terça-feira, 8 de maio de 2012

Fome e Saciedade

Fome é o recado do organismo pra nos dizer que estão faltando nutrientes no corpo.

Quando a gente se alimenta, o estômago se dilata e envia uma mensagem ao hipotálamo (centro da fome e da saciedade no cérebro) dizendo que está saciado e que não precisamos comer mais.

Entre a primeira garfada e a mensagem do estômago ao cérebro vão cerca de 20 minutos. É por isso que devemos comer devagar, mastigando bem a cada garfada: para dar tempo ao organismo perceber que estamos comendo.

Quando ingerimos líquidos durante as refeições, comemos a mais e muito rápido, o estômago se dilata mais ainda e portanto demora para enviar a mensagem.

Se essa dilatação extra acontece com muita frequência, o organismo passa a entender que esse novo comportamento é normal, se adapta ao novo momento de enviar a mensagem de saciedade, e a gente fica na dependência de ter que comer cada vez mais para se sentir saciado. E quanto mais se come, mais se engorda. É por causa desse fator que existem as operações de redução do estômago, para ele não dilatar tanto e você ficar satisfeito logo.

Fibras, proteínas e gorduras saudáveis são importantes para aumentar a saciedade e devem ser consumidos com frequência por aqueles que não querem engordar.

As fibras permitem que a digestão seja mais lenta e a sensação de saciedade perdure por mais tempo. Também melhoram a digestão e o funcionamento intestinal. A pele fica mais bonita e o humor melhora com a ingestão constante delas. Abuse!

Quais são os estímulos que desencadeiam a sensação de saciedade?


  1. Mastigação: se mastigamos pouco e comemos rápido, mais alimentos ingerimos. Mas o tempo para o cérebro entender que estamos saciados é o mesmo. Portanto, a tendência é engordar cada vez mais.
  2. Distensão da parede gástrica: o tempo de permanência do alimento no estômago depende da sua composição. Quanto mais gordura o alimento possui, maior o tempo necessário para o esvaziamento gástrico.
  3. Hormônios liberados durante o processo da digestão.

Quando fazemos dietas altamente restritivas ou ingerimos alimentos em excesso sem fome, desregulamos o processo de dilatação e envio da mensagem de saciedade. Assim, fica mais difícil saber quando estamos com fome e quando estamos saciados.
Graficamente falando, veja como funcionam os processos de fome e saciedade no seu corpo e cérebro.

(clique na imagem para visualizar em tamanho maior)

Sites-referência:
1 - http://vilamulher.terra.com.br/fome-x-saciedade-11-1-60-107.html
2 - http://www.nutricentro.com.br/nutricentro/FomeeSaciedade.html
3 - http://nutricarolinaoliboni.blogspot.com.br/2011/05/fome-x-saciedade.html
4 - http://www.sintabemestar.com.br/noticias/cerebro-demora-20-minutos-para-registrar-que-estomago-esta-cheio-222.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário