quarta-feira, 2 de maio de 2012

Exercícios Físicos no Inverno


Hoje tá frio, né? Então vamos falar sobre a prática de exercícios físicos no inverno!


Normalmente, quando a temperatura despenca e dá aquela preguiça, todo mundo tem a tendência a fugir das academias. "Sair de casa nesse frio? Nem morto!"

Gente, depois que a gente começa, o frio passa porque o corpo aquece! O que é realmente importante é caprichar no aquecimento e alongamento, porque a musculatura fica naturalmente mais contraída e corremos maior risco de lesões.

Pense no seguinte: para se aquecer, o corpo queima mais calorias. Portanto, uma excelente época para eliminar aqueles quilos a mais é o inverno, porque o organismo precisa trabalhar mais! Mas não se engane: continue com a mesma intensidade nos exercícios, senão você não vai queimar as calorias ganhas com aquele copão de chocolate quente! Fora que, ao se exercitar no frio, a gente não morre de calor, então é mais agradável praticar exercícios nessa época.

Se você gosta de se exercitar ao ar livre, não se esqueça de levar agasalho (daqueles que não retém o suor), luvas e boné. Estar quentinho ajuda no rendimento e evita problemas respiratórios.

Antes de ir embora da academia, apesar de estarmos aquecidos, é importante se agasalhar, porque o frio continua e podemos ter um choque térmico. Cuidado!!

Evite comer doces antes de sair pra treinar, porque eles têm gordura, fica mais tempo no organismo, dificultam a digestão e comprometem o treino. A alimentação deve ser a mesma dos dias quentes! Se quiser se aquecer, tome sopas leves. De legumes, por exemplo.

Se você sua menos no inverno, não pense que está livre da desidratação! Beba muita água mesmo quando estiver friozinho.

Veja alguns cuidados que devemos ter antes de fazer exercícios durante o frio:
  • Use roupas leves como calça e casaco de moletom. Abafar o corpo com muita roupa deixa a pessoa sujeita aos mesmos problemas que teria no calor. Se aqueça, e à medida que for esquentando, desfolhe a margarida!
  • Blusas impermeáveis são proibidas, você pode se desidratar!
  • Não esqueça de aquecer e se alongar, porque o corpo em repouso leva mais tempo para atingir a temperatura ideal para a atividade física, principalmente no inverno!
  • Hidratação antes, durante e depois é essencial, pois como no verão seu corpo também perde líquido através da transpiração.

Neste site, eu encontrei 20 motivos para fazer exercícios no inverno. Vamos ler?
  1. Viver mais - de acordo com o Ministério da Saúde quem se exercita diminui em 54% a probabilidade de morrer de problemas cardíacos e 37% menos chances de morrer de câncer. Você não vai parar só porque está fazendo frio né?
  2. Menor chance de ficar gripado - a atividade física aumenta a imunidade. Fazer exercícios durante o inverno pode ser mais uma maneira de evitar a gripe.
  3. Maior gasto calórico - precisamos manter a temperatura corporal. O resfriamento da pele aumenta o reflexo do tônus muscular, ocasionando os tremores, que é uma forma de gerar calor. Assim há um aumento no gasto calórico para manter o corpo aquecido. As atividades de intensidade moderada, ideais para queimar gordura, e que mantém aquela sensação de friozinho, são otimizadas nesse período.
  4. Emagrecer com saúde - exercitando-se durante o inverno você tem o tempo a seu favor, não há pressa em perder os quilinhos a mais. O Colégio Americano de Medicina Esportiva, órgão que dita parâmetros para a prática de atividade física nos Estados Unidos, diz que perdendo até 2kg por mês existe uma chance muito pequena de recuperá-los. Em 6 meses dá para perder até 12kg, com saúde, fugindo do efeito sanfona!
  5. Estabeleça metas factíveis - estabeleça metas para emagrecer, fortalecer ou melhorar sua performance. No inverno você tem o tempo a seu favor. Planeje suas atividades para alcançar seu objetivo e estra em forma durante o verão.
  6. Fique de bem com a vida - parando de fazer atividade física no inverno, em 15 dias, sua capacidade aeróbica irá diminuir, diminuindo a produção de endorfina. Com isso você ficará irritado com mais facilidade. Evite o stress mantendo-se ativo também no inverno.
  7. Diminua a depressão - no inverno os dias cinzentos favorecem o sentimento “depressivo” a atividade física produz hormônios, como a endorfina, que combatem essa sensação. Mantenha o alto astral mesmo nos dias mais frios e nublados!
  8. Não jogue no lixo o que conquistou - você se esforçou durante os meses de verão, fazendo dieta e pegando pesado nos exercícios e agora vai perder tudo? Depois que atingiu o seu objetivo fica tudo mais fácil, é só manter. Já imaginou ter que começar tudo de novo?
  9. Não perca as capacidades físicas - em apenas 10 dias sem malhar temos perda de massa muscular. O problema é causado pela interrupção da produção de enzimas responsáveis pela manutenção ou aumento dos músculos. Mesmo batendo aquela preguiça, em função do frio, não vale a pena parar!
  10. Esteja em forma antes do verão chegar - em um país de clima tropical os dias quentes chegam antes do verão. Treinando durante o inverno você garante a boa forma assim que o clima esquentar. Vai poder mostrar a barriguinha, braços e pernas torneadas antes dos seus amigos!
  11. Comemos mais - é fato! Existe uma tendência natural do organismo buscar mais alimento e acumular gordura. Sentimos mais fome porque o metabolismo basal aumenta e assim necessitamos de mais calorias para manter as funções vitais. Contudo é uma alteração muito pequena que não justifica se entupir de comida!
  12. Aumentamos o consumo de bebidas alcoólicas - durante os dias mais frios muita gente opta pela ingestão de bebidas alcoólicas para afugentar o frio. Cada grama de álcool produz 7 calorias. Faça as contas e veja quantas calorias a mais você ingeriu com aquele vinho quente do fim de semana!
  13. Sentimos mais sono - o nosso relógio biológico sofre alteração em função das noites mais longas e assim o corpo produz substâncias que induzem o sono. Dormindo mais, nosso gasto calórico total tende a diminuir. O resultado para quem não está se exercitando são alguns quilos a mais.
  14. Menos vergonha em se expor - se você é daquelas pessoas que tem vergonha de fazer exercícios porque todos ficam olhando, o corpo fica mais exposto, aproveite o inverno! As roupas podem disfarçar os quilos extras e você se prepara para colocar tudo à mostra no verão.
  15. Treine com mais tranqüilidade - nessa época do ano as academias e parques estão mais vazios, sobra mais espaço e os professores podem dar um melhor atendimento.
  16. Economize - algumas academias oferecem descontos nessa época. Aproveite para economizar.
  17. Menor desconforto - pessoas com sobrepeso ou obesas sentem-se desconfortáveis com as altas temperaturas do verão. Aproveite o inverno para queimar a gordura e ter mais disposição para exercitar-se quando a temperatura subir.
  18. Tempo mais estável - apesar do frio, chove menos, o que facilita programar atividades ao ar livre. Vista-se adequadamente e aproveite para praticar sua atividade outdoor favorita.
  19. Inicie uma modalidade indoor - se você não está disposto a passar frio e atividades em academias convencionais não é a sua praia aproveite para buscar uma alternativa indoor. As opções são diversas vôlei, basquete, handebol, futsal, patinação, tênis, squash e escalada esportiva. Você poderá manter a forma, sem se preocupar com o frio e se divertir muito!
  20. Melhorar a qualidade de vida - fazer da atividade física um hábito, incorporá-la ao seu cotidiano independente da temperatura e da estação do ano. Trará benefícios físicos, motores e psico-sociais, dando mais disposição para as demais tarefas diárias.

Veja esse vídeo sobre dicas e benefícios da prática de exercícios no inverno:

(Link: http://youtu.be/mbUcmArr7WE)


Então nada de preguiça! Levanta dessa cadeira, aproveite que a academia deve estar mais vazia, pegue seu casaco, seu mp3 player e bora queimar as calorias para chegar linda e magra no verão!

Sites-referência:

2 comentários:

  1. Adorei a matéria. Eu adoro frio, então não acho muito difícil me exercitar neste período. Mas devemos realmente pensar no que comer, porque a tendência é comer o mais pesado. Espero chegar no verão inteirona.

    www.feliznamedidacerta.com

    ResponderExcluir