quarta-feira, 28 de março de 2012

Ginger Tips - Como Ler a Tabela Nutricional



No post "A Arte de Emagrecer - Alimentação", eu mencionei que você deve se habituar a ler a tabela nutricional dos alimentos que for ingerir.
Mas como decifrar essa tabela? Abaixo veja as dicas que eu encontrei na internet!

Como ler a tabela nutricional dos alimentos


Na tabela nutricional, é importante saber identificar as calorias, quantidade de carboidratos, de proteína e de sódio nos alimentos. Com base na leitura, você consegue avaliar se o alimento vai combinar com seus objetivos e o que ele representa para seu organismo e dieta alimentar.

Entenda cada nutriente

Valor energético - ou Valor Calórico mostra a quantidade de energia fornecida pelo alimento. É proveniente dos carboidratos, proteínas e gorduras totais. Normalmente o valor é referente à quantidade de 100g do produto ou por porção. Na rotulagem nutricional o valor energético é expresso em forma de quilocalorias (kcal) e quilojoules (kj). É geralmente obtido multiplicando-se o valor das proteínas e carboidratos por 4 e as gorduras totais por 9. É importante atentar-se ao valor da porção, pois muitas vezes não corresponde ao conteúdo total da embalagem.


Carboidratos - são importantes na dieta, pois são fontes de energia para o organismo. Dividem-se em dois grupos: carboidratos simples (açúcares) e complexos (amidos e glicogênicos). Alimentos ricos em carboidratos são mais indicados antes da prática esportiva. Está presente também em doces, farinhas, arroz, massas, etc.

Proteínas - presentes nas leguminosas (feijões e outros grãos), ovos, carnes, leite e derivados, são essenciais ao organismo devido à manutenção da massa celular e muscular (principalmente). Prefira alimentos ricos nestes nutrientes após a prática esportiva.

Gorduras totais - divididas em saturadas, monoinsaturadas e poli-insaturadas. A soma das gorduras do alimento é responsável por elevar o teor calórico.

Gorduras saturadas - dos três tipos de gorduras, somente esta deve aparecer obrigatoriamente na tabela nutricional, pois é a gordura relacionada às doenças cardiovasculares e deve ser consumida com moderação, por isso é importante dar atenção a ela e não somente às gorduras totais do produto. Essa gordura é proveniente de alimentos de origem animal, como os diversos tipos de carnes, leites e produtos derivados. Quanto menos, melhor, porque elas entopem as artérias e elevam o nível de colesterol.

Gorduras trans - pior do que a gordura saturada, porque diminui o colesterol bom do organismo (HDL). Típica dos produtos industrializados como bolachas recheadas, sorvetes, alimentos congelados e margarinas. O consumo deve ser moderado, sendo recomendado não ultrapassar 2g por dia, pois esta gordura também aumenta o risco de doenças cardiovasculares se consumida em excesso. Muitos produtos apresentam a informação "zero gordura trans" no rótulo, porém é importante verificar se isso se aplica ao produto todo ou só ao tamanho da porção contida na tabela de informação nutricional, pois caso o consumo seja maior do que a porção estipulada, o consumo de gordura trans poderá ser significativo. A porcentagem do valor diário de ingestão não é declarada porque não existe requerimento para a ingestão dessas gorduras, já que sua ingestão não é recomendada, mesmo que em quantidades mínimas. Quanto menor a quantidade, melhor para a alimentação do consumidor.

Fibras - importantes para regularizar o funcionamento intestinal, diminuir também o colesterol ruim (LDL) atrasam a absorção de glicose (que é importante para diabéticos) e aumentam a sensação de saciedade, fazendo a pessoa comer menos. Elas auxiliam o funcionamento do intestino, reduzindo a prisão de ventre e na prevenção de doenças do intestino, como tumores. Está presente em alimentos integrais, frutas e verduras. Geralmente seu consumo está abaixo do recomendado, por isso é importante verificar esta informação.

Sódio - quanto menor o teor deste item, melhor. O sódio é encontrado em todos os alimentos, principalmente no sal de cozinha, e é o verdadeiro causador da pressão alta, e se consumido em excesso pode também reter líquidos pelo organismo e acarretar problemas cardíacos. Entretanto, ele é necessário para o metabolismo em geral, especialmente no transporte de substâncias. A indústria costuma utilizar o sódio como conservante ou realçador de sabor em produtos industrializados, por isso aparece em grandes quantidades. A recomendação da ingestão diária de sódio é de 1,7g, o que corresponde a 5g de sal de cozinha ou uma colher de chá.

Cálcio - atua na formação e manutenção de ossos, dentes e no metabolismo geral.

Ferro - tem várias funções, a princípio é o transporte de oxigênio.

Fósforo - também atua na formação de ossos e dentes.

Potássio - importante para a manutenção do pH (índice de acidez) do sangue, além de participar de sistemas de transporte.

%VD - significa "Valor Diário". É um número em percentual que indica o quanto o produto em questão apresenta de energia e nutrientes em relação a uma dieta de 2000 calorias. Esse é um valor de referência, pois a quantidade de calorias que devem ser ingeridas varia de pessoa para pessoa e depende de muitas variáveis como estado de saúde, se pratica atividade física, idade, altura e sexo.

Quando o nutriente aparece como "zero" - a indústria não precisa colocar quantidades quando estas não são significativas. Para calorias, pode-se considerar zero quando for menor ou igual a 4kcal, para carboidratos proteínas, gorduras totais e fibras quando for menor ou igual a 0,5g, para o sódio, quando for menor ou igual a 5mg e para gordura trans quando for menor ou igual a 0,2g.

Observações:

  1. Alimentos de ingredientes únicos como açúcar, café, farinha de mandioca, leite, vinagre, não precisam apresentar lista de ingredientes.
  2. A lista de ingredientes deve estar em ordem decrescente: o primeiro ingrediente é aquele que está em maior quantidade no produto e o último, em menor quantidade.

Por que dieta baseada em 2000kcal?
Antigamente as tabelas nutricionais eram baseadas em uma dita de 2500kcal. No entanto, devido ao aumento da prevalência de obesidade da população, o valor foi reduzido para 2000kcal. Esse valor foi estabelecido com base e nas necessidades diárias para um adulto normal. Entretanto, deve-se entender que ele foi estipulado somente para efeito de padronização da rotulagem de alimentos, uma vez que as necessidades calóricas e de nutrientes de uma pessoa variam de acordo com sexo, atividade física, peso, idade e, consequentemente, podem ser inferiores ou superiores ao valor estipulado como referência.

Informações Adicionais: vitaminas e minerais podem ser colocados na tabela opcionalmente quando estiverem presentes em quantidade de 5% ou mais da ingestão diária recomendada.

Resumão: 
(clique na imagem para visualizar em tamanho maior!)
 


Vamos às compras?


Sites-referência:
1 - http://o2porminuto.uol.com.br/scripts/materia/materia_det.asp?idMateria=5863&idCanal=3
2 - http://clinicaesportivajaneteneves.blogspot.com.br/2011/08/rotulagem-e-informacao-nutricional.html
3 - http://nutricao.diabetes.org.br/rotulos-nutricionais
4 - http://cyberdiet.terra.com.br/aprenda-a-ler-os-rotulos-de-produtos-2-1-1-203.html
5 - http://www2.uol.com.br/vyaestelar/rotulos_dos_alimentos.htm
6 - http://www.anvisa.gov.br/alimentos/rotulos/guia_bolso.pdf
7 - http://www.anutricionista.com/voce-le-o-rotulo-dos-alimentos.html

A Arte de Emagrecer - Como Fazer dar Certo

 

Não se boicote ao emagrecer e comemore!


Lendo a Boa Forma de janeiro de 2010, na coluna sobre Comportamento, onde leitoras dão seu depoimento sobre como conseguiram emagrecer, encontrei algumas dicas valiosas sobre como fazer o processo de emagrecimento dar certo.
O interessante é a forma simples e clara que a revista expôs o que todo mundo já sabe, já ouviu falar, sobre a postura ideal que se deve ter para evitar eventuais equívocos e sabotagens, transformá-los em vitória e acabar com a guerra com a balança.
Abaixo, transcrevo e analiso as partes das dicas que considero as melhores:

Busque o possível
Leve em conta sua altura, idade e estrutura óssea antes de definir quanto quer pesar. Se você tem mais de 1,70 metro, dificilmente vai chegar aos 50 quilos e se manter saudável. O tempo também é importante. Lembre-se: você não vai perder em semanas aquilo que levou meses (ou anos) para acumular.
Não adianta sonhar em entrar em um jeans 36, se você tem ossos largos e grandes, é alta, e não se encaixa, nem de longe, no tipo mignon. Trace metas factíveis com sua realidade, desafie-se de forma consciente e emagreça com saúde, ou você vai acabar recuperando todos os quilos perdidos tão rápido que nem vai conseguir aproveitar o corpitcho.

Escolha a hora certa
Avalie seu momento de vida.
Não adianta entrar na maratona para emagrecer se você estiver passando por momentos estressantes. Deslizes serão mais prováveis, e você não precisa de mais pressão. Procure iniciar o processo de eliminação de peso quando estiver tranquila e estável emocionalmente.
Por outro lado, se você considera que mesmo com todos os seus problemas é possível manter a serenidade e "separar o joio do trigo", e acredita que encarar o foco no corpo novo é uma forma de se distrair, aliviar o stress e uma forma de estravasar, se joga!

Permita-se...
É claro que é preciso se policiar, mas restrições demais podem acabar funcionando como uma armadilha. Se vive sob pressão, na hora em que se solta um pouco, você acaba exagerando.
Acredito que é possível ter o "dia da gula/gordice/pé na jaca" uma vez ao mês. UMA VEZ AO MÊS. No restante dos dias, não se engane, não se sabote e não invente desculpas milaborantes para sair da linha. Não é porque você se acabou na pizza hoje que tudo está acabado, amanhã é um novo dia, e a luta continua.

...Mas não se boicote
Não é porque você comeu salada no almoço e fez seus lanchinhos de três em três horas que tem o direito de fechar o dia com um chocolate. Respeite o seu esforço.
Avalie o que vale mais a pena pra você: suar em dobro na academia pra perder calorias extras e não retroceder tanto, ou devorar um chocolate, bolo, torta, pão...

Abrace o sacrifício
Aceite que, para ser magra, é preciso emagrecer. Então, diminua as quantidades e aprenda a fazer trocas inteligentes na hora das refeições, sem desanimar diante das dificuldades normais no percurso.

Respeite o seu ritmo
Para funcionar, o cardápio tem que ser pensado de acordo com a sua rotina.
Não adianta se propor a fazer uma dieta altamente restritiva, se você frequentemente faz refeições na rua. Procure ser flexível, aprenda quais são os possíveis substitutos, a compensar calorias, e as medidas ideais de comida para se servir. E coloque no prato somente aquilo que pretende comer. E nem pense em comer de gula!

Mexa-se sempre
Quem ainda não entendeu que a dieta acompanhada por uma rotina de exercícios traz resultados mais rápidos está perdendo tempo.
Exercícios aeróbios (caminhar, correr, nadar, jump, step, etc) queimam calorias, enquanto os anaeróbios (musculação, por exemplo) fortalecem sua musculatura atual, transformam massa gorda (pneus, gordurinhas) em massa magra (músculos), que consomem calorias mesmo quando você não está na academia.

Acredite que pode
Não é porque ainda não achou a sua fórmula para entrar em forma que ela não existe. Insista, sem se rebelar nem ser indulgente consigo mesma, e você chega lá.
Você pode. Você consegue. Se ainda não conseguiu foi porque: não encontrou sua fórmula, não insistiu e desistiu, se deixou levar pelas tentações. Seja forte! Só você consegue lutar contra as gordurinhas, só você consegue lutar contra a inércia e a comodidade de não fazer nada. Engordar é fácil. Emagrecer requer muita força de vontade, esforço, disciplina e foco.

 Link para a matéria no site da Boa Forma:
http://boaforma.abril.com.br/eu_consegui/historias-de-sucesso/perdi-20-kg-casamento-meu-irmao-531303.shtml?

segunda-feira, 26 de março de 2012

A Arte de Emagrecer - À Prova de Recaidas


Hoje eu estava lendo a Women's Health de abril de 2011 e achei uma matéria super pertinente, sobre como resistir à tentação de comer coisas engordativas e deliciosas durante o processo de Reeducação Alimentar.
Achei tão bacana, que vou transcrever a matéria aqui, na íntegra. Logo no final, você vai achar o link da matéria.
Boa leitura!

Aprenda a superar os desafios do regime para que os ponteiros da balança não voltem a subir jamais.


Que é difícil perder peso você já sabe. Mas conhecer de antemão os desafios que a dieta lhe reserva semana a semana, mês a mês pode ajudá-la a se manter fiel às fatias de melancia na sobremesa — sem sucumbir ao petit gâteau quentinho, molhado e doce de doer a garganta. Siga as estratégias a seguir e faça com que o regime deixe de ser um tormento diário para se transformar em um novo estilo de vida.

1ª SEMANA
VOCÊ ESTÁ MORRENDO DE FOME. MESMO
Supere isso... caprichando no café da manhã.
Se durante os primeiros dias de dieta sua boca saliva até por um prato de chuchu, é porque ingerir menos calorias faz o seu corpo produzir grelina, hormônio responsável pela sensação de fome. Para reverter isso, capriche na porção de proteínas logo pela manhã. Uma pesquisa da Universidade Purdue, nos EUA, publicada no British Journal of Nutrition, revelou que ingerir mais proteínas na refeição matinal é capaz de multiplicar por quatro a sensação de saciedade durante o resto do dia. Por isso, reforce o cardápio com leite ou iogurte desnatado, omelete (só com as claras) ou um lanche de pão integral com queijo branco e duas fatias de peito de peru.

2ª SEMANA
O REGIME DEIXA VOCÊ DESANIMADA E IRRITADA
Supere isso... encontrando seus amigos.
Não é segredo que a dieta mexe tanto com seus nervos como com seu corpo. O stress gerado pela restrição alimentar representa duplo perigo. Primeiro, ele pode trazer de volta antigos hábitos alimentares. Segundo, aumenta a produção do hormônio cortisol, o que dificulta o emagrecimento. É quando você deve buscar o apoio dos amigos em sua cruzada contra a balança. Pesquisadores do Reino Unido descobriram que mulheres que fazem parte de grupos de emagrecimento se sentem menos estressadas do que as que tentam perder medidas sozinhas. "O apoio do grupo ajuda a dividir frustrações e trocar conhecimento sobre maneiras bemsucedidas de lidar com as mudanças", diz Mollie Smith, professora da Universidade da Califórnia, nos EUA. E tenha fé: se você chegou até aqui, em poucos dias o quadro ficará menos desesperador. "Depois de 21 dias, uma ação repetida torna-se um hábito", afirma a nutricionista Rovenia Brock, da American Dietetic Association.

3ª SEMANA
NA TPM VOCÊ DEVORA SORVETE COM BATATINHA
Supere isso... comendo com frequência.
Nos últimos 14 dias do seu ciclo menstrual — a chamada fase lútea —, há um aumento no nível de progesterona. Nesse período, a serotonina, hormônio do bem-estar, diminui, junto com a endorfina e a dopamina, dois neurotransmissores responsáveis por ajudar seu corpo a combater o stress. Essa combinação deixa você tão simpática quanto a modelo (e troféu limão) Naomi Campbell. Além disso, a sensibilidade à insulina cresce, aumentando ainda mais seu desejo por comida. Nessa fase maluca, fracione sua alimentação em pequenas porções, tentando comer de 3 em 3 horas para estabilizar o nível de açúcar no sangue e reduzir a fadiga e o inchaço que tomam conta de você na TPM. Aposte em frutas com casca, como a maçã, ou barras de cereal, ricas em fibras. "Se a sua maior tentação é o chocolate, comer alimentos ricos em magnésio, como castanhas, cereais integrais e vegetais verdes, pode minimizar o desejo", afirma a endocrinologista Zuleika Halpern, membro do Comitê de Ética da International Association for the Study of Obesity.

6ª SEMANA
OS NÚMEROS DA BALANÇA NÃO MUDAM
Supere isso... experimentando um jeans justo.
Com seis semanas de atividade física, você vai notar que tem mais músculos e menos gordura. Isso é bom, mesmo que o ponteiro da balança não se altere — ou mesmo suba. "Quem ganha massa muscular acaba aumentando de peso, pois as células do músculo absorvem muita água, como uma toalha molhada", diz Lucas Samuel Tessutti, membro do Laboratório de Bioquímica do Exercício da Unicamp, em Campinas (SP). Ainda que não pese menos, você está progredindo. Isso porque mesmo em repouso as células do músculo gastam mais calorias do que as de gordura — é o chamado metabolismo basal, que aumenta. Então, quanto mais músculos, mais calorias você gasta, mesmo quando não está malhando. Para diminuir a frustração, procure outras maneiras de medir seu progresso. Suas roupas estão mais confortáveis? Consegue conversar enquanto corre? Está mais feliz? Tudo isso conta tanto quanto a quantidade de quilos — ou mais.

6º MÊS
VOCÊ SIMPLESMENTE PARA DE EMAGRECER
Supere isso... variando o exercício.
Você não está fazendo nada errado. A perda de peso diminui ou para depois de seis meses. O corpo desenvolve mecanismos de executar o mesmo movimento queimando menos calorias. Talvez seu corpo precise tirar uma folga antes de engatar a quinta marcha. "Esse é o princípio da adaptação. Como seu organismo já se acostumou com um exercício, a solução é variar o estímulo mudando o esporte", afirma o especialista em fisiologia do exercício Alan Marques, do Rio de Janeiro.

1º ANO
VOCÊ FICA CONFIANTE E PENSA QUE JÁ RESOLVEU SEU PROBLEMA

Supere isso... sabendo que o segundo ano é tão importante quanto o primeiro.
Depois de um ano, a dieta saudável e a malhação já foram incorporadas à rotina. Mas isso não basta. Você pode facilmente cair na tentação de retomar antigos hábitos. Para não perder a linha, dê a si mesma uma recompensa ao marcar 365 dias de batalha. Uma joia, um day spa, enfim, qualquer agrado que a faça feliz. Depois, foque em novas metas. "Caso tenha corrido uma meia maratona, tente correr a prova completa no ano seguinte", diz Lona Sandon, porta-voz da American Dietetic Association. Se quer perder 10 kg, mas emagreceu 7, estabeleça uma meta sem números, como terminar uma prova de triatlo ou vestir um biquíni de lacinho. Ao completar mais um ano de hábitos saudáveis, os benefícios serão maiores. De acordo com um estudo publicado no American Journal of Clinical Nutrition, quem mantém uma dieta consistente por dois anos tem 50% menos chance de voltar a ganhar peso. Se você já foi tão longe, por que desistir?

Link para a matéria, no site da Women's Health:

quinta-feira, 22 de março de 2012

A Arte de Emagrecer - Alimentação


Você já escolheu sua nova dieta?
Não faça isso!

Dieta proporciona uma perda de peso momentânea!


Como assim?
O fato é que as dietas têm prazo para acabar, você emagrece sim, mas quando acaba a dieta, corre o risco de voltar a comer tudo que te fazia engordar. Não é possível manter uma dieta por muito tempo, porque seu corpo deixa de receber, no decorrer da dieta, vitaminas e nutrientes necessários para a sua saúde. Se você extrapola na dieta, vai acabar se sentindo cansada, fraca, sem ânimo, e nada como um chocolatinho beeem calórico pra te deixar mais felizinha, né?

O que eu sugiro?
Reeducação Alimentar
A famosa R.A., na minha humilde opinião, é um dos fatores-chave para te manter linda, magra e saudável.
Com a Reeducação Alimentar você não deixa de comer tudo que gosta e passa a comer apenas frutas, verduras, legumes e alimentos light. Pelo contrário, você aprende a comer de tudo, mas de forma equilibrada e sem exageros.
Com a R.A., você acaba adquirindo alguns hábitos mais saudáveis, como:

  • Beber de 8 a 10 copos de água por dia;
  • Substituir refrigerantes por sucos naturais; 
  • Evitar alimentos industrializados e fast-food;
  • Comer alimentos integrais;
  • Evitar comidas gordurosas.

Toda mudança é difícil, passamos por um processo de adaptação que às vezes parece que estamos fazendo um sacrifício, mas manter o foco, a determinação e disciplina principalmente no começo são atitudes imprescindíveis para o sucesso. Isso em qualquer processo e mudança em nossas vidas.

Como encarar?
O sucesso de toda mudança depende diretamente da maneira como ela é encarada e realizada.
É interessante você contar com a ajuda de um profissional de nutrição, que vai indicar cardápios e sugestões  de substituições de alimentos de acordo com seus objetivos, seus gostos e limitações.
A Reeducação Alimentar não deve ser encarada como um sacrifício, a alimentação precisa continuar sendo prazerosa para que você não desista no meio do caminho.



Dicas de Ouro

  • Faça 06 refeições por dia, de 03 em 03 horas, evitando o jejum prolongado: Café da manhã, lanche da manhã, almoço, lanche da tarde, jantar e lanche da noite. Dessa forma, você mantém seu metabolismo funcionando (e queimando calorias) o tempo todo.
  • Mastigue bem os alimentos antes de ingeri-los, coma devagar. A cada garfada, descanse o garfo e mastigue  de 20 a 30 vezes. Esse é um grande segredo e se comer pouco.
  • Não consuma líquidos durante as refeições, porque você prejudica a digestão ao diluir os sucos gástricos. Os sucos gástricos são responsáveis pela quebra de nutrientes e sua absorção. Fora que você propicia a formação de gases, que inflam o abdômen.
  • A quantidade também interfere na digestão. Comer por gula e sem fome desequilibra a digestão, já que o corpo não assimila o que introduzimos em excesso.
  • Saladas podem ser ingeridas à vontade, porque a quantidade calórica é ínfima. O que engorda são os temperos! Azeite, apesar de saudável, tem cerca de 100 calorias por colher de sopa. Opte por sal e limão, shoyo, mostarda, ketchup, vinagre, molho inglês... habitue-se a olhar a tabela nutricional no rótulo antes de fazer suas escolhas.
  • Aumente o consumo de frutas, verduras e legumes, que são ricos em vitaminas, sais minerais e fibras.
  • Use frigideira anti-aderente para preparar carnes, frangos e peixes grelhados. Dessa forma você não vai precisar colocar óleo ou manteiga/margarina para que não grude. E para não queimar, pingue gotas de água enquanto cozinha. Elimine da sua dieta as frituras e ensopados gordurosos. Não vive sem azeite? Use um filetinho.
  • Alimentos integrais são ricos em fibras e nutrientes, e ajudam na eliminação de gorduras pelo organismo e na regulagem da flora intestinal.
  • Controle a quantidade de sal na sua alimentação. Sal (sódio) em excesso causa retenção de líquidos e celulite. Dê preferência aos temperos naturais, como cebola, alho, salsa, orégano...
  • O valor nutritivo de um alimento não está somente na sua composição química, mas também na sua "digestabilidade", por isso não devemos comer duas fontes de amido (carboidrato) na mesma refeição (arroz+batata), porque seu organismo vai digerir um e depois o outro, que enquanto espera a sua vez, fermenta, acidifica o estômago e causa gases.
Esse assunto é tão vasto, que depois escrevo mais!
Vamos lá, gente! Controlar a "boca nervosa" vale a pena sim!
Mostre que quem manda é você, sua força de vontade e seu auto-controle!

Bora comer uma maçãzinha?

Sites-referência:

Inspiração do Dia!


terça-feira, 20 de março de 2012

Pilates

Fiquei fã de Pilates, gostei mesmo, pena que é tão caro... mas o valor elevado até é justificado, uma vez que as aulas são feitas em grupos pequenos, de até 3 alunos por vez. As aulas podem ser em equipamentos (como eu fiz) ou no solo.

Como o pacote que a mamis me deu acabou (aaaah...), eu fui pesquisar alguns studios mas... todos com preços proibitivos. Até o studio que eu estava frequentando, apesar de conseguir alguns descontos, fica caro se comparado com valores das academias.

Mas, em um dos lugares que eu fui pesquisar, recebi um material bem bacana, que fala sobre os estágios do Pilates, como seu corpo, mente, postura e organismo se modificam no decorrer das aulas. Abaixo, vou transcrever parte do material pra vcs verem que legal!

Benefícios do Pilates



Estágio 1 - de 01 a 20 sessões
  • Aumento da disposição;
  • Aumento de flexibilidade;
  • Aumento de força funcional;
  • Dorme muito melhor;
  • Diminui os efeitos de ansiedade;
  • Melhora a respiração;
  • Realinhamento da postura;
  • Aumento consistente da tonificação muscular;
  • Sua visão de qualidade de vida e saúde muda;
  • Mais atenção e motivação com a alimentação;
  • As expressões faciais mudam;
  • A postura fica mais elegante;
  • Você tem de reprogramar o espelho retrovisor do carro.
  • Sente vontade de caminhar mais, andar de escada.

Estágio 2 - de 21 a 50 sessões
  • Aumento da força e consequentemente aumento do metabolismo;
  • Diminuir ou aumentar as medidas;
  • Aumento de resistência muscular;
  • Diminui o risco de doenças respiratórias;
  • Melhora do funcionamento do intestino;
  • Fortalecimento das unhas, cabelos, pele.

Estágio 3 - acima de 50 sessões
  • Economia de energia;
  • Previne a sobrecarga de músculos e articulações;
  • Ausência de dores pelo corpo;
  • Disposição;
  • Produtividade no trabalho e tarefas diárias;
  • Corpo mais longilíneo, mais elástico e produtivo;
  • Musculatura estabilizadora desenvolvida.
Texto desenvolvido pela empresa Brucke Pilates (http://www.bruckepilates.com.br/)

Bacana, né? Eu parei no Estágio 1, e mesmo com apenas 12 aulas, percebi alguns dos itens descritos.

Se você tem um dinheirinho sobrando, vale a pena fazer Pilates como uma alternativa à malhação. Logo-logo você percebe os efeitos e benefícios da prática, e vai amar!

Sites-referência:
1 - http://lojamyllabraga.com.br/?tag=pilates
2 - http://cyberdiet.terra.com.br/pilates-3-1-2-76.html
3 - http://boaforma.abril.com.br/fitness/body-mind/pilates-corpo-malhado-musculacao-499895.shtml
4 - http://www.pilates-rpg.com/

segunda-feira, 19 de março de 2012

A Arte de Emagrecer - Exercicios

A perda muscular mais importante?
Seu Cérebro.
Mude sua mente, você mudará seu corpo.


Para emagrecer você precisa rever vários dos seus conceitos e pré-conceitos.
Emagrecer não é tão simples como uma promessa de Ano Novo, é necessário comprometimento e seriedade.
Você tem que querer de corpo e alma. E saber que, para conseguir os sonhados resultados, tem que abrir mão  de muita coisa, aceitar várias outras, ter foco, determinação e coragem.

Para emagrecer não basta apenas fazer a dieta do suco, da maçã, do carboidrato, da batata, dos pontos, e qualquer outra dieta mirabolante que todas quase todas as mulheres tentam no decorrer da vida. Sabe-se que essas dietas são momentâneas, requerem um esforço sobre-humano por um certo período de tempo, e as chances de se recuperar os quilos perdidos são imensas.

Para emagrecer também não adianta sair por aí fazendo milhares de exercícios que as revistas de dieta/saúde/boa forma indicam durante 1 mês e depois parar por lesões ou falta de pique.

Exercícios são importantes sim, mas com parcimônia, acompanhamento especializado (seja na academia ou com um personal trainer) e sobretudo, dentro das suas limitações.

Se você está gordinho (a) ou com sobre-peso, não adianta "colocar os bofes pra fora", ir com muita sede ao pote, porque consequentemente você não vai seguir a diante.

Eu, por exemplo. Sou avessa à academia. Já me matriculei 1 milhão zilhão de vezes e sempre desisti, sempre rasguei dinheiro.

O que fazer então?
Antes de tudo, veja se existe algum tipo de esporte/exercício físico que você se identifique. Pode ser musculação, artes marciais, dança, natação, corrida, tem tanta coisa por aí!
No meu caso, eu comecei o ano fazendo Pilates. Minha mãe me deu, no final do ano, um cupom para 12 aulas de Pilates, adquirido num desses sites de Compras Coletivas.
No início deste ano, assim que iniciei o tratamento para emagrecer com o endocrinologista, comecei a frequentar as aulas de Pilates. E amei! Nada de suadeira, coração na boca, levantamento de peso, etc. No Pilates, você faz os exercícios no seu ritmo, e começa usando o peso do seu corpo. Na metodologia de Pilates, você tem que ter consciência do seu corpo, aprende a respirar enquanto realiza os exercícios, corrige sua postura, ao mesmo tempo em que fortalece os músculos.
Fortalecimento dos músculos, os conhecidos exercícios anaeróbios, são importantíssimos no processo de emagrecimento! Afinal, ninguém quer ficar pelancudo, né?

E os aeróbios?
Os exercícios aeróbios (ou aeróbicos) também são mega importantes para a perda de peso. Fechar a boca somente não é suficiente! Infelizmente, a gente tem que dar uma ajudinha no processo.
Eu, junto com o Pilates, comecei a pedalar e a caminhar na esteira do meu prédio. Comecei com 15 minutos por dia, subi para 30, depois para 45 e agora estou caminhando ou pedalando por 1 hora.
Não, ainda não comecei a correr. Atenção para o "ainda". Sempre fui sedentária, gente. Não é em 2 meses que eu vou virar maratonista e sair correndo por aí.
Ultimamente estou alternando "trote leve" por 1 minuto, e caminhada por uns 4, por 15 minutos, e completo o tempo com caminhada rápida, porque senão fico muito cansada.
Depois dedico um post à corrida, e conto o que aprendi até agora.
Se você frequenta (ou pretende frequentar) academia, também pode fazer aulas de aeróbica, spinning, jump, step, que também são exercícios aeróbios e ajudam bastante!

Uma dica que eu dou de antemão, se você for sedentário como eu é: não faça exercícios aeróbios puxados todos os dias, porque seu corpo precisa se recuperar do esforço realizado. Alterne, dia sim, dia não, com exercícios anaeróbicos, como musculação ou Pilates. Você não precisa, e não pode, arrumar uma lesão logo no começo da sua vida saudável, não é mesmo? Ficar em casa parada por 1 semana com dores nas pernas-braços-costas só vai servir pra te desmotivar!

Então, gente, tira essa bunda da cadeira e bora queimar umas calorias!

Sites-referência:
1 - http://apostoladobrasileiro.com/ma/index.php?option=com_content&view=article&id=521:o-casamento-ideal-musculacao-e-corrida&catid=145:saude&Itemid=652
2 - http://www.corpore.com.br/cws_exibeconteudogeral_3235.asp

3 - http://www.minhavida.com.br/conteudo/14341-alie-musculacao-a-corrida-e-colha-os-beneficios.htm
4 - http://cyberdiet.terra.com.br/pilates-3-1-2-76.html

quinta-feira, 15 de março de 2012

Era uma vez...

E se esse é um re-começo, como foi que tudo começou?

Bom, até meus 20 e poucos anos eu era magra, mas com alguns problemas na minha família (morte do meu pai, acidente da minha mãe, que ficou praticamente 1 ano sem andar, ex-namorado-fantasma), e o stress recorrente disso tudo, acabou que eu desenvolvi o hipotireoidismo, que é um distúrbio hormonal que, dentre outras coisas, faz você engordar, engordar e engordar (alguns sites explicando mais sobre a doença ao final deste post).

Como eu descobri a doença
Anos depois dessa avalanche de coisas ruins, eu percebi que estava um pouco acima do meu peso e resolvi entrar na academia junto com o meu marido (na época, meu noivo). Fazendo dieta e exercícios constantes, algumas semanas depois eu percebi que continuava engordando, procurei um endocrinologista e fui diagnosticada.

O começo da luta contra a balança
Com o casamento marcado, eu queria ficar linda no meu vestido, e comecei a tomar medicação para controlar a tireoide e a fazer exercícios. No meu casamento, eu estava linda e magra.
Eu e meu marido, foto tirada 1 semana antes do casamento.

O desenrolar
Já casada, com o passar do tempo, deixei a academia de lado, bem como a alimentação saudável, e no final do ano passado eu estava com 72kg.

O estalo
No decorrer de 2011, eu estava estabilizada -e feliz- em 65kg. Mas no final do ano, ao me pesar em uma balança de uma drogaria dentro do supermercado que frequentamos, constatei infelizes 72kg! Em casa, me olhei no espelho e não gostei do que vi: braços grandes, coxas enoooormes, panceps avantajado. E busquei novamente um endocrinologista e constatei que minha tireoide estava totalmente desestabilizada. Recomecei o tratamento em dezembro mesmo, comecei a manerar nas comidinhas calóricas inclusive durante as festas de final de ano, e no começo de janeiro de 2012 eu estava com 70kg.

Agora
Atualmente, estou fazendo tratamento com acompanhamento médico, tomando injeções de hormônio, fazendo reeducação alimentar, restringindo ao máximo comidas calóricas e voltei para a academia. O resto da minha história você vai acompanhar aqui comigo, nesse blog. Vambora?

Sites-referência:
1- http://www.endocrino.org.br/10-coisas-que-voce-precisa-saber-sobre-hipotireoidismo/
2- http://www.palavrademedico.kit.net/tema27.htm
3- http://www.portalendocrino.com.br/tireoide_hipotireoidismo.shtml
4- http://g1.globo.com/ciencia-e-saude/noticia/2011/02/aprenda-mais-sobre-o-hipotireoidismo.html

segunda-feira, 12 de março de 2012

Re-começando!

Ser magra. Ser fit. Essa é uma preocupação de praticamente todas as mulheres do mundo, e eu não poderia ficar fora dessa.
Até 10 anos atrás, emagrecer não era um problema para mim. Eu SEMPRE fui magra. Daquelas magras "de ruim" mesmo, que podia comer de tudo e não engordar nenhum grama.
Mas, com o passar dos anos, o que era fácil tornou-se difícil. Desenvolvi hipotireoidismo, um tipo de doença muito comum nos dias atuais através da qual o organismo tem dificuldade para queimar calorias.
E eu engordei.
Desde então, brigo com a balança. Ela já ganhou várias batalhas, mas eu ainda não entreguei os pontos. Esse blog tem o objetivo de expor meus desafios, minhas conquistas, minhas dúvidas, incertezas e certezas, até o dia em que eu conseguir vencer essa guerra!