domingo, 24 de junho de 2012

Benefícios da Corrida e Caminhada


Olá! Hoje vamos entrar em um tema que interessa muita gente: corrida.

Quando vamos a um parque, ou mesmo nas academias, sempre vemos um monte de gente correndo, caminhando, ou no jargão de antigamente: fazendo jogging e cooper.

Desde que comecei a reeducação alimentar, o endócrino me disse que exercícios aeróbios eram fundamentais para a eliminação de peso, por acelerar o metabolismo, injetar sangue mais rapidamente na corrente sanguínea, e portanto o coração trabalha mais. E com todo essas alterações, acabamos por queimar calorias e emagrecer.

Comecei na esteira do meu prédio, hoje estou na academia. No início só caminhava. Logo nas primeiras semanas, por causa do sobrepeso e do sedentarismo, senti muitas dores nos joelhos. Por sugestão do professor do Pilates, fiz bicicleta por algumas semanas, para fortalecer a musculatura, e deu certo.

Hoje estou no trote, modalidade entre a caminhada e a corrida. Sinto-me com melhor condicionamento físico, mas ainda não consigo correr.

Entretanto, para quem está buscando emagrecer, não adianta simplesmente sair correndo, é necessário respeitar os limites de frequência cardíaca. Falamos sobre isso no post Conheça Seus Limites e Vá Longe.

Para você, que pretende se aventurar no maravilhoso mundo da corrida e caminhada, não esqueça de procurar um médico e fazer uma avaliação física para analisar as suas partes cardiorrespiratória, muscular e postural. Você encontra mais dicas sobre esse assunto nesse blog aqui.

A "febre" da corrida



Além das sensações de cansaço e de missão comprida depois da corrida, é de conhecimento que os praticantes compartilham de uma sensação de euforia, como um torpor, causado pela liberação de endorfina no organismo. Essa substância age em locais do cérebro responsáveis pela sensação de prazer e euforia. Portanto, pode-se dizer que correr vicia!

Eu encontrei no site do Minha Vida 13 benefícios da corrida:

  1. "Coração: a corrida exige que o coração aumente o fluxo de sangue para todo o corpo. As fibras do músculo se fortalecem e a cavidade aumenta. Há uma hipertrofia excêntrica do miocárdio (alteração na parede e na cavidade do ventrículo esquerdo) melhorando a ejeção sanguínea. Desta forma o coração bombeia mais sangue com menos batidas, se tornando mais eficiente. Com o aumento da circulação sangüínea pelo corpo, cresce a entrada de oxigênio nos tecidos.
  2. Pulmões: correr faz com que o volume de ar inspirado seja maior, aumentando a sua capacidade de respiração. Há também um aumento da quantidade de oxigênio absorvido do ar atmosférico.
  3. Ossos: estimula a formação de massa óssea, aumentando a densidade óssea evitando problemas como a osteoporose.
  4. Pressão arterial: correr estimula a vasodilatação, o que reduz a resistência para a circulação de sangue. Há trabalhos específicos para alunos hipertensos, como trabalhar a velocidade em terrenos planos. Uma maneira de diminuir a sua pressão é trabalhando a velocidade em terrenos plano.
  5. Cérebro: aumenta os níveis de serotonina, neurotransmissor que regula o sono e o apetite. Em baixas quantidades, essa substância está associada ao surgimento de problemas como a depressão. 
  6. Peso: quanto maior a intensidade do exercício maior a queima calórica e de gordura. A corrida ajuda a gastar muitas calorias, favorecendo a perda ou manutenção do seu peso. Em uma hora de treino, um atleta chega a queimar até 950 calorias. 
  7. Colesterol: diminui os níveis de LDL (colesterol "ruim"). Corredores de longas distâncias têm o nível mais alto de HDL (colesterol bom ), encarregado de transportar os ácidos graxos no sangue e de evitar o seu depósito nas artérias.
  8. Estresse: com a corrida, há liberação do hormônio cortisol, aliviando o estresse e a ansiedade. 
  9. Sono: fazer atividade física, melhora a qualidade de sono. Correr faz a pessoa dormir melhor. Após o exercício, o corpo libera endorfina, substância que provoca a sensação de bem-estar e ajuda a relaxar. 
  10. Músculos: a corrida ajuda a melhorar a resistência muscular e também queima a gordura dos tecidos musculares, deixando-os mais fortes e definidos. 
  11. Rins: com o aumento da circulação, há também uma melhora da função dos rins, que filtram o sangue e reduzem o número de substâncias tóxicas que circulam pelo corpo. 
  12. Articulações: correr torna a cartilagem das articulações mais espessa, o que protege melhor essas regiões tão frágeis do nosso corpo. 
  13. Aumenta a libido: após 30 minutos de corrida, há um aumento da testosterona que permanece assim, por mais uma hora aproximadamente. No caso das mulheres, também há um aumento dos hormônios relacionados ao desejo, além de aumentar a auto-confiança."

Também encontrei, no site do Minha Vida, uma matéria super-interessante que tira (quase) todas as dúvidas de quem quer começar a correr:

  • "O que é melhor: correr ou caminhar?  Os dois são ótimos, desde que sejam praticados com prazer e freqüência. Quem tem alguma limitação física normalmente prefere a caminhada. Por ser mais leve, ela á indicada para quem está saindo do sedentarismo. Os passos em ritmo mais devagar permitem ao corpo ir se acostumando com a respiração e a postura corretas. Mas a perda de peso acontece de forma mais rápida com a corrida, que queima mais calorias. Só comece a praticá-la, entretanto, depois de fazer todas as avaliações físicas e receber autorização do seu médico. 
  • Quantas vezes por semana devo praticar esportes? Para começar, três dias na semana está perfeito. Não adianta pegar muito pesado, sob o risco de machucar o seu corpo. Aos poucos, a intensidade do treino pode ser aumentada, sem necessidade de mais aulas. Mas, antes de fazer qualquer mudança, peça orientação de um professor. E, dentro do seu tempo, tente intercalar os treinos aeróbios com a musculação, desta maneira você fica protegido contra as lesões. 
  • Com que velocidade devo começar meu treino? Antes de pensar nisso, você precisa descobrir quanto tempo consegue correr sem forçar demais o organismo. No início, a velocidade com que você começa a treinar pode ser a mesma do fim do treino, desde que você não sinta cansaço. Para saber a medida, veja se é possível correr e conversar ao mesmo tempo, sem sacrifício. Se não conseguir, diminua a velocidade. 
  • A respiração tem de ser pela boca ou pelo nariz? O ar que chega aos pulmões tendo passado pelo nariz tem melhor qualidade: além de filtrado, ele foi umidificado. Mas, correndo em velocidade mais intensa, fica difícil fazer este controle. Enquanto estiver caminhando, use o nariz para inspirar e a boca para expirar. Conforme o ritmo dos exercícios for aumentando, pare de se preocupar. Naturalmente, você vai se adaptar às necessidades, seja respirando pela boca ou pelo nariz (o importante é não perder o ritmo de treino). 
  • Na corrida, passadas curtas são melhores do que passadas largas? Não existe pior nem melhor nesta questão. O tamanho das passadas depende da constituição física do atleta, do tipo de treino que ele desenvolve e até do cansaço em condições de maior fadiga, as passadas tendem a ser mais curtas. 
  • Qual a postura adequada? O seu corpo deve formar uma linha vertical, com a cabeça olhando para a frente. A inclinação do trono, que observamos em muitos atletas de rua não é indicada: dificulta a respiração e força as articulações. 
  • É normal sentir dores no dia seguinte ao treino? Se você estava parado há muito tempo, vai sentir as dores. É a resposta do seu corpo a um esforço novo. Mas elas tende a sumir à medida que os treinos se repetem. Uma boa massagem, além de alongamentos antes e depois dos treinos, ajuda a diminuir o desconforto. De qualquer forma, se as dores continuarem depois de duas semanas de treino, avise seu professor. Pode ser o caso de fortalecer a musculatura e pegar mais leve no treino aeróbio."

Para finalizar, veja que interessantes estas dicas para quem quer começar a correr ou caminhar:
(link: http://youtu.be/9Djqtsfa2yI)

Sites-referência:
1 - http://www.buscasaude.com.br/personal-trainer/correr-ou-andar-o-que-e-melhor-2/
2 - http://www.minhavida.com.br/fitness/materias/2829-conheca-os-testes-que-voce-precisa-fazer-antes-de-comecar-a-treinar
3 - http://www.institutoprocardiaco.com.br/especiais9.htm
4 - http://acordarparacorrer.com.br/2011/04/08/dicas-para-avaliar-sua-saude-antes-de-comecar-a-correr/
5 - http://www.minhavida.com.br/fitness/materias/2831-correr-da-barato44-a-ciencia-comprova
6 - http://www.minhavida.com.br/fitness/materias/2064-seu-corpo-da-13-motivos-para-voce-comecar-a-correr-ja
7 - http://www.minhavida.com.br/fitness/materias/2835-tire-todas-as-duvidas-antes-de-comecar-a-caminhar-ou-correr

quinta-feira, 21 de junho de 2012

Alimentos que Aumentam a Imunidade


Quando eu lembro, pego na loja de alimentos saudáveis Mundo Verde a revista que eles publicam. Na edição de maio saíram várias matérias interessantes, que eventualmente eu gostaria de compartilhar com vocês.

A primeira é sobre alimentos que aumentam a imunidade, tema que vai de encontro com o início do inverno. Para complementar o post, fiz uma pesquisa e encontrei outros alimentos, veja no final:

"O bom funcionamento do sistema imunológico pode ser prejudicado por uma série de fatores. Poluição, estresse e deficiência de nutrientes são alguns deles. Quando a imunidades está baixa, aumenta a incidência de doenças, que vão desde simples resfriados a infecções respiratórias graves e herpes. Manter uma dieta adequada ajuda a minimizar esses tipos de problemas .Conheça uma seleção de alimentos capazes de fortalecer a defesa do organismo:


Alho: fonte de alicina, possui ação antioxidante. Promove o aumento da proliferação dos linfócitos T, que destroem organismos estranhos e células infectadas, além de aumentar a ativação das células natural killer, importantes na ação contra infecções e tumores.


Acerola: rica em vitamina C, protege o organismo de gripes e resfriados por atuar diretamente na reconstituição dos leucócitos. Aumenta a resistência a infecções e possui ação antioxidante, importante no combate aos radicais livres.


Chá verde e branco: ricos em catequinas e epicatequinas, fortalecem o sistema imunológico.


Cogumelo shitake: possui lentinan, que aumenta a produção e a atividade dos glóbulos brancos (importantes células de defesa).


Geleia real: estimula a imunidade e combate as infecções causadas por vírus e bactérias.


Gengibre: rico em vitaminas C e B6, que ajudam na defesa do organismo, é imunoestimulante. Reduz inflamações e dores.


Oleaginosas: fontes de vitamina E, estimula a produção de linfócitos B, que são responsáveis pelo aumentos dos anticorpos e destroem as bactérias.


Óleo de côco: rico em ácido láurico e caprílico apresenta efeito imunomodulador, antiviral e antibacteriano.


Probióticos: equilibram a flora intestinal evitando o crescimento de micro-organismos patogênicos, que causam doenças e fortalecem o sistema imunológico.


Própolis: possui ação anestésica, anti-inflamatória, cicatrizante e antibiótica, por isso auxilia na prevenção e tratamento de doenças respiratórias."

Complementando:


Batata doce: atua no combate ao mal de Parkinson, males do fígado, problemas cardíacos e câncer.

Brocólis: repletos de fósforo, magnésio, potássio, cácio e vitamina C.

Canela: impede o desenvolvimento de bactérias no organismo, inclusive no combate ao mau hálito e alguns estudos apontam para a sua utilização no combate ao diabetes tipo 2.

Castanha-do-Pará: rica em selênio, mineral antioxidante que diminui a degeneração cutânea e cerebral e ainda conta com o magnésio, que interfere na atividade muscular e cardíaca.

Figo: rico em fibras, que contribuem na regulação dos níveis de insulina, no funcionamento do intestino e na diminuição da velocidade do envelhecimento. Conta ainda com polifenóis, que impedem a degradação celular pela ação da poluição, fumo e estresse.

Linhaça: a semente é fonte de ômega-9 e ácido alfa-linoleico, que ajudam o intestino e coração a funcionar melhor. por equilibrar os níveis de gordura no sangue. O melhor é consumi-la triturada ou na forma de farinha.

Pimenta: fonte de betacaroteno, que se transforma em vitamina A e auxilia o organismo na luta contra todo tipo de infecções.

Romã: diminui os riscos de doenças do coração e câncer, pois é rica em flavonóides, substâncias que controlam o colesterol e regulam o fluxo sanguíneo para o coração.

Salmão: rico em ômega-3 e com ação antioxidante. Do salmão retira-se o DMAE, substância que tem sido utilizada há muito tempo para conservar o aspecto jovem da pele.

Tomate: um dos melhores combatentes contra o câncer de próstata. O licopeno, pigmento responsável pela coloração vermelha da fruta, tem a capacidade de se acumular na glândula prostática e inibir o crescimento de células cancerígenas.


Sites-referência:
1 - http://corpo-saude.wmnett.com.br/imunidade-alimentos-dieta.html
2 - http://corpo-saude.wmnett.com.br/aumentar-imunidade-vitaminas.html
3 - http://www.minhavida.com.br/saude/galerias/10833-nove-alimentos-para-deixar-a-imunidade-nas-alturas
4 - http://zerohora.clicrbs.com.br/rs/vida-e-estilo/bem-estar/noticia/2012/05/nutricionista-da-dicas-de-alimentos-que-aumentam-a-imunidade-3748558.html
5 - http://corpoacorpo.uol.com.br/dieta/nutricao/aposte-nos-alimentos-que-aumentam-a-imunidade/2173
6 - http://www.mundoverde.com.br/Noticia/2012/06/18/Cuide-de-sua-imunidade-no-inverno/
7 - http://bibliotecademedicina.com.br/blognutricao/?p=71
8 - http://www.dicasdemulher.com.br/alimentos-que-fortalecem-o-sistema-imunologico/

sexta-feira, 15 de junho de 2012

Ginger Tips: Por Que Fazer Dieta Assusta?



Muitas pessoas ficam tristes só de pensar que terão que iniciar uma dieta .Isso tudo porque associam dieta a restrição alimentar. "Pronto estou de dieta, não poderei mais comer meu chocolate", "Adeus a pizza", "Terei de viver de salada". O fato é que muitas pessoas associam dieta a sofrimento, acreditam que para emagrecer devem fazer dieta. A própria palavra está muito ligada a restrição calórica, a proibições e não a educação alimentar e correção de hábitos.

O problema é que na maioria das vezes as pessoas não procuram um profissional especializado para ajudar na realização dessa tarefa. E acabam fazendo dietas restritivas que levam a grande perda de peso podendo ocasionar até mesmo problemas a saúde como a anemia, além de não conseguirem manterem esse padrão alimentar por muito tempo, voltando a estaca zero após dias de "dieta".

É importante ressaltar que dieta deve ser feito por um curto espaço de tempo, e não como rotina. Quando se opta por mudança na alimentação, seja como ferramenta para perda de peso ou em virtude de alguma patologia, deve-se atentar para mudanças a longo prazo, visando a reeducação dos hábitos alimentares.

Últimas dicas:

  1. Pratique atividades físicas,pode ser uma simples caminhada ou até mesmo andar de bicicleta. O importante é se mexer e sair do sedentarismo.
  2. Invista nas frutas, verduras e cereais integrais, que além de fornecer vitaminas e minerais, também auxiliam no bom funcionamento do intestino por fornecer fibras.
  3. Hidrate-se, consuma ao menos de 2 a 3 litros de água ao dia.
  4. Relaxe! É muito importante não se sentir pressionada, você deve ir mudando seu hábitos do modo mais natural possível, afinal radicalismo não leve a nada.
  5. Procure um nutricionista, para fazer um plano alimentar individualizado, que supra todas as suas necessidades!

domingo, 10 de junho de 2012

Aproveite as Festas Juninas Sem Sair da Dieta!


Festa Junina quer dizer comilança e sair da dieta, certo? Errado!
Veja essa matéria do site Minha Vida, que conta como aproveitar a quermesse sem ganhar peso! Após o texto nós conversamos um pouco mais.
Boa leitura!


"Festa junina é sinônimo de pecado contra a dieta, certo? Em partes. De fato, se você pensar em alimentos como pamonha, pé-de-moleque, pinhão e amendoim, desanimará totalmente do cardápio junino. Entretanto, o clima frio e todo o resto do ano podem sim ser recheados com alguns alimentos típicos da comida roceira das festas de São João - e que vão dar um tom diferente a seu cardápio trivial.


Milho, cereal que dá energia
O milho vai tanto assado na espiga com manteiga, quanto em várias receitas de doces juninos. O grão é uma ótima fonte de fibra que auxilia no bom funcionamento intestinal, além de ser uma ótima fonte de vitamina A, C, folato, tiamina, potássio e ferro. O milho cozido é a versão mais saudável, que deve ser consumido sem muito sal e com moderação na manteiga ou margarina. Lembrando que o milho cozido é uma boa fonte de energia, contendo 100kcal por 100g do alimento - e a manteiga, em apenas uma colher de sopa é capaz de dobrar essa quantidade de calorias. Há também o irresistível bolo de milho, que possui uma versão light, com apenas 80 kcal por porção.


Vinho, amigo do peito
Vinho quente é acolhedor, irresistível nestes dias mais frios. Mas, vale lembrar que a deliciosa receita leva uma boa quantidade açúcar, pedindo moderação, pois o álcool também é bastante calórico. No dia a dia, tomar um cálice de vinho tinto é uma ótima escolha, pois ele possui antioxidantes que auxiliam a prevenção de doenças cardiovasculares. Um estudo do Brigham and Women's Hospital Boston, nos Estados Unidos, concluiu que beber moderadamente ajuda na perda de peso - e a bebida mais eficiente para isso foi o vinho tinto, seguido de outras bebidas como a cerveja, o vinho branco e o licor.  


Gengibre, voz afiada
A raiz que aromatiza o quentão das festas de junho é um ótimo tempero. Ele possui ação anti-inflamatória, cicatrizante e auxilia na digestão. Tantas propriedades terapêuticas se devem à ação conjunta de várias substâncias, principalmente, a do óleo essencial, rico nos componentes medicinais cafeno, felandreno, zingibereno e zingerona. O gengibre é um ótimo alimento funcional, que pode acompanhar suas carnes, sopas, bebidas e doces. Por atuar no sistema digestivo, também é indicado para evitar enjoos, náuseas e auxiliar na digestão de alimentos gordurosos.  


Cuzcuz à paulista
Nas mesas de todo arraial que se preze, essa delícia salgada pode ser acompanhado de salada e fazer as vezes de uma refeição. A receita, que leva farinha de milho como base, pode dispensar os ovos, azeitonas, milho em conserva e ser feito com atum light, em vez de sardinha, o que dá um sabor especial com menos calorias e gorduras. Não se esqueça do tomate, palmito e ervilhas. Outra ideia é apostar na versão vegetariana, com proteína de soja e leva também abobrinha e cenoura. 


Abóbora na panela
Ingrediente principal do doce (que é bem calórico, com 406 kcal por 100 gramas) bastante típico das festas juninas, a abóbora cozida não só pode, como deve, fazer parte do seu cardápio diário. Ela possui boas quantidades de vitaminas antioxidantes, como a vitamina C e E, além do betacaroteno. Estudos mostram que seu consumo ajuda a diminuir o risco de câncer, doenças do coração e derrame. No entanto, evite combinações com leite de coco, coco e leite condensado.


A abóbora também é rica em vitamina A, importante para o bom funcionamento do organismo, e contém o licopeno, a mesma substância do tomate, um elemento essencial para a visão. A hortaliça também possui vitaminas do complexo B, cálcio e o fósforo. Por ser muito versátil, a abóbora pode ser consumida diariamente de diversas formas, em saladas, pratos quentes, refogados, sopas e pães. Muitas pessoas consomem as sementes, que são ricas em ferro, torradas como aperitivo.  


Tapioca
Típica da região Nordeste, a iguaria já invadiu os pratos de todo o país. A massa, que contém mandioca é uma ótima escolha para quem não pode comer glúten. Como é feita de farinha de polvilho e água, a massa da tapioca é pouco nutritiva. Uma porção de 50 gramas da massa tem 68 calorias e apenas 1,6 gramas de proteínas. A dica é tentar compensar na escolha dos recheios, a deficiência nutricional da massa. As opções com recheios de frutas são uma boa, desde que não venham acompanhadas de muito açúcar, leite de coco e leite condensado - a versão de frutas com geleia tem 250 calorias, ou seja, pode entrar no café ou lanche de vez em quando. Uma opção atrativa para os dias frios é a de Romeu e Julieta light, feita com geleia de goiaba diet e queijo branco.  


Espetinho
Os cortes magros de carne, como maminha e alcatra, são mais indicados. Para consumir carnes mais gordas, como a picanha, retire o máximo que conseguir da capa de gordura. Evite a costela suína e bovina, que são bastante gordurosas. As linguiças também devem ser evitadas, pois, além da gordura, são ricas em conservantes e sódio, que provoca retenção de líquido e o aumento de peso. Se não conseguir resistir, não consuma mais do que meia unidade."

Veja essa tabela calórica que eu encontrei, com alimentos comuns nas festas juninas:


  • Pamonha (1 unidade): 108 calorias
  • Pé de moleque (1 unidade): 113 calorias
  • Maria-mole com coco queimado (1 unidade): 132 calorias
  • Bolo de fubá (1 pedaço médio): 158 calorias
  • Canjica (1 xícara): 180 calorias
  • Queijadinha (1 unidade): 214 calorias
  • Doce de abóbora (1 unidade): 215 calorias
  • Quindim (1 unidade): 228 calorias
  • Cocada de colher (1 copinho): 258 calorias
  • Paçoca de colher (1 copinho): 262 calorias
  • Ambrosia (1 porção): 309 calorias
  • Bombocado de queijo (1 unidade): 338 calorias
  • Pipoca caramelada (1 saquinho): 357 calorias
  • Maçã do amor (1 unidade): 361 calorias
  • Bolo de aipim (1 pedaço médio): 392 calorias
  • Doce de leite (1 unidade): 412 calorias
  • Curau de milho (1 xícara): 436 calorias
  • Arroz doce (1 xícara): 443 calorias


Tem também essa tabela, que é interessante, apesar de um pouco conflitante com os dados acima:
(clique na imagem para visualizá-la em tamanho maior)

Desesperador, hã?


Entretanto, encontramos benefícios, como vitaminas e minerais desdes alimentos:

Amendoim e derivados, como pé de moleque e a paçoca, apesar de repletos de gorduras, são ricos em vitamina C, potássio, magnésio, ferro, cálcio, zinco e fibras.

A batata-doce, por ser um carboidrato, fornece energia, além de ser rica em betacaroteno, possui vitamina A (bom para a vista, por conserva a saúde da pele, auxiliar o crescimento e evita infecções), vitaminas B1 e B5 (que evitam problemas de pele e ajudam na regularização do sistema nervoso e do aparelho digestivo).

O pinhão, além de gostoso, é rico em proteínas, minerais, vitaminas, ácidos graxos essenciais, cálcio e magnésio.

O milho e os alimentos derivados dele, como a canjica, o bolo de fubá e a pipoca, têm alto teor de vitaminas, A, C, folato, tiamina, potássio, ferro e fibras, além de ter atividade anticancerígena e antiviral. O milho apresenta função energética, por ser um alimento fonte de carboidrato.

Mandioca: excelente fonte de carboidratos, boa fonte de cálcio e fósforo.


Boa alimentação e diversão podem sempre andar juntas! Basta alguns cuidados e dedicação com sua saúde.

Bom Arraial e boas festas juninas!



Sites-referência:
1 - http://www.minhavida.com.br/alimentacao/galerias/11464-sete-alimentos-de-festa-junina-para-comer-sem-medo-da-balanca?utm_source=news_mv&utm_medium=alimentacao&utm_campaign=555281
2 - http://mdemulher.abril.com.br/blogs/dieta-nunca-mais/2012/06/quantas-calorias-tem-os-docinhos-de-festa-junina/
3 - http://cyberdiet.terra.com.br/festas-juninas-aproveite-sem-sair-da-dieta-2-1-1-605.html
4 - http://www.liliamarkie.com/2010/06/curta-festa-junina-sem-sair-da-dieta.html
5 - http://www.abril.com.br/noticias/ciencia-saude/truques-curtir-festa-junina-prejudicar-dieta-474972.shtml

domingo, 3 de junho de 2012

Inspiração do Dia!


Ginger Tips - Mantenha a Dieta no Cinema

Quando estamos de dieta e vamos a uma festa ou balada, o que fazemos? Comemos em casa para não cair em tentação, certo?

Então por que não fazer o mesmo antes de ir ao cinema? Coma algo saudável e que te sacie. Assim vai ser mais fácil dizer não para o baldinho de pipoca com refri. Comigo dá certo!


Mas, se de todo bater aquela fominha, existem algumas opções para não enfiar o pé na jaca por inteiro:

Peça as porções pequenas:  uma embalagem pequena de pipoca salgada (100 gr) tem em média 448 calorias e 14,50 gramas de gordura, mas pode chegar a 550 calorias, se você adicionar manteiga. Um copo de refrigerante de 300 ml tem em média 120 calorias e o grande (750 ml) tem cerca de 300 calorias. O melhor é beber água!

Prefira pipoca sem manteiga: manteiga é caloria pura, me disse meu endocrinologista. Fora que ela tem gordura saturada e colesterol.

Reduza a quantidade de sal: o sal é sódio, que causa retenção de líquidos e faz a gente inchar. Fora que quanto mais sal, mais sede você sente. E se você tiver pego um refrigerante normal, vai acabar matando a sede consumindo mais calorias ainda.

Evite refrigerante: refrigerante é altamente calórico e dá celulite! Refrigerantes diet, apesar de ter a quantidade de calorias reduzida, possuem adoçantes artificiais, que podem prejudicar o organismo. O melhor mesmo é beber água. Ou então um suco de frutas.

Não coma fast-food: não preciso nem falar né? Se você está de dieta, fuja dos McDonald's da vida que têm opções altamente calóricas e prejudiciais ao corpitcho ideal.

Cachorro-quente, só se for do simples: o pão do cachorro-quente não é pra quem está de dieta. E nem a salsicha. Se você gosta do completo, vixxx... batata palha, purê de batata, milho, bacon, maionese, catchup, queijo: tudo errado, tudo engordativo de-mais!

Pegue leve no chocolate: lembre-se que chocolate é calórico! Se não resiste a uma barrinha, saiba que quanto mais amargo melhor. E quanto menor, melhor também!! E fique longe de confeitos, tipo M&M's, porque você pode acabar perdendo a noção de quanto comeu. Um pacote de 200 gramas de M&M's possui 984 calorias e 44 gramas de gordura.

Seja razoável: escolha apenas um alimento e uma bebida. Pense na quantidade de calorias que você pode vir a ingerir! Pense no tempo que vai ter que ficar na esteira até queimar tudo! Pense no panceps e nas pochetes!

Olha que bacana essa lista de calorias que eu encontrei:

  1. Pipoca com manteiga (100gr), 680 cal. 
  2. Pipoca simples (100 g), 497 cal.
  3. Chicken pop corn (130 g), 311 cal.
  4. Algodão-doce Snow Sugar (pote com 35 g), 140 cal.
  5. Mini pão de queijo (1 unidade), 39 cal. 
  6. Sonho de valsa (1 un.), 113 cal. 
  7. M&M´s chocolate (100 g), 492 cal. 
  8. Mentos stick (Fruit ou Mint, 1 un.), 12 cal. 
  9. Coca-Cola (500 ml), 212 cal. 

Então, é isso. Mantenha um olho na tela e outro na dieta, e bom filme!

Sites-referência:
1 - http://www.minhavida.com.br/alimentacao/galerias/10246-va-ao-cinema-sem-afetar-sua-dieta#conteudoTxt
2 - http://lucianamagalhaespersonaltrainer.blogspot.com.br/2009/10/cinema-e-dieta.html
3 - http://todaela.uol.com.br/nutricao/curta-um-cineminha-sem-escapar-da-dieta
4 - http://corpoacorpo.uol.com.br/dieta/nutricao/saiba-quantas-calorias-tem-os-petiscos-do-cinema/1804
5 - http://www.dasgurias.com/2011/03/24/cinema-x-dieta-o-que-comer/
6 - http://mdemulher.abril.com.br/blogs/dieta-nunca-mais/tag/cinema/
7 - http://www.comofazeronline.com/como-ir-ao-cinema-sem-afetar-a-sua-dieta/
8 - http://suadieta.com.br/Materias/1898/alimentacao/dieta-no-cinema-como-vencer-as-tentacoes
9 - http://www.spazioperfetto.com.br/wp/wordpress/pipoca-refrigerante-cinema-dieta-risco/

sexta-feira, 1 de junho de 2012

ABC das Frutas


Conforme falamos no post anterior, as frutas são alimentos que trazem inúmeros benefícios para o organismo por serem ricas em fibras, vitaminas e minerais, podendo ser consumidas na forma de sucos, saladas, vitaminas e in natura.

A ingestão frequente de frutas pode evitar doenças, inclusive do coração e auxiliar em dietas. Entretanto, as frutas possuem frutose, que é um tipo de açúcar natural, e tudo que é consumido em excesso engorda, portanto cuidado com os exageros!

Frutas mais calóricas:
  • Côco
  • Açaí
  • Abacate
  • Uva
  • Abacaxi
  • Manga

Frutas menos calóricas:
  • Acerola
  • Mamão
  • Morango
  • Melancia
  • Maracujá
  • Maçã

Para quem não mora em cidades grandes ou tem um hortinha, as frutas podem ser consumidas ainda frescas, colhidas do pé, ou podem se tornar ingredientes de receitas caseiras de beleza.

Algumas frutas e legumes podem até ser substitutos para carnes e doces, devido às suas propriedades. De acordo com pesquisas norte-americanas, para uma dieta de 2000 calorias é indicado o consumo diário de 2 xícaras de frutas e 2 1/2 xícaras de legumes. Logicamente que devemos respeitar as proporções de ingestão de acordo com os objetivos desejados.

Veja as quantidades que equivalem a 01 xícara:

Frutas:
  • 01 pedaço médio de fruta
  • 01 xícara de fruta picada ou cozida
  • 01 banana grande
  • 1/4 de melão pequeno
  • 1/2 xícara de frutas secas
  • 01 xícara de frutas vermelhas ou uvas
  • 01 xícara de sumo de frutas, sem água
Legumes:
  • 01 xícara de legumes crus ou cozidos
  • 02 xícaras de folhas verdes cruas
  • 01 xícara de mini cenouras
  • 01 batata mécia
  • 01 xícara de suco de legumes

Encontrei alguns compilados sobre diversas frutas e seus benefícios e fiz o meu compiladão!

Abacate: melhora a memória, não tem colesterol (e ajuda a combatê-lo), é bom para prevenir doenças como reumatismo, bronquite, cálculos renais, diarréia, dor de cabeça, eczema, pela seca, parasitas intestinais, úlcera gástrica e duodenal, tosse, rouquidão e artrite. Sacia a fome, estimula a cicatrização e é bom para pessoas com doenças cardiovasculares por ser rico em vitamina E, que reforça também o sistema imunológico.
(vitaminas B, E, potássio e gordura monoinsaturada)


Abacaxi: dilui toxinas, é anti-inflamatório, cicatrizante, indicado na má digestão (ajuda na digestão de carnes), doenças respiratórias, aparelho urinário, úlceras, pressão arterial, artrite, bronquite, tosse e obesidade, por dar a sensação de saciedade, diminuir o apetite e ajudar na retenção de líquidos.
(vitaminas A, B, C, fosforo, ferro, cálcio, potássio e bromelína)   

Acerola: ajuda nos sintomas de resfriado, gripe, febre, excesso de ácido úrico e anemia. Combate o envelhecimento precoce e doenças decorrentes da ação dos radicais livres.
(vitaminas A, do complexo B, C, ferro e cálcio)

Ameixa: seu suco é um poderoso antioxidante, estimula o sistema imunológico e é útil para combater a rouquidão, gripe, tosse, problemas digestivos, gastrite e cólicas. É diurético e ajuda a tratar a artrite, cálculos da vesícula biliar, hepatite, fígado preguiçoso e intestino preso.
(potássio, fosforo, sódio, magnésio, cálcio, betacaroteno, fibras e vitaminas C e E)

Banana: é indicada para pessoas que praticam esportes (por repor o potássio no organismo, prevenindo cãimbras e por estimular a produção de serotonina no cérebro), e para quem sofre de depressão. Também é bom para anemia (estimula a produção de hemoglobinas), diarréia, pressão arterial e úlceras estomacais, além de prevenir o derrame.
(potássio, cálcio, ferro, fosforo, magnésio, betacaroteno, ácido fólico, vitaminas A, B, B1, B2, C, E, H)

Caju: é indicado para caso de febre, anemia, diabetes, febre, frieira, infecções na garganta, sífilis, tensão nervosa, bronquite, gripe e tosse, ajuda proteger o sistema imunológico, estimula os sistemas digestivo e intestinal. Desincha o corpo e é um potente antioxidante.
(vitaminas do complexo B, C, betacaroteno, cálcio, ferro, magnésio, manganês, potássio, fósforo)


Caqui: auxilia na longevidade.
(vitamina A)


Cereja: é um poderoso antioxidante, ajuda fortalecer o sistema imunológico e neutraliza os ácidos do organismo. Muito bom para tratamento de gota, acne, insônia, reumatismo, artrite, distúrbios relacionados ao ácido úrico e inflamação da garganta.
(vitamina C, acido fólico, betacaroteno, cálcio, potássio, magnésio, fosforo e flavonóides)

Côco: contém propriedades anticancerígenas, reforça os ossos e cartilagens, age como adstringente nas hemorróidas.
A água de côco verde é um potente repositor energético, ajuda a reduzir o colesterol, pressão arterial, desidratação, diarréia, depura o sangue, previne e auxilia no tratamento da artrite, estado febril, hidrata a pele, é bom para os rins e estômago e evita vômitos e náuseas na gravidez.
(vitaminas A, do complexo B, C, e sais minerais como, potássio, cálcio, fosforo, magnésio, sódio, e cloro. Também é rico em fibras, proteínas, carboidrato e gorduras)

Damasco: indicado para problemas no fígado, de visão e câncer.
(vitaminas A, B1, B2, B3, C, fósforo, ferro e potássio)

Figo: indicado para dores de garganta, gripe, tosse, bronquites, cálculos, úlceras gástricas e duodenal, diarréia, insônia e queimaduras do sol, além de ajudar na hipertensão. É bom para o fígado, depurativo do sangue e excelente nas enfermidades dos rins.
(vitaminas A, B1, B2, C, fósforo, cálcio, potássio e magnésio)

Framboesa: utilizada no tratamento de inflamação na garganta, gengivas, prisão de ventre, hemorróidas, reumatismo, doenças dos rins e fígado. É tonificante, vigorizante e desintoxicante, além de acelerar o trânsito intestinal.
(vitaminas A, B1, B5, C, ferro, fibras, cálcio, fosforo, magnésio, zinco, ácido fólico e potássio)

Fruta do Conde: é um antioxidante muito energético.

Goiaba: auxilia no combate às infecções, tosse, diarréia, excesso de ácido úrico, hemorragias, gripes, resfriado, reduz o nível do colesterol,  e ajuda no emagrecimento por prevenir a retenção de líquidos.
(vitaminas A, B1, C, fosforo, ferro, cálcio, tanino, zinco e fibras)

Jabuticaba: possui propriedades medicinais e nutritivas, ajuda a tratar de excesso de ácido úrico, retenção de líquidos, úlceras, diarréia.
(ferro, sais minerais e vitaminas)

Kiwi: indicado no casos de problemas digestivos, prisão de ventre, arteriosclerose, artrite, reumatismo, resfriado, gripe. É antioxidante e atua nos tratamentos contra a tensão e depressão.
(vitaminas A, C, cálcio, ferro, carboidratos e fibras)

Laranja: é energizante, laxante, ajuda a combater resfriados, gripe, anemia, febre, tensão nervosa, diminui o colesterol, ajuda na prevenção de infecções, cicatrização de feridas, favorece a secreção de suco gástrico, de bile e de todos os líquidos do tubo digestivo e ainda tem propriedades anticancerígenas, diuréticas e depurativa do sangue.
(vitaminas A, B12, C, ferro, fósforo, cálcio, potássio, caroteno)

Limão: eficaz no tratamento de resfriados, gripes, infecções por parasitas, aftas, feridas, tosses, ácido úrico, enxaqueca, amidalite, acne, enjôo, melhora a circulação sanguínea e é muito bom para o sistema nervoso e estômago, além de atuar no tratamento de úlceras da boca.
(vitaminas A, B1, C, potássio, cálcio)

Maçã:  é eficaz nos tratamento da obesidade por atuar no controle da fome, eficaz no combate a problemas intestinais (por acelerar seu funcionamento), digestivos (proporciona esvaziamento gástrico mais lento), no fígado, combate o colesterol, cálculos, reumatismo, arteriosclerose, artrite, febre, resfriado, retenção de líquidos, cistite, tensão nervosa e fortalece o sistema imunológico. Sua casca possui nutrientes, antioxidantes e substâncias que evitam a proliferação de células cancerígenas, incluindo as células do cólon, da mama e do fígado.
(vitaminas A, B1, B2, C, E, magnésio, cálcio, fosforo, potássio, cobre, sódio zinco, tanino, pectina)

Mamão: auxilia na solução de problemas de fígado, prisão de ventre, gripe, hérnias, artrite, desidratação, queda de cabelo, protege contra o câncer, diabete e é indicado para quem quer emagrecer, por estimular a função intestinal e auxiliar na digestão dos alimentos. Ajuda a tratar de doenças respiratórias, calos, feridas, anemia, verminose e verruga.
(vitaminas A, do complexo B, C, ferro, cálcio, fósforo e potássio)

Manga: altamente nutritiva, é depurativa do sangue, funciona como expectorante, auxilia no combate à acidez, bronquite, desnutrição, gengivite, tosses, úlceras, doença do estômago, problemas cardíacos acne, é diurético e ainda ajuda controlar a tensão arterial, a tratar anemia e fortalece o sistema imunológico.
(vitaminas A, C e do complexo B, magnésio, cálcio, ferro, fósforo, potássio, fibras e caroteno)

Maracujá: possui ação calmante, ajuda a tratar de ansiedade, depressão, estresse, histeria, inflamações da pele, insônia, pressão alta, reumatismo e tensão nervosa.
(passiflorina)

Melancia: é diurética e refrescante, reduz o risco de câncer,  ajuda amenizar os sinais de envelhecimento, combate alguns tipos de câncer, auxilia na eliminação de acido úrico, limpa o estômago, intestino, auxilia contra a obesidade, ajuda a tratar ade febre, retenção de líquidos, doenças da bexiga, cistite, hipertensão arterial e verminoses.
(vitaminas A, do complexo B, C, magnésio, cálcio, potássio, fósforo)

Melão: ajuda na desintoxicação alimentar, males dos rins, anemia, cansaço físico e mental, debilidade orgânica, possui ação hidratante, ajuda a manter o bronzeado intenso, fortifica ossos e dentes e também auxilia contra a obesidade. Seu suco é ótimo na menopausa.
(vitaminas A, do complexo B, C, cálcio, magnésio, potássio,  fósforo e betacaroteno)

Morango: bom para dietas de emagrecimento, ajuda prevenir o câncer, algumas doenças cardíacas, a reduzir o nível do colesterol, combate males dos rins, anemias, fadigas, doenças da pele, reumatismo, desnutrição, diabetes, diarréia, febre, gota, ácido úrico e reumatismo.
(vitaminas B5, C, ferro, potássio e fibras)

Nectarina: combate a fadiga e aumenta a resistência.

Pêra:  indicada para diabéticos e para quem faz dieta para emagrecer, por ser eficaz no tratamento de eliminação de gorduras, pois elimina toxinas e é depurativa do sangue. Auxilia contra prisão de ventre, inflamação do intestino, bexiga, aparelho urinário, indigestão, ácido úrico, reumatismo, desnutrição, gota, complicações pulmonares, tratamento da próstata, febre, enjôo e hipertensão e cansaço mental.
(vitaminas A, do complexo B, C, silício, ferro, magnésio, enxofre, cálcio, potássio e fibras)

Pêssego: beneficia o intestino, aparelho digestivo, sistema nervoso, reduz o colesterol, reumatismo, reduz a hipertensão arterial, ajuda a tratar ade inflamação dos rins, erupções da pele, fungos, ácido úrico, e ainda  contribui para proteger contra o câncer, problemas respiratórios e doenças cardíacas.
(vitaminas A, B5, C, D, iodo, magnésio, ferro, cobre, fósforo, cálcio, fibras, caroteno e flavonóides)

Pitanga: ajuda a tratar de anemia, ansiedade, bronquite, diarréia, febre, excesso de oleosidade na pele, gota, pressão alta, reumatismo, tosse e verminose.
(glucose, potássio, sais minerais, vitamina C)

Romã:  ótima para a visão, pele, auxilia na má circulação, na eliminação de líquidos, e é capaz de afastar doenças cardíacas e tumores.
(vitaminas A, do complexo B, ferro e cálcio)

Tangerina (ou mexerica): ajuda a tratar de febre, gripes, ácido úrico, retenção de líquidos, tensão nervosa, verminoses, e elimina toxinas.
(vitaminas A, B1, B2, C)

Uva:  indicada nos casos de ácido úrico, colesterol, disfunções digestivas, hemorragia uterina, doenças do estômago, obesidade, prisão de ventre, bronquite, previne o câncer, desintoxica o organismo, reduz a hipertensão arterial e alivia as perturbações urinárias. Ajuda a combater a anemia e o cansaço.
(vitaminas A, do complexo B, C, potássio, glucose, ferro)

Resumão
Abaixo, um resumão com os benefícios das frutas mais consumidas no nosso dia-a-dia:

 (clique na imagem para visualizar em tamanho maior)


Bora fazer feira amanhã?


Sites-referência:
1 - http://saude.hsw.uol.com.br/os-beneficios-das-frutas-e-legumes-para-a-saude.htm
2 - http://beneficiodasfrutasnasaude.blogspot.com.br/
3 - http://ritasousa.net/conheca-os-beneficios-de-58-frutas-e-legumes-que-traz-a-saude
4 - http://www.mundodastribos.com/as-frutas-e-seus-beneficios.html
5 - http://pt.shvoong.com/medicine-and-health/1779270-benef%C3%ADcio-das-frutas-para-sa%C3%BAde/
6 - http://www.todafruta.com.br/todafruta/noticias_su.asp?menu=347
7 - http://g1.globo.com/minas-gerais/noticia/2012/04/nutricionista-fala-sobre-os-beneficios-das-frutas-citricas.html
8 - http://belezaesaude.dae.com.br/frutas-vermelhas/
9 - http://belezaesaude.dae.com.br/excesso-de-frutas/
10 - http://belezaesaude.dae.com.br/frutas-que-emagrecem/
11 - http://belezaesaude.dae.com.br/frutas/
12 - http://resumododia.com/receitas-de-sucos-naturais.html
13 - http://www.nutricao-esportiva.com/alimentos-saudaveis/