sexta-feira, 11 de maio de 2012

Treino X Doença


Olás! Como minha vida é um Facebook aberto (hahaha), acho que quase todo mundo sabe que eu estou doente e portanto, privada de ir à academia.

Então, aproveitando o gancho, vamos falar sobre treinos X doenças, shall we?

Treino e resfriado combinam?

Depende do quão resfriado você está.

Ao pegar um resfriado, o sistema imunológico é afetado. E daí? Acontece que ele participa ativamente do processo regenerativo da musculatura após os treinos.

Portanto, se você tem um resfriadinho, sem grandes dramas, não tem problema. Você pode perceber que não vai render tanto quanto quando está zerado, mas vá lá.

Se a gripe (ou resfriado) for mais forte, não vale a pena arriscar não, porque você vai acabar dividindo a energia que tem entre a doença e a regeneração da sua musculatura. O resultado é que os dois processos vão ser mais lentos, e você vai demorar mais para se recuperar da doença. Fora que a endorfina e a serotonina liberadas durante o treino podem mascarar a gravidade do problema. Abre o olho!

Se tiver febre, dor de garganta, mal estar generalizado, o melhor pra você é a famosa duplinha "vitamina C e cama"!

Segundo este artigo sobre a resposta imunológica ao exercício físico, "o exercício físico pode proporcionar diferentes respostas no sistema imunológico. O exercício de intensidade moderada, praticado regularmente, melhora a capacidade de resposta do sistema imunológico, enquanto o exercício com alta intensidade praticado sob condições estressantes provoca um estado transitório de imunossupressão.

O supertreinamento pode acarretar um enfraquecimento do sistema imunológico, aumentando as possibilidades de infecção do organismo... A intensidade, duração, freqüência excessiva de treinamento pode proporcionar um mau funcionamento do sistema imunológico, devido à sobrecarga imposta ao organismo, que pode ocasionar fadiga. Portanto, o supertreinamento prolongado provoca alterações que se manifestam como redução crônica do desempenho, acompanhada de um ou mais sintomas físicos, como elevação da freqüência cardíaca de repouso, perda de peso, diminuição da libido, alterações no sono entre outros."

Trocando em miúdos, se indivíduos saudáveis podem causar um certo 'colapso' do sistema imunológico através do supertreinamento, imagine o que indivíduos doentes podem acabar ocasionando a si mesmos.

Tenha bom senso!

Período de recuperação

Depois de curado/a da gripe, resfriado e demais doenças, você ainda tem um período de recuperação/readequação na academia. Durante esse tempo seus cuidados devem ser redobrados para evitar um grande desgaste energético. Converse com seu instrutor e veja que tipo de treino você deve realizar, em qual frequência, por quanto tempo até retornar à sua carga total!

No mais, mantenha a alimentação saudável, beba bastante líquidos e descanse bastante.

Havendo mais dúvidas, consulte um médico e não use medicamentos sem prescrição.

Ouça esse podcast, da JovemPan Online, super esclarecedor sobre treinar ou não doente! Quem fala é o Dr. Nabil Ghorayeb, especialista em medicina do esporte, doutor em medicina cardiológica e um dos nomes mais respeitados quando o assunto é a saúde do coração.



Sites-referência:
1 - http://www.airela.com.br/saude-e-bem-estar/20/corrida-e-resfriado-combinam
2 - http://www.musculacaototal.com.br/gripe-e-treinamento-continuar-ou-parar/#more-376
3 - http://www.desportoesaude.com/lidar-com-as-leses/
4 - http://jovempan.uol.com.br/opiniaojovempan/consultores/2011/12/comecei-a-treinar-e-fiquei-doente-e-agora.html
5 - http://ricardowesley.wordpress.com/2010/08/05/devo-treinar-doente/
6 - http://levels.com.br/forums/topic/18/atividade-f-sica-x-gripe
7 - http://www.efdeportes.com/efd120/resposta-imunologica-ao-exercicio-fisico.htm
8 - http://saude.ig.com.br/bemestar/pergunteaopersonal/posso+treinar+quando+estiver+gripado/a1597093781501.html

Um comentário:

  1. Urruuu, que massa!

    É isso, vamos usar o bom senso e respeitar nossa saúde!

    Beijooos

    ResponderExcluir