sexta-feira, 1 de junho de 2012

ABC das Frutas


Conforme falamos no post anterior, as frutas são alimentos que trazem inúmeros benefícios para o organismo por serem ricas em fibras, vitaminas e minerais, podendo ser consumidas na forma de sucos, saladas, vitaminas e in natura.

A ingestão frequente de frutas pode evitar doenças, inclusive do coração e auxiliar em dietas. Entretanto, as frutas possuem frutose, que é um tipo de açúcar natural, e tudo que é consumido em excesso engorda, portanto cuidado com os exageros!

Frutas mais calóricas:
  • Côco
  • Açaí
  • Abacate
  • Uva
  • Abacaxi
  • Manga

Frutas menos calóricas:
  • Acerola
  • Mamão
  • Morango
  • Melancia
  • Maracujá
  • Maçã

Para quem não mora em cidades grandes ou tem um hortinha, as frutas podem ser consumidas ainda frescas, colhidas do pé, ou podem se tornar ingredientes de receitas caseiras de beleza.

Algumas frutas e legumes podem até ser substitutos para carnes e doces, devido às suas propriedades. De acordo com pesquisas norte-americanas, para uma dieta de 2000 calorias é indicado o consumo diário de 2 xícaras de frutas e 2 1/2 xícaras de legumes. Logicamente que devemos respeitar as proporções de ingestão de acordo com os objetivos desejados.

Veja as quantidades que equivalem a 01 xícara:

Frutas:
  • 01 pedaço médio de fruta
  • 01 xícara de fruta picada ou cozida
  • 01 banana grande
  • 1/4 de melão pequeno
  • 1/2 xícara de frutas secas
  • 01 xícara de frutas vermelhas ou uvas
  • 01 xícara de sumo de frutas, sem água
Legumes:
  • 01 xícara de legumes crus ou cozidos
  • 02 xícaras de folhas verdes cruas
  • 01 xícara de mini cenouras
  • 01 batata mécia
  • 01 xícara de suco de legumes

Encontrei alguns compilados sobre diversas frutas e seus benefícios e fiz o meu compiladão!

Abacate: melhora a memória, não tem colesterol (e ajuda a combatê-lo), é bom para prevenir doenças como reumatismo, bronquite, cálculos renais, diarréia, dor de cabeça, eczema, pela seca, parasitas intestinais, úlcera gástrica e duodenal, tosse, rouquidão e artrite. Sacia a fome, estimula a cicatrização e é bom para pessoas com doenças cardiovasculares por ser rico em vitamina E, que reforça também o sistema imunológico.
(vitaminas B, E, potássio e gordura monoinsaturada)


Abacaxi: dilui toxinas, é anti-inflamatório, cicatrizante, indicado na má digestão (ajuda na digestão de carnes), doenças respiratórias, aparelho urinário, úlceras, pressão arterial, artrite, bronquite, tosse e obesidade, por dar a sensação de saciedade, diminuir o apetite e ajudar na retenção de líquidos.
(vitaminas A, B, C, fosforo, ferro, cálcio, potássio e bromelína)   

Acerola: ajuda nos sintomas de resfriado, gripe, febre, excesso de ácido úrico e anemia. Combate o envelhecimento precoce e doenças decorrentes da ação dos radicais livres.
(vitaminas A, do complexo B, C, ferro e cálcio)

Ameixa: seu suco é um poderoso antioxidante, estimula o sistema imunológico e é útil para combater a rouquidão, gripe, tosse, problemas digestivos, gastrite e cólicas. É diurético e ajuda a tratar a artrite, cálculos da vesícula biliar, hepatite, fígado preguiçoso e intestino preso.
(potássio, fosforo, sódio, magnésio, cálcio, betacaroteno, fibras e vitaminas C e E)

Banana: é indicada para pessoas que praticam esportes (por repor o potássio no organismo, prevenindo cãimbras e por estimular a produção de serotonina no cérebro), e para quem sofre de depressão. Também é bom para anemia (estimula a produção de hemoglobinas), diarréia, pressão arterial e úlceras estomacais, além de prevenir o derrame.
(potássio, cálcio, ferro, fosforo, magnésio, betacaroteno, ácido fólico, vitaminas A, B, B1, B2, C, E, H)

Caju: é indicado para caso de febre, anemia, diabetes, febre, frieira, infecções na garganta, sífilis, tensão nervosa, bronquite, gripe e tosse, ajuda proteger o sistema imunológico, estimula os sistemas digestivo e intestinal. Desincha o corpo e é um potente antioxidante.
(vitaminas do complexo B, C, betacaroteno, cálcio, ferro, magnésio, manganês, potássio, fósforo)


Caqui: auxilia na longevidade.
(vitamina A)


Cereja: é um poderoso antioxidante, ajuda fortalecer o sistema imunológico e neutraliza os ácidos do organismo. Muito bom para tratamento de gota, acne, insônia, reumatismo, artrite, distúrbios relacionados ao ácido úrico e inflamação da garganta.
(vitamina C, acido fólico, betacaroteno, cálcio, potássio, magnésio, fosforo e flavonóides)

Côco: contém propriedades anticancerígenas, reforça os ossos e cartilagens, age como adstringente nas hemorróidas.
A água de côco verde é um potente repositor energético, ajuda a reduzir o colesterol, pressão arterial, desidratação, diarréia, depura o sangue, previne e auxilia no tratamento da artrite, estado febril, hidrata a pele, é bom para os rins e estômago e evita vômitos e náuseas na gravidez.
(vitaminas A, do complexo B, C, e sais minerais como, potássio, cálcio, fosforo, magnésio, sódio, e cloro. Também é rico em fibras, proteínas, carboidrato e gorduras)

Damasco: indicado para problemas no fígado, de visão e câncer.
(vitaminas A, B1, B2, B3, C, fósforo, ferro e potássio)

Figo: indicado para dores de garganta, gripe, tosse, bronquites, cálculos, úlceras gástricas e duodenal, diarréia, insônia e queimaduras do sol, além de ajudar na hipertensão. É bom para o fígado, depurativo do sangue e excelente nas enfermidades dos rins.
(vitaminas A, B1, B2, C, fósforo, cálcio, potássio e magnésio)

Framboesa: utilizada no tratamento de inflamação na garganta, gengivas, prisão de ventre, hemorróidas, reumatismo, doenças dos rins e fígado. É tonificante, vigorizante e desintoxicante, além de acelerar o trânsito intestinal.
(vitaminas A, B1, B5, C, ferro, fibras, cálcio, fosforo, magnésio, zinco, ácido fólico e potássio)

Fruta do Conde: é um antioxidante muito energético.

Goiaba: auxilia no combate às infecções, tosse, diarréia, excesso de ácido úrico, hemorragias, gripes, resfriado, reduz o nível do colesterol,  e ajuda no emagrecimento por prevenir a retenção de líquidos.
(vitaminas A, B1, C, fosforo, ferro, cálcio, tanino, zinco e fibras)

Jabuticaba: possui propriedades medicinais e nutritivas, ajuda a tratar de excesso de ácido úrico, retenção de líquidos, úlceras, diarréia.
(ferro, sais minerais e vitaminas)

Kiwi: indicado no casos de problemas digestivos, prisão de ventre, arteriosclerose, artrite, reumatismo, resfriado, gripe. É antioxidante e atua nos tratamentos contra a tensão e depressão.
(vitaminas A, C, cálcio, ferro, carboidratos e fibras)

Laranja: é energizante, laxante, ajuda a combater resfriados, gripe, anemia, febre, tensão nervosa, diminui o colesterol, ajuda na prevenção de infecções, cicatrização de feridas, favorece a secreção de suco gástrico, de bile e de todos os líquidos do tubo digestivo e ainda tem propriedades anticancerígenas, diuréticas e depurativa do sangue.
(vitaminas A, B12, C, ferro, fósforo, cálcio, potássio, caroteno)

Limão: eficaz no tratamento de resfriados, gripes, infecções por parasitas, aftas, feridas, tosses, ácido úrico, enxaqueca, amidalite, acne, enjôo, melhora a circulação sanguínea e é muito bom para o sistema nervoso e estômago, além de atuar no tratamento de úlceras da boca.
(vitaminas A, B1, C, potássio, cálcio)

Maçã:  é eficaz nos tratamento da obesidade por atuar no controle da fome, eficaz no combate a problemas intestinais (por acelerar seu funcionamento), digestivos (proporciona esvaziamento gástrico mais lento), no fígado, combate o colesterol, cálculos, reumatismo, arteriosclerose, artrite, febre, resfriado, retenção de líquidos, cistite, tensão nervosa e fortalece o sistema imunológico. Sua casca possui nutrientes, antioxidantes e substâncias que evitam a proliferação de células cancerígenas, incluindo as células do cólon, da mama e do fígado.
(vitaminas A, B1, B2, C, E, magnésio, cálcio, fosforo, potássio, cobre, sódio zinco, tanino, pectina)

Mamão: auxilia na solução de problemas de fígado, prisão de ventre, gripe, hérnias, artrite, desidratação, queda de cabelo, protege contra o câncer, diabete e é indicado para quem quer emagrecer, por estimular a função intestinal e auxiliar na digestão dos alimentos. Ajuda a tratar de doenças respiratórias, calos, feridas, anemia, verminose e verruga.
(vitaminas A, do complexo B, C, ferro, cálcio, fósforo e potássio)

Manga: altamente nutritiva, é depurativa do sangue, funciona como expectorante, auxilia no combate à acidez, bronquite, desnutrição, gengivite, tosses, úlceras, doença do estômago, problemas cardíacos acne, é diurético e ainda ajuda controlar a tensão arterial, a tratar anemia e fortalece o sistema imunológico.
(vitaminas A, C e do complexo B, magnésio, cálcio, ferro, fósforo, potássio, fibras e caroteno)

Maracujá: possui ação calmante, ajuda a tratar de ansiedade, depressão, estresse, histeria, inflamações da pele, insônia, pressão alta, reumatismo e tensão nervosa.
(passiflorina)

Melancia: é diurética e refrescante, reduz o risco de câncer,  ajuda amenizar os sinais de envelhecimento, combate alguns tipos de câncer, auxilia na eliminação de acido úrico, limpa o estômago, intestino, auxilia contra a obesidade, ajuda a tratar ade febre, retenção de líquidos, doenças da bexiga, cistite, hipertensão arterial e verminoses.
(vitaminas A, do complexo B, C, magnésio, cálcio, potássio, fósforo)

Melão: ajuda na desintoxicação alimentar, males dos rins, anemia, cansaço físico e mental, debilidade orgânica, possui ação hidratante, ajuda a manter o bronzeado intenso, fortifica ossos e dentes e também auxilia contra a obesidade. Seu suco é ótimo na menopausa.
(vitaminas A, do complexo B, C, cálcio, magnésio, potássio,  fósforo e betacaroteno)

Morango: bom para dietas de emagrecimento, ajuda prevenir o câncer, algumas doenças cardíacas, a reduzir o nível do colesterol, combate males dos rins, anemias, fadigas, doenças da pele, reumatismo, desnutrição, diabetes, diarréia, febre, gota, ácido úrico e reumatismo.
(vitaminas B5, C, ferro, potássio e fibras)

Nectarina: combate a fadiga e aumenta a resistência.

Pêra:  indicada para diabéticos e para quem faz dieta para emagrecer, por ser eficaz no tratamento de eliminação de gorduras, pois elimina toxinas e é depurativa do sangue. Auxilia contra prisão de ventre, inflamação do intestino, bexiga, aparelho urinário, indigestão, ácido úrico, reumatismo, desnutrição, gota, complicações pulmonares, tratamento da próstata, febre, enjôo e hipertensão e cansaço mental.
(vitaminas A, do complexo B, C, silício, ferro, magnésio, enxofre, cálcio, potássio e fibras)

Pêssego: beneficia o intestino, aparelho digestivo, sistema nervoso, reduz o colesterol, reumatismo, reduz a hipertensão arterial, ajuda a tratar ade inflamação dos rins, erupções da pele, fungos, ácido úrico, e ainda  contribui para proteger contra o câncer, problemas respiratórios e doenças cardíacas.
(vitaminas A, B5, C, D, iodo, magnésio, ferro, cobre, fósforo, cálcio, fibras, caroteno e flavonóides)

Pitanga: ajuda a tratar de anemia, ansiedade, bronquite, diarréia, febre, excesso de oleosidade na pele, gota, pressão alta, reumatismo, tosse e verminose.
(glucose, potássio, sais minerais, vitamina C)

Romã:  ótima para a visão, pele, auxilia na má circulação, na eliminação de líquidos, e é capaz de afastar doenças cardíacas e tumores.
(vitaminas A, do complexo B, ferro e cálcio)

Tangerina (ou mexerica): ajuda a tratar de febre, gripes, ácido úrico, retenção de líquidos, tensão nervosa, verminoses, e elimina toxinas.
(vitaminas A, B1, B2, C)

Uva:  indicada nos casos de ácido úrico, colesterol, disfunções digestivas, hemorragia uterina, doenças do estômago, obesidade, prisão de ventre, bronquite, previne o câncer, desintoxica o organismo, reduz a hipertensão arterial e alivia as perturbações urinárias. Ajuda a combater a anemia e o cansaço.
(vitaminas A, do complexo B, C, potássio, glucose, ferro)

Resumão
Abaixo, um resumão com os benefícios das frutas mais consumidas no nosso dia-a-dia:

 (clique na imagem para visualizar em tamanho maior)


Bora fazer feira amanhã?


Sites-referência:
1 - http://saude.hsw.uol.com.br/os-beneficios-das-frutas-e-legumes-para-a-saude.htm
2 - http://beneficiodasfrutasnasaude.blogspot.com.br/
3 - http://ritasousa.net/conheca-os-beneficios-de-58-frutas-e-legumes-que-traz-a-saude
4 - http://www.mundodastribos.com/as-frutas-e-seus-beneficios.html
5 - http://pt.shvoong.com/medicine-and-health/1779270-benef%C3%ADcio-das-frutas-para-sa%C3%BAde/
6 - http://www.todafruta.com.br/todafruta/noticias_su.asp?menu=347
7 - http://g1.globo.com/minas-gerais/noticia/2012/04/nutricionista-fala-sobre-os-beneficios-das-frutas-citricas.html
8 - http://belezaesaude.dae.com.br/frutas-vermelhas/
9 - http://belezaesaude.dae.com.br/excesso-de-frutas/
10 - http://belezaesaude.dae.com.br/frutas-que-emagrecem/
11 - http://belezaesaude.dae.com.br/frutas/
12 - http://resumododia.com/receitas-de-sucos-naturais.html
13 - http://www.nutricao-esportiva.com/alimentos-saudaveis/

Nenhum comentário:

Postar um comentário