segunda-feira, 7 de maio de 2012

Efeito Sanfona


O efeito sanfona tira o sono de todo mundo que entra em dieta. Basta um descuido e pronto, encontra-se todos os quilos que foram perdidos. Ah, São Longuinho, não precisa fazer serão!

Ele acontece quando fazemos dietas altamente restritivas. Quando a dieta termina, o sacrifício foi tão grande que acabamos nos jogando nos prazeres da comilança. E aí, meu bem, todo o esforço vai por água abaixo rapidinho. Mais rápido do que se pensa.

As perdas ocasionadas pelo efeito sanfona são inúmeras: insatisfação, flacidez, estrias, perda de massa muscular, depressão, ansiedade, a calça nova que volta pro armário quase sem uso... e problemas de saúde, como hipertensão, diabetes, síndrome metabólica, distúrbios hormonais e até problemas ortopédicos.

Tá, emagreci. Como faço para superar o efeito sanfona?

Simples, (eu disse simples?!?) continue com a mente de quem está constantemente de vigília em relação ao peso, e não relaxe:
  • Continue queimando mais calorias do que consome.
  • Não saia da academia. Os exercícios mais indicados para manter o peso são os localizados, porque proporcionam tônus muscular e aceleram o metabolismo para o gasto calórico em repouso, dificultando o aumento de peso.
  • Movimente-se. Caminhe durante o dia, suba escadas, leve o cachorro pra passear, desça do ônibus um ponto antes do seu destino e caminhe até lá, dance.
  • Não abuse nos finais de semana. E se abusar, compense comendo menos durante os próximos dias e se exercitando com mais afinco. 
  • Evite vícios, como álcool e fumo. (fumo?oi?)
  • Durma bem, descanse!
  • Mantenha o programa alimentar e físico por pelo menos seis meses – tempo adequado à adaptação do organismo ao novo peso.
  • Determine o "dia da gordice" para sair da dieta. Tenha 01 dia no mês para comer o que quiser! Mas fique atento com o que comer para poder compensar depois!

Tarde demais. Percebi que ganhei alguns quilos!

Se você está engordando novamente, analise o que está fazendo te engordar e tente superar. Racionalizar muitas vezes ajuda bastante.
  • Retome a reeducação alimentar urgentemente! Não precisa tomar atitudes drásticas, mas faça alguma coisa por você em relação à sua alimentação!
  • Volte para a academia já! Volte a ter os hábitos saudáveis que te fizeram emagrecer! Se você conseguiu uma vez, vai conseguir de novo. Seu metabolismo ainda deve estar acostumado com os meses de treinos quando você se esforçou para emagrecer antes, então não vai ser tão difícil agora.
  • Envolva sua família novamente no seu estilo de vida saudável, todos têm a ganhar com isso.
  • Busque um nutricionista para te ajudar a apontar seus pontos fracos e para te colocar nos eixos novamente.
  • Realize as alterações nos seus hábitos de forma gradual até abranger a semana toda, inclusive os finais de semana. Mudanças graduais também exigem um certo sacrifício no início – menor do que quando radicais – mas com o tempo se incorporam ao cotidiano e o organismo terá mais facilidade de adaptação.
  • Falta de tempo não é desculpa. Quem quer vai lá e faz. Se for necessário, acorde mais cedo ou durma mais tarde, mas não prejudique a qualidade do sono. Lembre-se da tríade alimentação balanceada + exercícios frequentes + descanso.
  • Deixe o carro em casa e evite o ônibus para percursos curtos.

Neste site eu encontrei 10 dicas para evitar o efeito sanfona:

– Não deixe sua dieta ficar igual por mais de 40 dias. Isso atrapalha a aceleração do metabolismo.
– Troque as frutas da dieta pelo menos quatro vezes na semana. As frutas trazem vitaminas que auxiliam na queima eficaz de gordura.
– Troque as verduras da dieta pelo menos quatro vezes na semana. Os minerais das verduras são importantes para ativar o metabolismo.
– Beber sempre pelo menos dois litros de água por dia. Diminuir a ingestão de água provoca a redução da eficiência da queima de gordura.
– Observe seu sono. Um bom sono auxilia o organismo a queimar gordura.
– Mude a forma como você faz atividade física. A monotonia no estímulo físico atrasa sua queima de gordura.
– Controle seus níveis de stress, nervosinha! O hormônio do estresse aumenta a gordura abdominal.
– Não cometa mais do que um dia de erro na dieta. O organismo consegue lidar com excessos calóricos por um dia, mais do que isso ele volta a ficar preguiçoso.
– Não deixe de trocar os refrigerantes por sucos ou água. Refrigerantes ajudam a reduzir o cálcio do organismo e o cálcio é importante no emagrecimento.
10º – Continue evitando beliscar guloseimas sempre. Cair em tentação pode aumentar a produção de gordura no corpo em apenas sete dias.

Aqui encontrei mais 3 dicas para evitar o efeito sanfona:

11º – Não pule o café da manhã. Contando desde a última refeição, o tempo que passamos dormindo é um longo período de jejum. Ao acordar, o corpo começa a gastar energia e outros hormônios despertam a sensação de fome, e o ideal é comer até uma hora depois de sair da cama. Se estiver sem fome, experimente tomar um copo de leite, uma fatia de queijo branco ou comer uma fruta, pode ser uma maçã ou uma banana com aveia.
12º – Capriche no prato. Para seguir uma alimentação balanceada, é preciso consumir proteína, carboidrato e gordura na mesma refeição. Com a presença das proteínas, os carboidratos são digeridos e absorvidos mais lentamente. O resultado disso é que o nível de glicose fica balanceado, seu corpo tem energia e você demora a sentir fome novamente. Uma sugestão de prato ideal é a famosa combinação de arroz, feijão, bife e salada. Mas atenção: não de exagere no arroz (uma colher rasa já basta) e consuma carne vermelha sempre magra.
13º – Beba chá durante as refeições. Os refrigerantes têm açúcar e cafeína na fórmula, ingredientes que induzem o organismo a produzir adrenalina e elevar o nível de glicose no sangue. Com os sucos de frutas, vinho e cerveja, não é diferente, porque se comportam como carboidratos simples no corpo e, ainda que em quantidades menores, também aumentam a glicose no corpo. Por isso, o ideal é apostar na água e no chá para acompanhar as refeições. Outra dica para acabar com o efeito sanfona é beber uma pequena xícara de café descafeinado após a refeição.

Segundo a revista Women's Health, existem alimentos que ajudam a manter o peso:

Água - além de ser uma importante ativadora metabólica, potencializa a ação das fibras e favorece a digestão. Quantidade recomendada: 2 litros por dia. Se praticar exercícios ou ficar exposta a alta temperatura, aumente a ingestão.


Brócolis e Couve-flor - ajudam na desintoxicação do fígado e eliminam toxinas. Quantidade recomendada: 1 pires (chá), duas vezes por semana.
Cálcio - diminui o processo de lipogênese (formação da gordura). O mineral está presente em leite, queijo, iogurte, peixe, espinafre, agrião, amêndoa, avelã e castanha-do-pará. Quantidade recomendada: 800 mg por dia, consumíveis em: café da manhã com 1/2 copo de coalhada + 2 col. (sopa) de aveia; almoço com 1 filé de salmão + 1 pires (chá) de agrião + 2 col. (sopa) de beterraba + 2 col. (sopa) de arroz integral.
Fibras - auxiliam no controle da saciedade e melhoram o funcionamento intestinal. Estão presentes em cereais integrais, frutas (sobretudo com casca e bagaço), verduras e legumes, principalmente crus. Quantidade recomendada: 25 g por dia, que equivalem a 4 frutas, 3 fatias de pão ou torrada integral, 1 concha de leguminosas e 2 pratos de folhas.
Mel - regula a função intestinal e sacia a vontade por doce. Quantidade recomendada: 1 col. (chá) por dia.
Proteínas de origem animal - promovem saciedade e estão em aves, carnes, ovos, peixes, leites e derivados. Quantidade recomendada: de 0,8 a 1 g de proteína por quilo de peso corporal ao dia. Uma porção de 30 g de carne ou peixe é semelhante ao tamanho da palma da mão de uma mulher adulta.
Proteínas de origem vegetal - possuem teor reduzido de gordura, alta quantidade de fibras e ômegas 3 e 6, contribuindo para a ingestão das gorduras boas de que o organismo precisa. São encontradas em feijão, lentilha, soja, grão-de-bico, castanha, amêndoa e noz. Quantidade recomendada: o equivalente a 1/2 xíc. (chá) por dia.

Bom, parece-me que não tem mais desculpa. Vou ter que manter meu peso depois que terminar de emagrecer!  ;-)
Sites-referência:
1 - http://laizanutri.blogspot.com.br/2011/11/efeito-sanfona.html
2 - http://www.wallstreetfitness.com.br/fique_por_dentro/artigo/2775/superacao-do-efeito-sanfona/
3 - http://saude.hsw.uol.com.br/efeito-sanfona1.htm
4 - http://www.not1.com.br/efeito-sanfona-saiba-como-combater/
5 - http://revistawomenshealth.abril.com.br/edicao/022/efeito-sanfona.shtml
6 - http://cyberdiet.terra.com.br/como-superar-o-efeito-sanfona-2-1-1-19.html
7 - http://www.dicasdemulher.com.br/3-dicas-para-acabar-com-o-efeito-sanfona/

Nenhum comentário:

Postar um comentário