segunda-feira, 28 de maio de 2012

Coma Frutas em Jejum!

Semana passada eu recebi da minha tia, que é médica, esse texto sobre a importância de comer frutas em jejum. Segundo ela (tia), quase tudo que é dito tem fundamento! Leia o texto, e logo abaixo conversamos um pouquinho sobre as frutas!

"Fruta é o mais perfeito alimento, gasta uma quantidade mínima de energia para ser digerida e dá ao seu corpo o máximo retorno.


O único alimento que faz seu cérebro trabalhar é a glicose. A fruta e principalmente a frutose (que pode ser transformada com facilidade em glicose), é na maioria das vezes 90-95% de água. Isso significa que ela está limpando e alimentando ao mesmo tempo.


O único problema com as frutas é que a maioria das pessoas não sabe como comê-las de forma a permitir que o corpo use efetivamente seus nutrientes. Deve-se comer frutas sempre com o estômago vazio. Por que? A razão é que as frutas não são, em princípio, digeridas no estômago: são digeridas no intestino delgado.


As frutas passam rapidamente pelo estômago, dali indo para o intestino, onde liberam seus açúcares. Mas se houver carne, batatas ou amido no estômago, as frutas ficam presas lá e começam a fermentar. Você já comeu alguma fruta de sobremesa, após uma lauta refeição, e passou o resto da noite arrotando aquele desconfortável sabor restante? É porque você não a comeu de maneira adequada. Deve-se comer frutas sempre com o estômago vazio.


A melhor espécie de fruta é a fresca ou o suco feito na hora. Você não deve beber suco de lata ou do recipiente de vidro. Por que não? A maioria das vezes o suco foi aquecido no processo de vedação e sua estrutura tornou-se ácida.


Quer fazer a mais valiosa compra que possa? Compre uma centrífuga. Você pode ingerir o suco extraído na centrífuga como se fosse a fruta, com o estômago vazio. E o suco é digerido tão depressa que você pode comer uma refeição quinze ou vinte minutos mais tarde.


O dr. William Castilho, chefe da famosa clínica cardiológica Framington, de Massachusetts, declarou que fruta é o melhor alimento que podemos comer para nos proteger contra doenças do coração. Disse que as frutas contêm bioflavinóides, que evitam que o sangue se espesse e obstrua as artérias. Também fortalecem os vasos capilares. Vasos capilares fracos quase sempre provocam sangramentos internos e ataques cardíacos.


Agora, uma coisa final que gostaria que mantivesse em sua mente sobre frutas. Como se deve começar o dia? O que se deve comer no café da manhã? Você acha que é uma boa idéia pular da cama e encher seu sistema com um grande monte de alimentos (principalmente café e o pão branco com manteiga), que levará o dia inteiro para digerir? Claro que não.


O que você quer é alguma coisa que seja fácil de digerir, frutas que o corpo pode usar de imediato, e que ajuda a limpar o corpo. Quando levantar-se, e durante o dia, o quanto for confortavelmente possível, coma só frutas frescas e sucos feitos na hora. Mantenha esse esquema até pelo menos o meio-dia, diariamente. Quanto mais tempo ficar só com frutas em seu corpo, maior oportunidade de ele limpar-se.


Se você começar a se afastar dos outros "lixos" com que costuma encher seu corpo no começo do dia, sentirá uma nova torrente de vitalidade e energia, tão intensa que você mal acreditará. Tente durante os próximos dez dias e veja por si mesmo.


Os chineses e os japoneses bebem chá quente (de preferência chá verde) durante as refeições. Nunca água gelada ou bebidas geladas. Deveríamos adotar este hábito!


Líquidos gelados durante e após as refeições solidificam os componentes oleosos dos alimentos, retardando a digestão. Reagem com os ácidos digestivos e serão absorvidos pelo intestino mais depressa do que os alimentos sólidos, demarcando o intestino e endurecendo as gorduras, que permanecerão por mais tempo no intestino.


Daí o valor de um chá morno ou até água morna depois de uma refeição. Facilita a digestão e amolece as gorduras para serem expelidas mais rapidamente, o que também ajuda no emagrecimento."

Bom, sobre as frutas serem digeridas no intestino delgado, essa informação é novidade pra mim, que sou leiga, e achei interessante. Consumir fruta fresca e suco de fruta fresca não é novidade, inclusive diz-se que se fazemos um suco de fruta fresca e não o tomamos em seguida perde-se parte dos nutrientes e vitaminas da fruta. Algumas frutas, como a maçã, deve-se comer inclusive a casca (que é a parte mais rica).

Agora, sobre comer apenas frutas no café da manhã (e no período da manhã), eu não sei não... Tô cansada de ler que o café da manhã deve ser a refeição mais completa que se deve ter para te dar energia para o decorrer do dia!

E sobre tomar líquidos, gelados ou não, durante as refeições, eu já li, inclusive comentei aqui no blog, que não se deve tomar líquidos durante as refeições porque eles diluem os ácidos do estômago, prejudicando a digestão.

Frutas e verduras fazerem parte de uma alimentação saudável, mas precisamos saber dosar a quantidade de frutas consumidas durante o dia, bem como quais frutas comer, se você quer emagrecer. Lembre-se que existem frutas ricas em açúcares, e portanto engordam!

A quantidade ideal de frutas consumidas durante o dia é de 2 a 4 porções, sendo que cada porção equivale a uma fruta média ou uma xícara pequena de frutas picadas.

É interessante saber que algumas combinações fazem melhor ao organismo do que outras, no combate a doenças e sintomas físicos e psicológicos. Por exemplo, a mistura de uva, couve, agrião e limão fazem bem ao fígado; maçã, mamão, pera, hortelã e couve fazem bem ao estômago e abacaxi e mamão combatem o inchaço. No primeiro site que usei como referência para este post você encontra algumas combinações interessantes de frutas e receitas para diversos objetivos e males.

Para finalizar, veja essa reportagem do Jornal Hoje sobre frutas que ajudam no emagrecimento saudável:

(Fonte: http://youtu.be/3OkPmCAqrMI)

Em outro post falaremos especificamente sobre frutas e seus benefícios. Até lá!

Sites-referência:
1 - http://www.terra.com.br/saude/infograficos/sucos-funcionais/
2 - http://ritasousa.net/conheca-os-beneficios-de-58-frutas-e-legumes-que-traz-a-saude
3 - http://www.mundodastribos.com/as-frutas-e-seus-beneficios.html
4 - http://belezaesaude.dae.com.br/beneficios-suco/
5 - http://belezaesaude.dae.com.br/excesso-de-frutas/
6 - http://vilamulher.terra.com.br/os-beneficios-dos-sucos-de-frutas-11-1-70-145.html
7 - http://informacao.blog.br/2011/03/beneficios-das-frutas-e-verduras-tipo-vermelha-verde-laranja-roxo-branco-e-marrom/


terça-feira, 22 de maio de 2012

Inspiração do Dia!


O segredo para ter tudo...
É acreditar
Que você já tem.

Acredite em você e no seu potencial, independentemente dos seus objetivos!

Etiqueta na Academia


Anteriormente falamos sobre Como Encontrar a Academia Ideal e os Benefício da Academia.

Quando estava pesquisando informações para estes posts encontrei, no site da Men's Health, uma matéria muito bacana que falava, entre outras coisas, sobre etiqueta na academia e gostaria de compartilhá-la com vocês. Acho que este tipo de informação é muito válida para quem está largando a vida sedentária e para aqueles que já frequentam uma academia há algum tempo.

Boa leitura!


"Conheça os erros técnicos e as gafes de quem está começando a malhar na academia. E inicie uma nova vida com estilo.


Erros de comportamento
Deixar o aparelho suado
Passe um pano ou uma toalha no aparelho de musculação quando terminar de usá-lo. “Fungos, vírus e bactérias podem estar presentes no nosso suor e transmitir doenças”, diz o dermatologista Francisco Fernando Bezerra, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia.


Soltar gases
Muitos dos malhadores que fazem uso de suplementos viram verdadeiras usinas de puns. “Durante o exercício, o ritmo intestinal fica acelerado por causa de forças mecânicas resultantes da contração muscular e de alterações hormonais, e isso pode despertar a vontade de soltar gases”, explica a nutricionista Graziela Friedler. Para evitar o problema, não abuse do consumo de proteínas (em geral, elas têm um tempo de digestão mais lento que os carboidratos) e de fibras antes do treino, ingira bastante líquido e, se possível, dê uma passada no banheiro para se aliviar. Bom, caso você cometa mesmo o “crime”, olhe para o lado, fingindo estar à procura do “verdadeiro” culpado.


Repetir a roupa suja
Se você é daqueles que vestem a mesma camiseta por três dias seguidos, não estranhe se os outros fizerem cara feia quando você levantar os braços. “As bactérias que causam o mau cheiro se reproduzem rapidamente em um tecido suado, principalmente se ele for de algodão”, afirma Bezerra. Caso não dê para lavar a peça, ao menos a deixe no sol para secar. Para evitar inimigos, opte por tecidos com tecnologia dry-fit, que controlam a umidade.


Dar berros
“É uma estratégia de motivação, mas muitos gritam ao puxar peso para chamar atenção”, diz Sâmia Hallage, doutora em psicologia experimental pela USP. Já que você não está com 200 quilos nas costas, dose a vibração sonora.


Não revezar o uso do aparelho
Por mais que você queira treinar a jato, não infrinja um dos principais códigos de boa convivência em território “acadêmico”. “É perfeitamente possível que até três pessoas se revezem no aparelho, sem que haja prejuízo para o treino delas”, diz Mauro Cardaci.


Querer conversar demais
Tenha certeza de que a pessoa com a qual você puxou papo está mesmo a fim de – da sua – conversa. “Muita gente, por exemplo, evita a academia da empresa para não ficar falando de trabalho”, diz Renato Ricci, especializado em coach executivo.


Adaptar a vestimenta
“Tive um aluno que esqueceu o short e quis correr na esteira vestindo sunga”, conta Carlos Klein, personal trainer e diretor técnico da assessoria esportiva Núcleo Vida, em São Paulo. Tem também aqueles que aparecem de calça jeans e sapatênis para treinar. Não dá! Correr com um calçado inapropriado pode acabar numa lesão.


Deixar os pesos desorganizados
Cuide dos acessórios da academia como se fossem parte da sua casa. Largar os pesos espalhados pelos cantos ou nas barras pega mal, porque alguém terá de colocá-los no lugar. “Você vai atrapalhar o tempo de treino das pessoas”, alerta Munir Moughalabie, proprietário e coordenador da academia Estúdio M, em São Paulo. Mais: vai ainda queimar seu filme com as gatas.


Olhar-se no espelho excessivamente
Pegue leve com as poses em frente ao espelho. “Durante o treino, os músculos aumentam de volume por causa do aporte sanguíneo, mas isso se normaliza mais tarde”, diz Mauro Cardaci, coordenador de musculação da Fórmula Academia, em São Paulo. “Esse comportamento narcisista acaba fazendo a pessoa parecer ridícula”, avalia a consultora de estilo e de marketing pessoal Ligia Marques."


Link para a matéria no site da Men's Health:
http://menshealth.abril.com.br/fitness/especial-iniciante/estreia-sem-traumas/

domingo, 20 de maio de 2012

Não Sabote Sua Dieta!


Autossabotagem na dieta é algo recorrente na vida de muita gente.

Fazemos tudo 'direitinho', mas o ponteiro teima em não descer, ou então continua subindo.

Veja que interessante essa matéria da revista Boa Forma sobre a autossabotagem na dieta. Analise seu comportamento, reveja seus conceitos e altere esse quadro!

Boa leitura!


"Esquecer a senha do banco ou a data do aniversário do seu chefe é chato, mas não tem maiores consequências, ao menos para o seu corpo. Fatal mesmo é esquecer que aquelas três mordidas no sanduíche do seu namorado ou no doce da sua amiga tiram você do propósito de emagrecer. Pior ainda é entrar em transe diante da TV ou do computador e perder a noção de quantos biscoitos ou chocolates foram devorados. De deslize em deslize, a contagem de calorias entra em crise e o ponteiro da balança continua, no mínimo, onde estava: lá no alto. "Não é preciso contar calorias de forma obsessiva, mas especialmente nos dez primeiros dias de dieta é importante você ficar esperta. Depois o organismo se adapta e os resultados positivos estimulam a comer menos e melhor", diz a nutricionista Fúlvia Hazarabedian, da Academia Bio Ritmo, em São Paulo. (isso é verdade! Quando você começa a ver o resultado começa a ficar mais fácil!)


Conscientemente, você sabe que assumir um regime exige restrições, mas nem sempre o inconsciente está convencido disso. Se não há flexibilidade nessa briga, a razão é derrotada pela emoção. "Comer é muito mais do que abastecer-se de combustível para continuar produzindo. O modo como você se alimenta está diretamente relacionado aos vínculos de afeto e à sensação de recompensa por frustrações e carências", explica Regina Favre, psicoterapeuta corporal, de São Paulo. Portanto, mudar os hábitos à mesa é uma reeducação que exige paciência e foco em metas possíveis, conquistadas dia a dia. Isso pode ajudá-la a entender os erros sem se torturar depois.

Mas por que a gente esquece de computar boa parte do que come? "A maioria das pessoas tem uma rotina maluca, excesso de trabalho, pressa e preocupações. Tudo isso gera tristeza, ansiedade e depressão - sentimentos que fazem você canalizar o prazer para a comida", comenta Roseli Rossi, nutricionista da Clínica Equilíbrio Nutricional, em São Paulo. Por isso é necessário saber lidar com o stress, além de fazer escolhas nutritivas. Alimentos ricos em vitaminas e minerais também são importantes para o equilíbrio emocional, facilitando o controle das calorias.

Se ainda assim você ultrapassar o valor permitido na dieta, evite atitudes radicais. Melhor: "Perdoe-se e volte ao seu propósito, tentando fazer melhor da próxima vez", diz Regina. Senão emagrecer provoca culpa e aumenta o risco de você comer escondido, enganando a si mesmo. (sempre, sempre dá pra recomeçar. Basta estar disposto!)

Então, vale pegar leve para emagrecer e manter a memória alerta em situações rotineiras ou diante de alguns alimentos que parecem inocentes, mas não são.

Comer e ver TV 
Evite! Quando você está distraído vendo a novela ou o futebol, deixa de perceber o que e quanto come. Esse efeito hipnótico que provoca excessos na ingestão de chocolate e salgadinho tem consequências na balança. A solução: "O melhor é sempre fazer as refeições sentado à mesa e com os eletrônicos (sim, o celular está nessa lista) desligados", orienta Roseli. Esse hábito também contribui para você se sentir satisfeito com um prato moderado. (preste atenção ao que você está comendo e aproveite o momento. Isso ajuda a perceber quando está saciado. Lembra que falamos sobre Fome e Saciedade?)


Só mais um pouquinho 
Você prestou atenção em tudo que colocou no prato, reduziu as porções e maneirou na fritura e no açúcar. Mas resolveu comer duas colheradas a mais da sobremesa ou arrematou aquele meio filé que sobrou na travessa. Pronto, mais uma vez, enganou a razão e entrou na gula. A solução: concentre-se no que você está comendo e, assim que terminar, saia de perto da mesa. 


Jantar com o parceiro 
O prazer de devorar jantares românticos pode levar ao excesso de peso. A solução: é possível fazer as refeições com o parceiro sem passar dos limites. Se ele(a) pede um hambúrger completo às 11 da noite, compartilhe a refeição saboreando uma salada colorida e coma devagar. Mastigar bem o alimento ajuda a saciar o apetite e a mantê-lo no timing do jantar.

De olho nas saladas 
Elas costumam ser leves e, a princípio, aliadas número 1 da alimentação saudável. Mas, se errar na escolha do molho ou dos ingredientes, aquela inocente saladinha se transforma numa grande armadilha. Quando você cobre as folhas frescas com duas colheres de sopa de nozes (70 calorias), mais duas colheres de batata palha (181 calorias), croûtons (um punhado de 15 gramas, 75 calorias) e mais uma colher de molho de queijo (80 calorias), elas passam a ter quase o mesmo valor energético que uma porção de batatas fritas (200 gramas, 560 calorias). A solução: fuja de tudo o que é gorduroso, inclusive os queijos, e coma pequenas porções dos ingredientes mais leves. (azeite, apesar de saudável, também engorda! Eu aprendi a usar shoyo pra temperar salada. É gostoso, salgadinho, a porção tem 100kcal a menos do que o azeite e a versão light tem menos sódio, que é outro vilão na luta contra a balança. Eu te falei sobre isso no post A Arte de Emagrecer - Alimentação)


Espere ficar pronto 
Quem tem o hábito de ficar experimentando tudo o que está cozinhando corre o risco de consumir cerca de 300 calorias antes da refeição! A solução: coma uma fruta desidratada ou uma castanha antes de entrar na cozinha e prove o tempero dos pratos apenas quando estiver finalizando a receita. 


Devagar com os doces light 
"Mesmo um pudim feito com leite condensado light engorda", diz Roseli. A solução: mesmo no caso de um doce menos calórico, consuma-o com moderação. Tenha esse cuidado também com os produtos que estampam na embalagem o slogan "baixo teor de gordura". Uma pesquisa da Universidade de Cornell, nos Estados Unidos, mostrou que as pessoas tendem a consumir porções até 40% maiores quando existe essa promessa. (um doce é sempre um doce, e sempre vai ter calorias. Tenha isso em mente)

Líquido conta 
As bebidas não são neutras! Uma latinha (330 ml) de chá gelado com açúcar tem cerca de 115 calorias e de suco de fruta 165. Por isso, devem ser computadas como se fossem sólidos. Vale lembrar que consumir muito líquido junto com a comida dilui os sucos gástricos e prejudica a absorção dos nutrientes. A solução: beba água, suco ou mesmo refrigerante (light ou zero, de preferência) meia hora antes ou depois da refeição. E vá devagar com as bebidas alcoólicas: um copo (250 ml) de caipirinha tem 260 calorias e o de cerveja 150. Os coquetéis que usam xaropes açucarados passam facilmente das 500 calorias. (falamos sobre isso nos posts A Arte de Emagrecer - Alimentação e Dieta na Balada)


No shopping, foco na diversão 
Com tantos estímulos a compras e novidades, a excitação e a gula entram em alta. A solução: leve consigo frutas desidratadas, castanhas ou barrinha de cereais integrais. Tomar um frozen yogurt com frutas (evite calda e confeitos) é outro jeito de fugir das calorias de um doce tradicional. Se resolver almoçar ou jantar ali, prefira os bufês com opções de saladas e grelhados para compor uma refeição leve e equilibrada. 

Comer fora pode? 
Para cumprir o propósito de emagrecer, você não precisa recusar o convite para jantar em um restaurante. Nem passar o dia em jejum para se dar esse direito - vai chegar lá com muita fome e, fatalmente, cometer excessos. Um estudo americano revelou que, quando você faz uma refeição com duas pessoas, tende a comer 35% a mais do que está acostumado. Junto com sete pessoas, o estrago é maior: come 96% a mais do que o normal. A solução: programe todas as refeições e mantenha as escolhas saudáveis fora de casa. Prefira grelhados e tudo o que for preparado sem óleo ou manteiga. Além disso, tente sentar longe dos comilões."

Link para a matéria no site da Boa Forma:
http://saude.abril.com.br/emagrece-brasil/fim-autossabotagem-dieta.shtml

quarta-feira, 16 de maio de 2012

Alongamento no Inverno


Venho percebendo, nesses dias frios, que tem muita gente indo pra academia, que legal!

Já falamos sobre alongamento no post Alongue-se, mas hoje eu gostaria de dar atenção especial ao alongamento e aquecimento no inverno.

Como já foi dito, se essas etapas não forem realizadas corretamente, você corre sério risco de sofrer alguma lesão, uma vez que os músculos estão mais retesados (tensionados) por causa do frio excessivo, e portanto menos elásticos.

Para relembrar, devemos nos alongar antes e depois da prática de exercícios físicos. Antes para preparar o corpo, musculatura e articulações para o trabalho duro. Depois, para relaxar a tensão sofrida.

O aquecimento deve levar entre 10 e 15 minutos. Você pode realizá-lo na esteira, caminhando, na bicicleta ou no transport. Se seu objetivo é fazer uma corridinha, caminhe ou trote levemente durante esse período.

Depois do aquecimento, utilize mais alguns minutos para se alongar bem e então inicie seu exercício pra valer!

Aqueça-se com mais intensidade durante os dias frios, porque nesses dias as respostas das articulações e músculos ao alongamento são mais lentas, os músculos estão menos elásticos, e é importante elevar a temperatura corporal para o alongamento e os exercícios em si.

Ao se alongar, tome cuidado para não forçar tanto sua musculatura ao ponto de sentir dor. Você deve respeitar seus limites aqui também. Se você sentir dor, é um indício que o músculo vai se retrair mais, ao invés de relaxar, portanto atenção e cuidado!

Benefícios do aquecimento e alongamento:

Aquecimento:
  • Aumento da mobilidade articular;
  • Aumento da temperatura corporal e dos tecidos;
  • Aumento do fluxo sanguíneo para os músculos ativos;
  • Aumento da freqüência cardíaca que prepara o sistema cardio vascular para o trabalho a ser realizado;
  • Aumento da velocidade da liberação de energia no organismo (velocidade metabólica);
  • Aumento da troca de oxigênio na hemoglobina;
  • Aumento da velocidade dos impulsos nervosos, facilitando os movimentos do corpo;
  • Aumento da inervação recíproca (permitindo que o músculo relaxe e contraia com mais rapidez e eficiência);
  • Ampliação da capacidade de alongamento do tecido conjuntivo;
  • Diminuição da tensão muscular;
  • Prepara psicologicamente a pessoa para a atividade.
Alongamento
  • Os exercícios de alongamento podem maximizar o aprendizado, a prática e o desempenho de um atleta ou mesmo de um iniciante, em muitos tipos diferentes de movimento;
  • Aumento da temperatura;
  • Melhora a consciência corporal;
  • Reduz o risco de entorse articular ou lesão muscular;
  • Reduz a irritabilidade muscular;
  • Relaxa a musculatura;
  • Torna o músculo mais forte e resistente.

Esquemas de alongamento:

(clique nas imagens para visualizá-las maior)
(fonte: http://inema.com.br/mat/idmat004954.htm com descrições de execução) 




Resumão dos Conceitos
 Formas de fazer um alongamento mais seguro, segundo o site da revista Runner's World:
  1. O músculo deve estar aquecido para ser alongado. Se estiver frio, a capacidade elástica dele é menor: você pode exagerar na solicitação e causar um estiramento.
  2. O músculo não pode estar superaquecido. Aquela "dorzinha" que sinaliza seu limite pode ser mascarada se você estiver com doses altas de endorfina e com a circulação sanguínea elevada. Então, logo que terminar de correr, desaqueça de 10 a 15 minutos, com caminhada ou trote leve. Em seguida, alongue.
  3. Atenção à postura corporal. Um exercício mal executado pode agravar ou desencadear uma lesão. E fingir que está alongando não adianta nada.
 Boa sorte e bons treinos!


Sites-referência:

terça-feira, 15 de maio de 2012

Benefícios da Academia


Olá!
Lembra que nós falamos, no post Como Encontrar a Academia Ideal, sobre o que levar em consideração antes e se matricular em uma academia?

Agora vamos falar sobre os benefícios de se frequentar uma academia!

A musculação regular traz muita coisa boa para quem pratica, tanto na estética quanto para a saúde.

Para tirar máximo proveito dela, uma série de fatores deve ser tomada em consideração.

Assim que iniciamos a academia, não devemos ir "com tudo" em relação aos exercícios, pesos e equipamentos. Antes de mais nada, é mandativo aprender a técnica correta para a realização dos exercícios, como postura, posição de pernas, braços, mãos, respiração, etc. O avanço deve ser gradual, dosado e progressivo.

Antes de buscar desenvolver força muscular, você deve desenvolver sua flexibilidade para evitar lesões futuras, uma vez que vários dos exercícios de musculação exigem amplitude de movimentos.

Comece fortalecendo tendões e ligamentos, depois o tronco e por fim os membros, porque os músculos do tronco dão sustentação e mantém a postura correta durante os movimentos de braços e pernas.

É de extrema importância manter uma frequência regular nos treinos, para que seus músculos e seu organismo se acostumem com os novos estímulos, mesmo com dor (dorzinha, ok? aquela 'dor saudável').

É importante ter em mente que na musculação cada aparelho (ou cada grupo de aparelhos) serve para um objetivo, seja ganho de massa muscular, definir e delinear o corpo, ganhar ou perder peso. Por isso, para cada objetivo existe um tipo de treinamento específico.


Benefícios da Musculação

A musculação traz inúmeros benefícios tangíveis e intangíveis. Vejamos:
  1. Melhora a auto-estima
  2. Melhora a parte estética - por diminuir o percentual de gordura, aumentar a massa muscular, esculpir e definir o corpo.
  3. Torna o coração saudável - os exercícios de musculação são anaeróbios, de alta intensidade e curta duração e portanto treinam o coração, fortalecendo os músculos, a frequência cardíaca e a pressão arterial.
  4. Aumento de força
  5. Melhora dos aspectos cognitivos - atenção, concentração, memória e aprendizagem
  6. Aumento da resistência do sistema imunológico
  7. Melhora a postura e flexibilidade
Veja agora um vídeo sobre os benefícios e algumas dicas para a prática de exercícios na academia:


(Fonte: http://youtu.be/0VXfeZHBQpY)

E como nunca é demais, veja aqui erros comuns em iniciantes de atividades físicas:

(Fonte: http://youtu.be/KqqYRffZFEE)

Sites-referência:
1 - http://cyberdiet.terra.com.br/musculacao-para-iniciantes-3-1-2-340.html
2 - http://blog.smartfit.com.br/2011/09/dicas-para-iniciantes-na-academia-3/
3 - http://www.corpoperfeito.com.br/ce/musculacao

segunda-feira, 14 de maio de 2012

Inspiração do Dia!

Sonhe Grande Agora
Viva sua vida e arrisque-se.
Não espere porque agora você é mais velho do que já foi e o mais jovem que será de agora em diante.
Sonhe Grande Agora. 
(tradução livre - The Ginger)

sexta-feira, 11 de maio de 2012

Treino X Doença


Olás! Como minha vida é um Facebook aberto (hahaha), acho que quase todo mundo sabe que eu estou doente e portanto, privada de ir à academia.

Então, aproveitando o gancho, vamos falar sobre treinos X doenças, shall we?

Treino e resfriado combinam?

Depende do quão resfriado você está.

Ao pegar um resfriado, o sistema imunológico é afetado. E daí? Acontece que ele participa ativamente do processo regenerativo da musculatura após os treinos.

Portanto, se você tem um resfriadinho, sem grandes dramas, não tem problema. Você pode perceber que não vai render tanto quanto quando está zerado, mas vá lá.

Se a gripe (ou resfriado) for mais forte, não vale a pena arriscar não, porque você vai acabar dividindo a energia que tem entre a doença e a regeneração da sua musculatura. O resultado é que os dois processos vão ser mais lentos, e você vai demorar mais para se recuperar da doença. Fora que a endorfina e a serotonina liberadas durante o treino podem mascarar a gravidade do problema. Abre o olho!

Se tiver febre, dor de garganta, mal estar generalizado, o melhor pra você é a famosa duplinha "vitamina C e cama"!

Segundo este artigo sobre a resposta imunológica ao exercício físico, "o exercício físico pode proporcionar diferentes respostas no sistema imunológico. O exercício de intensidade moderada, praticado regularmente, melhora a capacidade de resposta do sistema imunológico, enquanto o exercício com alta intensidade praticado sob condições estressantes provoca um estado transitório de imunossupressão.

O supertreinamento pode acarretar um enfraquecimento do sistema imunológico, aumentando as possibilidades de infecção do organismo... A intensidade, duração, freqüência excessiva de treinamento pode proporcionar um mau funcionamento do sistema imunológico, devido à sobrecarga imposta ao organismo, que pode ocasionar fadiga. Portanto, o supertreinamento prolongado provoca alterações que se manifestam como redução crônica do desempenho, acompanhada de um ou mais sintomas físicos, como elevação da freqüência cardíaca de repouso, perda de peso, diminuição da libido, alterações no sono entre outros."

Trocando em miúdos, se indivíduos saudáveis podem causar um certo 'colapso' do sistema imunológico através do supertreinamento, imagine o que indivíduos doentes podem acabar ocasionando a si mesmos.

Tenha bom senso!

Período de recuperação

Depois de curado/a da gripe, resfriado e demais doenças, você ainda tem um período de recuperação/readequação na academia. Durante esse tempo seus cuidados devem ser redobrados para evitar um grande desgaste energético. Converse com seu instrutor e veja que tipo de treino você deve realizar, em qual frequência, por quanto tempo até retornar à sua carga total!

No mais, mantenha a alimentação saudável, beba bastante líquidos e descanse bastante.

Havendo mais dúvidas, consulte um médico e não use medicamentos sem prescrição.

Ouça esse podcast, da JovemPan Online, super esclarecedor sobre treinar ou não doente! Quem fala é o Dr. Nabil Ghorayeb, especialista em medicina do esporte, doutor em medicina cardiológica e um dos nomes mais respeitados quando o assunto é a saúde do coração.



Sites-referência:
1 - http://www.airela.com.br/saude-e-bem-estar/20/corrida-e-resfriado-combinam
2 - http://www.musculacaototal.com.br/gripe-e-treinamento-continuar-ou-parar/#more-376
3 - http://www.desportoesaude.com/lidar-com-as-leses/
4 - http://jovempan.uol.com.br/opiniaojovempan/consultores/2011/12/comecei-a-treinar-e-fiquei-doente-e-agora.html
5 - http://ricardowesley.wordpress.com/2010/08/05/devo-treinar-doente/
6 - http://levels.com.br/forums/topic/18/atividade-f-sica-x-gripe
7 - http://www.efdeportes.com/efd120/resposta-imunologica-ao-exercicio-fisico.htm
8 - http://saude.ig.com.br/bemestar/pergunteaopersonal/posso+treinar+quando+estiver+gripado/a1597093781501.html

terça-feira, 8 de maio de 2012

Ginger Tips - Maçã


Se jogue na maçã!

A maçã é rica em vitaminas (A1, B1, B2, C e E) e sais minerais (cálcio, cobre, ferro, fósforo, magnésio e potássio). Não suficiente, ainda é rica em fibras, contém fotoquímicos, que são importantes no combate ao câncer e doenças cardíacas.

Além disso tudo, tem baixa concentração de calorias portanto é excelente na dieta de emagrecimento.

A maior concentração de vitamina C e antioxidantes está na casca da maçã, portanto nada de descascá-la na sua próxima refeição!

Sites-referência:
1 - http://ritasousa.net/maca-e-seus-beneficios
2 - http://www2.uol.com.br/vyaestelar/maca_com_casca_saudavel.htm
3 - http://www.dicasgratisbrasil.com/maca-e-seus-beneficios/
4 - http://www.vooz.com.br/blogs/maca-e-seus-beneficios-a-saude-36344.html
5 - http://elasemaisumpouco.blogspot.com.br/2010/08/maca-fruta-que-emagrece-e-seus.html

Fome e Saciedade

Fome é o recado do organismo pra nos dizer que estão faltando nutrientes no corpo.

Quando a gente se alimenta, o estômago se dilata e envia uma mensagem ao hipotálamo (centro da fome e da saciedade no cérebro) dizendo que está saciado e que não precisamos comer mais.

Entre a primeira garfada e a mensagem do estômago ao cérebro vão cerca de 20 minutos. É por isso que devemos comer devagar, mastigando bem a cada garfada: para dar tempo ao organismo perceber que estamos comendo.

Quando ingerimos líquidos durante as refeições, comemos a mais e muito rápido, o estômago se dilata mais ainda e portanto demora para enviar a mensagem.

Se essa dilatação extra acontece com muita frequência, o organismo passa a entender que esse novo comportamento é normal, se adapta ao novo momento de enviar a mensagem de saciedade, e a gente fica na dependência de ter que comer cada vez mais para se sentir saciado. E quanto mais se come, mais se engorda. É por causa desse fator que existem as operações de redução do estômago, para ele não dilatar tanto e você ficar satisfeito logo.

Fibras, proteínas e gorduras saudáveis são importantes para aumentar a saciedade e devem ser consumidos com frequência por aqueles que não querem engordar.

As fibras permitem que a digestão seja mais lenta e a sensação de saciedade perdure por mais tempo. Também melhoram a digestão e o funcionamento intestinal. A pele fica mais bonita e o humor melhora com a ingestão constante delas. Abuse!

Quais são os estímulos que desencadeiam a sensação de saciedade?


  1. Mastigação: se mastigamos pouco e comemos rápido, mais alimentos ingerimos. Mas o tempo para o cérebro entender que estamos saciados é o mesmo. Portanto, a tendência é engordar cada vez mais.
  2. Distensão da parede gástrica: o tempo de permanência do alimento no estômago depende da sua composição. Quanto mais gordura o alimento possui, maior o tempo necessário para o esvaziamento gástrico.
  3. Hormônios liberados durante o processo da digestão.

Quando fazemos dietas altamente restritivas ou ingerimos alimentos em excesso sem fome, desregulamos o processo de dilatação e envio da mensagem de saciedade. Assim, fica mais difícil saber quando estamos com fome e quando estamos saciados.
Graficamente falando, veja como funcionam os processos de fome e saciedade no seu corpo e cérebro.

(clique na imagem para visualizar em tamanho maior)

Sites-referência:
1 - http://vilamulher.terra.com.br/fome-x-saciedade-11-1-60-107.html
2 - http://www.nutricentro.com.br/nutricentro/FomeeSaciedade.html
3 - http://nutricarolinaoliboni.blogspot.com.br/2011/05/fome-x-saciedade.html
4 - http://www.sintabemestar.com.br/noticias/cerebro-demora-20-minutos-para-registrar-que-estomago-esta-cheio-222.html

segunda-feira, 7 de maio de 2012

Efeito Sanfona


O efeito sanfona tira o sono de todo mundo que entra em dieta. Basta um descuido e pronto, encontra-se todos os quilos que foram perdidos. Ah, São Longuinho, não precisa fazer serão!

Ele acontece quando fazemos dietas altamente restritivas. Quando a dieta termina, o sacrifício foi tão grande que acabamos nos jogando nos prazeres da comilança. E aí, meu bem, todo o esforço vai por água abaixo rapidinho. Mais rápido do que se pensa.

As perdas ocasionadas pelo efeito sanfona são inúmeras: insatisfação, flacidez, estrias, perda de massa muscular, depressão, ansiedade, a calça nova que volta pro armário quase sem uso... e problemas de saúde, como hipertensão, diabetes, síndrome metabólica, distúrbios hormonais e até problemas ortopédicos.

Tá, emagreci. Como faço para superar o efeito sanfona?

Simples, (eu disse simples?!?) continue com a mente de quem está constantemente de vigília em relação ao peso, e não relaxe:
  • Continue queimando mais calorias do que consome.
  • Não saia da academia. Os exercícios mais indicados para manter o peso são os localizados, porque proporcionam tônus muscular e aceleram o metabolismo para o gasto calórico em repouso, dificultando o aumento de peso.
  • Movimente-se. Caminhe durante o dia, suba escadas, leve o cachorro pra passear, desça do ônibus um ponto antes do seu destino e caminhe até lá, dance.
  • Não abuse nos finais de semana. E se abusar, compense comendo menos durante os próximos dias e se exercitando com mais afinco. 
  • Evite vícios, como álcool e fumo. (fumo?oi?)
  • Durma bem, descanse!
  • Mantenha o programa alimentar e físico por pelo menos seis meses – tempo adequado à adaptação do organismo ao novo peso.
  • Determine o "dia da gordice" para sair da dieta. Tenha 01 dia no mês para comer o que quiser! Mas fique atento com o que comer para poder compensar depois!

Tarde demais. Percebi que ganhei alguns quilos!

Se você está engordando novamente, analise o que está fazendo te engordar e tente superar. Racionalizar muitas vezes ajuda bastante.
  • Retome a reeducação alimentar urgentemente! Não precisa tomar atitudes drásticas, mas faça alguma coisa por você em relação à sua alimentação!
  • Volte para a academia já! Volte a ter os hábitos saudáveis que te fizeram emagrecer! Se você conseguiu uma vez, vai conseguir de novo. Seu metabolismo ainda deve estar acostumado com os meses de treinos quando você se esforçou para emagrecer antes, então não vai ser tão difícil agora.
  • Envolva sua família novamente no seu estilo de vida saudável, todos têm a ganhar com isso.
  • Busque um nutricionista para te ajudar a apontar seus pontos fracos e para te colocar nos eixos novamente.
  • Realize as alterações nos seus hábitos de forma gradual até abranger a semana toda, inclusive os finais de semana. Mudanças graduais também exigem um certo sacrifício no início – menor do que quando radicais – mas com o tempo se incorporam ao cotidiano e o organismo terá mais facilidade de adaptação.
  • Falta de tempo não é desculpa. Quem quer vai lá e faz. Se for necessário, acorde mais cedo ou durma mais tarde, mas não prejudique a qualidade do sono. Lembre-se da tríade alimentação balanceada + exercícios frequentes + descanso.
  • Deixe o carro em casa e evite o ônibus para percursos curtos.

Neste site eu encontrei 10 dicas para evitar o efeito sanfona:

– Não deixe sua dieta ficar igual por mais de 40 dias. Isso atrapalha a aceleração do metabolismo.
– Troque as frutas da dieta pelo menos quatro vezes na semana. As frutas trazem vitaminas que auxiliam na queima eficaz de gordura.
– Troque as verduras da dieta pelo menos quatro vezes na semana. Os minerais das verduras são importantes para ativar o metabolismo.
– Beber sempre pelo menos dois litros de água por dia. Diminuir a ingestão de água provoca a redução da eficiência da queima de gordura.
– Observe seu sono. Um bom sono auxilia o organismo a queimar gordura.
– Mude a forma como você faz atividade física. A monotonia no estímulo físico atrasa sua queima de gordura.
– Controle seus níveis de stress, nervosinha! O hormônio do estresse aumenta a gordura abdominal.
– Não cometa mais do que um dia de erro na dieta. O organismo consegue lidar com excessos calóricos por um dia, mais do que isso ele volta a ficar preguiçoso.
– Não deixe de trocar os refrigerantes por sucos ou água. Refrigerantes ajudam a reduzir o cálcio do organismo e o cálcio é importante no emagrecimento.
10º – Continue evitando beliscar guloseimas sempre. Cair em tentação pode aumentar a produção de gordura no corpo em apenas sete dias.

Aqui encontrei mais 3 dicas para evitar o efeito sanfona:

11º – Não pule o café da manhã. Contando desde a última refeição, o tempo que passamos dormindo é um longo período de jejum. Ao acordar, o corpo começa a gastar energia e outros hormônios despertam a sensação de fome, e o ideal é comer até uma hora depois de sair da cama. Se estiver sem fome, experimente tomar um copo de leite, uma fatia de queijo branco ou comer uma fruta, pode ser uma maçã ou uma banana com aveia.
12º – Capriche no prato. Para seguir uma alimentação balanceada, é preciso consumir proteína, carboidrato e gordura na mesma refeição. Com a presença das proteínas, os carboidratos são digeridos e absorvidos mais lentamente. O resultado disso é que o nível de glicose fica balanceado, seu corpo tem energia e você demora a sentir fome novamente. Uma sugestão de prato ideal é a famosa combinação de arroz, feijão, bife e salada. Mas atenção: não de exagere no arroz (uma colher rasa já basta) e consuma carne vermelha sempre magra.
13º – Beba chá durante as refeições. Os refrigerantes têm açúcar e cafeína na fórmula, ingredientes que induzem o organismo a produzir adrenalina e elevar o nível de glicose no sangue. Com os sucos de frutas, vinho e cerveja, não é diferente, porque se comportam como carboidratos simples no corpo e, ainda que em quantidades menores, também aumentam a glicose no corpo. Por isso, o ideal é apostar na água e no chá para acompanhar as refeições. Outra dica para acabar com o efeito sanfona é beber uma pequena xícara de café descafeinado após a refeição.

Segundo a revista Women's Health, existem alimentos que ajudam a manter o peso:

Água - além de ser uma importante ativadora metabólica, potencializa a ação das fibras e favorece a digestão. Quantidade recomendada: 2 litros por dia. Se praticar exercícios ou ficar exposta a alta temperatura, aumente a ingestão.


Brócolis e Couve-flor - ajudam na desintoxicação do fígado e eliminam toxinas. Quantidade recomendada: 1 pires (chá), duas vezes por semana.
Cálcio - diminui o processo de lipogênese (formação da gordura). O mineral está presente em leite, queijo, iogurte, peixe, espinafre, agrião, amêndoa, avelã e castanha-do-pará. Quantidade recomendada: 800 mg por dia, consumíveis em: café da manhã com 1/2 copo de coalhada + 2 col. (sopa) de aveia; almoço com 1 filé de salmão + 1 pires (chá) de agrião + 2 col. (sopa) de beterraba + 2 col. (sopa) de arroz integral.
Fibras - auxiliam no controle da saciedade e melhoram o funcionamento intestinal. Estão presentes em cereais integrais, frutas (sobretudo com casca e bagaço), verduras e legumes, principalmente crus. Quantidade recomendada: 25 g por dia, que equivalem a 4 frutas, 3 fatias de pão ou torrada integral, 1 concha de leguminosas e 2 pratos de folhas.
Mel - regula a função intestinal e sacia a vontade por doce. Quantidade recomendada: 1 col. (chá) por dia.
Proteínas de origem animal - promovem saciedade e estão em aves, carnes, ovos, peixes, leites e derivados. Quantidade recomendada: de 0,8 a 1 g de proteína por quilo de peso corporal ao dia. Uma porção de 30 g de carne ou peixe é semelhante ao tamanho da palma da mão de uma mulher adulta.
Proteínas de origem vegetal - possuem teor reduzido de gordura, alta quantidade de fibras e ômegas 3 e 6, contribuindo para a ingestão das gorduras boas de que o organismo precisa. São encontradas em feijão, lentilha, soja, grão-de-bico, castanha, amêndoa e noz. Quantidade recomendada: o equivalente a 1/2 xíc. (chá) por dia.

Bom, parece-me que não tem mais desculpa. Vou ter que manter meu peso depois que terminar de emagrecer!  ;-)
Sites-referência:
1 - http://laizanutri.blogspot.com.br/2011/11/efeito-sanfona.html
2 - http://www.wallstreetfitness.com.br/fique_por_dentro/artigo/2775/superacao-do-efeito-sanfona/
3 - http://saude.hsw.uol.com.br/efeito-sanfona1.htm
4 - http://www.not1.com.br/efeito-sanfona-saiba-como-combater/
5 - http://revistawomenshealth.abril.com.br/edicao/022/efeito-sanfona.shtml
6 - http://cyberdiet.terra.com.br/como-superar-o-efeito-sanfona-2-1-1-19.html
7 - http://www.dicasdemulher.com.br/3-dicas-para-acabar-com-o-efeito-sanfona/

sexta-feira, 4 de maio de 2012

Ginástica Passiva


Você já ouviu falar em ginástica passiva?

Ginástica passiva é quando você não quer praticar exercícios e utiliza aqueles produtos a pilha que "deixam você sarado" enquanto assiste televisão, sem nenhum esforço físico da sua parte.

Como funciona?
Esses equipamentos promovem um estímulo muscular por meio de correntes elétricas, causando sensação de formigamento e contrações musculares involuntárias que prometem queimar calorias e tonificar a musculatura.

Mas será que adianta mesmo?
Uma vez, uma fisioterapeuta me disse que não serve praticamente pra nada, porque o equipamento "trabalha" apenas nas partes mais superficiais dos músculos, o que não é suficiente para emagrecer, nem para ter o abdômen que mostram na tv.

De fato, eu li que esses equipamentos, por agirem superficialmente, podem até ajudar uma pessoa passiva no início, mas logo o organismo - e a musculatura - se acostuma com o estímulo. Para pessoas que se exercitam com frequência então, nem faz cócegas e nem tem graça. Exercícios físicos 'de verdade' movimentam vários grupos musculares ao mesmo tempo, proporcionam vários tipos de estímulos com diversas intensidades, ao contrários desses AB-Sculpture da vida.

Ok, não tonifica. Mas emagrece?
Não, sorry. A maioria desses equipamentos tem recomendação de utilização por até 15 minutos diários, portanto, não dá pra nada.

Pense que na academia você demora de 15 a 20 minutos para se aquecer, e aí sim começar a queimar calorias. Fora que, durante exercícios aeróbios, você tem um aumento dos batimentos cardíacos. É o aumento da vascularização que ajuda no emagrecimento. Lembra que eu te contei, no post Conheça Seus Limites e Vá Longe, sobre como utilizar sua frequência cardíaca a seu favor na academia?

A Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) realizou um estudo para verificar a eficácia destes aparelhos em 20 voluntários. Sobre a promessa de tonificação muscular, o estudo mostrou que houve apenas um pequeno estímulo muscular nestas pessoas. Sobre a existência de gasto calórico, os pesquisadores mediram o consumo de oxigênio dos participantes em repouso e durante a utilização das maquininhas. A título de curiosidade, o consumo de oxigênio ocorre quando há maior vascularização no organismo, ou seja, quando a frequência cardíaca aumenta. O resultado foi que não houve alteração da oxigenação dos voluntários, e a conclusão foi que eles não emagrecem.

Se bem não faz, pode me fazer mal?
Hummm... pode. Se você não tiver o aparelho bem regulado, por causa dos impulsos elétricos, podem ocorrer queimaduras na pele.

Portadores de marca-passo e doenças cardíacas também não devem utilizar estes equipamentos por causa dos choquinhos.

Gente, pra ter um corpo magro e bonito, você precisa estar disposto a cuidar dele. Você tem que ser responsabilizar pelo seu bem-estar, e não delegar a responsabilidade para este tipo de equipamento. Nada substitui ou equivale aos resultados e benefícios resultantes da prática de exercícios. Nada substitui a disciplina dos exercícios físicos e treinos direcionados e programados. Nada substitui uma alimentação balanceada.  E por fim, nada substitui a serotonina, sua linda!

Você realmente acha que vale a pena deixar sua saúde para um aparelhinho que você usa por 15 minutos, todos os dias?  Ginástica Passiva NÃO Funciona!!

      
Sites-referência:
1 - http://vilamulher.terra.com.br/ginastica-passiva-nao-faz-milagre-11-1-68-204.html
2 - http://vilamulher.terra.com.br/ginastica-passiva-faz-milagre-11-1-68-152.html?origem=materias_relacionadas
3 - http://fisiocorpu.blogspot.com.br/2010/12/ginastica-passiva-nao-funciona.html
4 - http://www.cozinhajaponesa.com.br/dieta-e-nutricao/index.php/aparelhos-de-ginastica-passiva-nao-emagrecem/
5 - http://como-emagrecer.com/elysee-belt.html

quarta-feira, 2 de maio de 2012

Exercícios Físicos no Inverno


Hoje tá frio, né? Então vamos falar sobre a prática de exercícios físicos no inverno!


Normalmente, quando a temperatura despenca e dá aquela preguiça, todo mundo tem a tendência a fugir das academias. "Sair de casa nesse frio? Nem morto!"

Gente, depois que a gente começa, o frio passa porque o corpo aquece! O que é realmente importante é caprichar no aquecimento e alongamento, porque a musculatura fica naturalmente mais contraída e corremos maior risco de lesões.

Pense no seguinte: para se aquecer, o corpo queima mais calorias. Portanto, uma excelente época para eliminar aqueles quilos a mais é o inverno, porque o organismo precisa trabalhar mais! Mas não se engane: continue com a mesma intensidade nos exercícios, senão você não vai queimar as calorias ganhas com aquele copão de chocolate quente! Fora que, ao se exercitar no frio, a gente não morre de calor, então é mais agradável praticar exercícios nessa época.

Se você gosta de se exercitar ao ar livre, não se esqueça de levar agasalho (daqueles que não retém o suor), luvas e boné. Estar quentinho ajuda no rendimento e evita problemas respiratórios.

Antes de ir embora da academia, apesar de estarmos aquecidos, é importante se agasalhar, porque o frio continua e podemos ter um choque térmico. Cuidado!!

Evite comer doces antes de sair pra treinar, porque eles têm gordura, fica mais tempo no organismo, dificultam a digestão e comprometem o treino. A alimentação deve ser a mesma dos dias quentes! Se quiser se aquecer, tome sopas leves. De legumes, por exemplo.

Se você sua menos no inverno, não pense que está livre da desidratação! Beba muita água mesmo quando estiver friozinho.

Veja alguns cuidados que devemos ter antes de fazer exercícios durante o frio:
  • Use roupas leves como calça e casaco de moletom. Abafar o corpo com muita roupa deixa a pessoa sujeita aos mesmos problemas que teria no calor. Se aqueça, e à medida que for esquentando, desfolhe a margarida!
  • Blusas impermeáveis são proibidas, você pode se desidratar!
  • Não esqueça de aquecer e se alongar, porque o corpo em repouso leva mais tempo para atingir a temperatura ideal para a atividade física, principalmente no inverno!
  • Hidratação antes, durante e depois é essencial, pois como no verão seu corpo também perde líquido através da transpiração.

Neste site, eu encontrei 20 motivos para fazer exercícios no inverno. Vamos ler?
  1. Viver mais - de acordo com o Ministério da Saúde quem se exercita diminui em 54% a probabilidade de morrer de problemas cardíacos e 37% menos chances de morrer de câncer. Você não vai parar só porque está fazendo frio né?
  2. Menor chance de ficar gripado - a atividade física aumenta a imunidade. Fazer exercícios durante o inverno pode ser mais uma maneira de evitar a gripe.
  3. Maior gasto calórico - precisamos manter a temperatura corporal. O resfriamento da pele aumenta o reflexo do tônus muscular, ocasionando os tremores, que é uma forma de gerar calor. Assim há um aumento no gasto calórico para manter o corpo aquecido. As atividades de intensidade moderada, ideais para queimar gordura, e que mantém aquela sensação de friozinho, são otimizadas nesse período.
  4. Emagrecer com saúde - exercitando-se durante o inverno você tem o tempo a seu favor, não há pressa em perder os quilinhos a mais. O Colégio Americano de Medicina Esportiva, órgão que dita parâmetros para a prática de atividade física nos Estados Unidos, diz que perdendo até 2kg por mês existe uma chance muito pequena de recuperá-los. Em 6 meses dá para perder até 12kg, com saúde, fugindo do efeito sanfona!
  5. Estabeleça metas factíveis - estabeleça metas para emagrecer, fortalecer ou melhorar sua performance. No inverno você tem o tempo a seu favor. Planeje suas atividades para alcançar seu objetivo e estra em forma durante o verão.
  6. Fique de bem com a vida - parando de fazer atividade física no inverno, em 15 dias, sua capacidade aeróbica irá diminuir, diminuindo a produção de endorfina. Com isso você ficará irritado com mais facilidade. Evite o stress mantendo-se ativo também no inverno.
  7. Diminua a depressão - no inverno os dias cinzentos favorecem o sentimento “depressivo” a atividade física produz hormônios, como a endorfina, que combatem essa sensação. Mantenha o alto astral mesmo nos dias mais frios e nublados!
  8. Não jogue no lixo o que conquistou - você se esforçou durante os meses de verão, fazendo dieta e pegando pesado nos exercícios e agora vai perder tudo? Depois que atingiu o seu objetivo fica tudo mais fácil, é só manter. Já imaginou ter que começar tudo de novo?
  9. Não perca as capacidades físicas - em apenas 10 dias sem malhar temos perda de massa muscular. O problema é causado pela interrupção da produção de enzimas responsáveis pela manutenção ou aumento dos músculos. Mesmo batendo aquela preguiça, em função do frio, não vale a pena parar!
  10. Esteja em forma antes do verão chegar - em um país de clima tropical os dias quentes chegam antes do verão. Treinando durante o inverno você garante a boa forma assim que o clima esquentar. Vai poder mostrar a barriguinha, braços e pernas torneadas antes dos seus amigos!
  11. Comemos mais - é fato! Existe uma tendência natural do organismo buscar mais alimento e acumular gordura. Sentimos mais fome porque o metabolismo basal aumenta e assim necessitamos de mais calorias para manter as funções vitais. Contudo é uma alteração muito pequena que não justifica se entupir de comida!
  12. Aumentamos o consumo de bebidas alcoólicas - durante os dias mais frios muita gente opta pela ingestão de bebidas alcoólicas para afugentar o frio. Cada grama de álcool produz 7 calorias. Faça as contas e veja quantas calorias a mais você ingeriu com aquele vinho quente do fim de semana!
  13. Sentimos mais sono - o nosso relógio biológico sofre alteração em função das noites mais longas e assim o corpo produz substâncias que induzem o sono. Dormindo mais, nosso gasto calórico total tende a diminuir. O resultado para quem não está se exercitando são alguns quilos a mais.
  14. Menos vergonha em se expor - se você é daquelas pessoas que tem vergonha de fazer exercícios porque todos ficam olhando, o corpo fica mais exposto, aproveite o inverno! As roupas podem disfarçar os quilos extras e você se prepara para colocar tudo à mostra no verão.
  15. Treine com mais tranqüilidade - nessa época do ano as academias e parques estão mais vazios, sobra mais espaço e os professores podem dar um melhor atendimento.
  16. Economize - algumas academias oferecem descontos nessa época. Aproveite para economizar.
  17. Menor desconforto - pessoas com sobrepeso ou obesas sentem-se desconfortáveis com as altas temperaturas do verão. Aproveite o inverno para queimar a gordura e ter mais disposição para exercitar-se quando a temperatura subir.
  18. Tempo mais estável - apesar do frio, chove menos, o que facilita programar atividades ao ar livre. Vista-se adequadamente e aproveite para praticar sua atividade outdoor favorita.
  19. Inicie uma modalidade indoor - se você não está disposto a passar frio e atividades em academias convencionais não é a sua praia aproveite para buscar uma alternativa indoor. As opções são diversas vôlei, basquete, handebol, futsal, patinação, tênis, squash e escalada esportiva. Você poderá manter a forma, sem se preocupar com o frio e se divertir muito!
  20. Melhorar a qualidade de vida - fazer da atividade física um hábito, incorporá-la ao seu cotidiano independente da temperatura e da estação do ano. Trará benefícios físicos, motores e psico-sociais, dando mais disposição para as demais tarefas diárias.

Veja esse vídeo sobre dicas e benefícios da prática de exercícios no inverno:

(Link: http://youtu.be/mbUcmArr7WE)


Então nada de preguiça! Levanta dessa cadeira, aproveite que a academia deve estar mais vazia, pegue seu casaco, seu mp3 player e bora queimar as calorias para chegar linda e magra no verão!

Sites-referência: