segunda-feira, 19 de março de 2012

A Arte de Emagrecer - Exercicios

A perda muscular mais importante?
Seu Cérebro.
Mude sua mente, você mudará seu corpo.


Para emagrecer você precisa rever vários dos seus conceitos e pré-conceitos.
Emagrecer não é tão simples como uma promessa de Ano Novo, é necessário comprometimento e seriedade.
Você tem que querer de corpo e alma. E saber que, para conseguir os sonhados resultados, tem que abrir mão  de muita coisa, aceitar várias outras, ter foco, determinação e coragem.

Para emagrecer não basta apenas fazer a dieta do suco, da maçã, do carboidrato, da batata, dos pontos, e qualquer outra dieta mirabolante que todas quase todas as mulheres tentam no decorrer da vida. Sabe-se que essas dietas são momentâneas, requerem um esforço sobre-humano por um certo período de tempo, e as chances de se recuperar os quilos perdidos são imensas.

Para emagrecer também não adianta sair por aí fazendo milhares de exercícios que as revistas de dieta/saúde/boa forma indicam durante 1 mês e depois parar por lesões ou falta de pique.

Exercícios são importantes sim, mas com parcimônia, acompanhamento especializado (seja na academia ou com um personal trainer) e sobretudo, dentro das suas limitações.

Se você está gordinho (a) ou com sobre-peso, não adianta "colocar os bofes pra fora", ir com muita sede ao pote, porque consequentemente você não vai seguir a diante.

Eu, por exemplo. Sou avessa à academia. Já me matriculei 1 milhão zilhão de vezes e sempre desisti, sempre rasguei dinheiro.

O que fazer então?
Antes de tudo, veja se existe algum tipo de esporte/exercício físico que você se identifique. Pode ser musculação, artes marciais, dança, natação, corrida, tem tanta coisa por aí!
No meu caso, eu comecei o ano fazendo Pilates. Minha mãe me deu, no final do ano, um cupom para 12 aulas de Pilates, adquirido num desses sites de Compras Coletivas.
No início deste ano, assim que iniciei o tratamento para emagrecer com o endocrinologista, comecei a frequentar as aulas de Pilates. E amei! Nada de suadeira, coração na boca, levantamento de peso, etc. No Pilates, você faz os exercícios no seu ritmo, e começa usando o peso do seu corpo. Na metodologia de Pilates, você tem que ter consciência do seu corpo, aprende a respirar enquanto realiza os exercícios, corrige sua postura, ao mesmo tempo em que fortalece os músculos.
Fortalecimento dos músculos, os conhecidos exercícios anaeróbios, são importantíssimos no processo de emagrecimento! Afinal, ninguém quer ficar pelancudo, né?

E os aeróbios?
Os exercícios aeróbios (ou aeróbicos) também são mega importantes para a perda de peso. Fechar a boca somente não é suficiente! Infelizmente, a gente tem que dar uma ajudinha no processo.
Eu, junto com o Pilates, comecei a pedalar e a caminhar na esteira do meu prédio. Comecei com 15 minutos por dia, subi para 30, depois para 45 e agora estou caminhando ou pedalando por 1 hora.
Não, ainda não comecei a correr. Atenção para o "ainda". Sempre fui sedentária, gente. Não é em 2 meses que eu vou virar maratonista e sair correndo por aí.
Ultimamente estou alternando "trote leve" por 1 minuto, e caminhada por uns 4, por 15 minutos, e completo o tempo com caminhada rápida, porque senão fico muito cansada.
Depois dedico um post à corrida, e conto o que aprendi até agora.
Se você frequenta (ou pretende frequentar) academia, também pode fazer aulas de aeróbica, spinning, jump, step, que também são exercícios aeróbios e ajudam bastante!

Uma dica que eu dou de antemão, se você for sedentário como eu é: não faça exercícios aeróbios puxados todos os dias, porque seu corpo precisa se recuperar do esforço realizado. Alterne, dia sim, dia não, com exercícios anaeróbicos, como musculação ou Pilates. Você não precisa, e não pode, arrumar uma lesão logo no começo da sua vida saudável, não é mesmo? Ficar em casa parada por 1 semana com dores nas pernas-braços-costas só vai servir pra te desmotivar!

Então, gente, tira essa bunda da cadeira e bora queimar umas calorias!

Sites-referência:
1 - http://apostoladobrasileiro.com/ma/index.php?option=com_content&view=article&id=521:o-casamento-ideal-musculacao-e-corrida&catid=145:saude&Itemid=652
2 - http://www.corpore.com.br/cws_exibeconteudogeral_3235.asp

3 - http://www.minhavida.com.br/conteudo/14341-alie-musculacao-a-corrida-e-colha-os-beneficios.htm
4 - http://cyberdiet.terra.com.br/pilates-3-1-2-76.html

2 comentários:

  1. Legal! Eu to com uma dorzinha no joelha super chata... Minha fisioterapeuta do pilates já mandou parar com o trote na esteira, aí to na bike mesmo! Só não dá pra ficar sem o aérobico! Bjoo

    ResponderExcluir
  2. É isso aí! Quando eu comecei a caminhar também fiquei com o joelho bem dolorido, praticamente mancava. O professor do Pilates disse então para eu parar de caminhar e passar a pedalar até perder mais um pouco de peso e fortalecer a musculatura do joelho. Hoje em dia estou inteira, mas tento não abusar da esteira. Então, estou alternando entre esteira, bike e simulador de caminhada, que não sobrecarregam os joelhos.
    Beijos e obrigada pelos comentários!

    ResponderExcluir