reeducação Alimentar
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Adorei as dicas Ale. Adoro salmão, sempre faço aqui em casa. Preciso incorporar o gengibre nos meus sucos, outro dia comprei e nem usei. Próxima ida ao mercado eu vou comprar de novo.
ResponderExcluirNeila
www.feliznamedidacerta.com