quarta-feira, 28 de março de 2012

A Arte de Emagrecer - Como Fazer dar Certo

 

Não se boicote ao emagrecer e comemore!


Lendo a Boa Forma de janeiro de 2010, na coluna sobre Comportamento, onde leitoras dão seu depoimento sobre como conseguiram emagrecer, encontrei algumas dicas valiosas sobre como fazer o processo de emagrecimento dar certo.
O interessante é a forma simples e clara que a revista expôs o que todo mundo já sabe, já ouviu falar, sobre a postura ideal que se deve ter para evitar eventuais equívocos e sabotagens, transformá-los em vitória e acabar com a guerra com a balança.
Abaixo, transcrevo e analiso as partes das dicas que considero as melhores:

Busque o possível
Leve em conta sua altura, idade e estrutura óssea antes de definir quanto quer pesar. Se você tem mais de 1,70 metro, dificilmente vai chegar aos 50 quilos e se manter saudável. O tempo também é importante. Lembre-se: você não vai perder em semanas aquilo que levou meses (ou anos) para acumular.
Não adianta sonhar em entrar em um jeans 36, se você tem ossos largos e grandes, é alta, e não se encaixa, nem de longe, no tipo mignon. Trace metas factíveis com sua realidade, desafie-se de forma consciente e emagreça com saúde, ou você vai acabar recuperando todos os quilos perdidos tão rápido que nem vai conseguir aproveitar o corpitcho.

Escolha a hora certa
Avalie seu momento de vida.
Não adianta entrar na maratona para emagrecer se você estiver passando por momentos estressantes. Deslizes serão mais prováveis, e você não precisa de mais pressão. Procure iniciar o processo de eliminação de peso quando estiver tranquila e estável emocionalmente.
Por outro lado, se você considera que mesmo com todos os seus problemas é possível manter a serenidade e "separar o joio do trigo", e acredita que encarar o foco no corpo novo é uma forma de se distrair, aliviar o stress e uma forma de estravasar, se joga!

Permita-se...
É claro que é preciso se policiar, mas restrições demais podem acabar funcionando como uma armadilha. Se vive sob pressão, na hora em que se solta um pouco, você acaba exagerando.
Acredito que é possível ter o "dia da gula/gordice/pé na jaca" uma vez ao mês. UMA VEZ AO MÊS. No restante dos dias, não se engane, não se sabote e não invente desculpas milaborantes para sair da linha. Não é porque você se acabou na pizza hoje que tudo está acabado, amanhã é um novo dia, e a luta continua.

...Mas não se boicote
Não é porque você comeu salada no almoço e fez seus lanchinhos de três em três horas que tem o direito de fechar o dia com um chocolate. Respeite o seu esforço.
Avalie o que vale mais a pena pra você: suar em dobro na academia pra perder calorias extras e não retroceder tanto, ou devorar um chocolate, bolo, torta, pão...

Abrace o sacrifício
Aceite que, para ser magra, é preciso emagrecer. Então, diminua as quantidades e aprenda a fazer trocas inteligentes na hora das refeições, sem desanimar diante das dificuldades normais no percurso.

Respeite o seu ritmo
Para funcionar, o cardápio tem que ser pensado de acordo com a sua rotina.
Não adianta se propor a fazer uma dieta altamente restritiva, se você frequentemente faz refeições na rua. Procure ser flexível, aprenda quais são os possíveis substitutos, a compensar calorias, e as medidas ideais de comida para se servir. E coloque no prato somente aquilo que pretende comer. E nem pense em comer de gula!

Mexa-se sempre
Quem ainda não entendeu que a dieta acompanhada por uma rotina de exercícios traz resultados mais rápidos está perdendo tempo.
Exercícios aeróbios (caminhar, correr, nadar, jump, step, etc) queimam calorias, enquanto os anaeróbios (musculação, por exemplo) fortalecem sua musculatura atual, transformam massa gorda (pneus, gordurinhas) em massa magra (músculos), que consomem calorias mesmo quando você não está na academia.

Acredite que pode
Não é porque ainda não achou a sua fórmula para entrar em forma que ela não existe. Insista, sem se rebelar nem ser indulgente consigo mesma, e você chega lá.
Você pode. Você consegue. Se ainda não conseguiu foi porque: não encontrou sua fórmula, não insistiu e desistiu, se deixou levar pelas tentações. Seja forte! Só você consegue lutar contra as gordurinhas, só você consegue lutar contra a inércia e a comodidade de não fazer nada. Engordar é fácil. Emagrecer requer muita força de vontade, esforço, disciplina e foco.

 Link para a matéria no site da Boa Forma:
http://boaforma.abril.com.br/eu_consegui/historias-de-sucesso/perdi-20-kg-casamento-meu-irmao-531303.shtml?

Nenhum comentário:

Postar um comentário