sexta-feira, 4 de maio de 2012

Ginástica Passiva


Você já ouviu falar em ginástica passiva?

Ginástica passiva é quando você não quer praticar exercícios e utiliza aqueles produtos a pilha que "deixam você sarado" enquanto assiste televisão, sem nenhum esforço físico da sua parte.

Como funciona?
Esses equipamentos promovem um estímulo muscular por meio de correntes elétricas, causando sensação de formigamento e contrações musculares involuntárias que prometem queimar calorias e tonificar a musculatura.

Mas será que adianta mesmo?
Uma vez, uma fisioterapeuta me disse que não serve praticamente pra nada, porque o equipamento "trabalha" apenas nas partes mais superficiais dos músculos, o que não é suficiente para emagrecer, nem para ter o abdômen que mostram na tv.

De fato, eu li que esses equipamentos, por agirem superficialmente, podem até ajudar uma pessoa passiva no início, mas logo o organismo - e a musculatura - se acostuma com o estímulo. Para pessoas que se exercitam com frequência então, nem faz cócegas e nem tem graça. Exercícios físicos 'de verdade' movimentam vários grupos musculares ao mesmo tempo, proporcionam vários tipos de estímulos com diversas intensidades, ao contrários desses AB-Sculpture da vida.

Ok, não tonifica. Mas emagrece?
Não, sorry. A maioria desses equipamentos tem recomendação de utilização por até 15 minutos diários, portanto, não dá pra nada.

Pense que na academia você demora de 15 a 20 minutos para se aquecer, e aí sim começar a queimar calorias. Fora que, durante exercícios aeróbios, você tem um aumento dos batimentos cardíacos. É o aumento da vascularização que ajuda no emagrecimento. Lembra que eu te contei, no post Conheça Seus Limites e Vá Longe, sobre como utilizar sua frequência cardíaca a seu favor na academia?

A Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) realizou um estudo para verificar a eficácia destes aparelhos em 20 voluntários. Sobre a promessa de tonificação muscular, o estudo mostrou que houve apenas um pequeno estímulo muscular nestas pessoas. Sobre a existência de gasto calórico, os pesquisadores mediram o consumo de oxigênio dos participantes em repouso e durante a utilização das maquininhas. A título de curiosidade, o consumo de oxigênio ocorre quando há maior vascularização no organismo, ou seja, quando a frequência cardíaca aumenta. O resultado foi que não houve alteração da oxigenação dos voluntários, e a conclusão foi que eles não emagrecem.

Se bem não faz, pode me fazer mal?
Hummm... pode. Se você não tiver o aparelho bem regulado, por causa dos impulsos elétricos, podem ocorrer queimaduras na pele.

Portadores de marca-passo e doenças cardíacas também não devem utilizar estes equipamentos por causa dos choquinhos.

Gente, pra ter um corpo magro e bonito, você precisa estar disposto a cuidar dele. Você tem que ser responsabilizar pelo seu bem-estar, e não delegar a responsabilidade para este tipo de equipamento. Nada substitui ou equivale aos resultados e benefícios resultantes da prática de exercícios. Nada substitui a disciplina dos exercícios físicos e treinos direcionados e programados. Nada substitui uma alimentação balanceada.  E por fim, nada substitui a serotonina, sua linda!

Você realmente acha que vale a pena deixar sua saúde para um aparelhinho que você usa por 15 minutos, todos os dias?  Ginástica Passiva NÃO Funciona!!

      
Sites-referência:
1 - http://vilamulher.terra.com.br/ginastica-passiva-nao-faz-milagre-11-1-68-204.html
2 - http://vilamulher.terra.com.br/ginastica-passiva-faz-milagre-11-1-68-152.html?origem=materias_relacionadas
3 - http://fisiocorpu.blogspot.com.br/2010/12/ginastica-passiva-nao-funciona.html
4 - http://www.cozinhajaponesa.com.br/dieta-e-nutricao/index.php/aparelhos-de-ginastica-passiva-nao-emagrecem/
5 - http://como-emagrecer.com/elysee-belt.html

Um comentário: